quarta-feira , 16 agosto 2017
Home / Decoração / Segredos para montar um quarto de casal pequeno

Segredos para montar um quarto de casal pequeno

Cada dia é mais comum os casais terem seu imóvel próprio, no entanto, com os preços exorbitantes do ramo imobiliário, os apartamentos tendem a ser cada vez menores.

Alguns lugares já são conhecidamente pequenos como a cozinha e os banheiros, mas o desafio não para por aí. Já pensou na dificuldade de montar um quarto de casal pequeno?

Quando comecei a montar essa matéria, percebi que minha ideia sobre quartos pequenos era bem subestimada. Existem quartos realmente minúsculos!

Então decidi ajudá-los a montar esse ambiente tão importante e tão delicado.

O quarto de casal pequeno

21c1e061a9615f9991737d64a19c9b1dVocê acabou de receber seu apartamento (ou casa) e notou que o quarto é menor do que você viu no show room. O que fazer agora?

Como colocar tudo que é necessário para duas pessoas em um ambiente tão pequeno? Como montar para facilitar a circulação? Onde colocar o armário?

Já consigo me colocar no seu lugar com tantas perguntas.

O desespero deve estar batendo né? Será que eu vou colocar uma cama e não terei espaço para andar no quarto?

Vamos com calma que a melhor solução para este problema é uma fita métrica e muito planejamento.

Ah, antes que eu me esqueça. Você também vai querer ver a matéria 10 dicas importantes para decorar sua casa

 

Planejamento do quarto

Quartos pequenos não podem ser decorados na base do “achismo” (eu acho que cabe), eles precisam ser planejados nos mínimos detalhes para que você não saia frustrado.

Nessa parte, a fita métrica será sua melhor amiga; Meça o tamanho do seu quarto e desenhe em um papel.

Anote nesse papel medidas como o tamanho das janelas (se tiver), onde fica o ponto de luz e tv, tudo que achar importante!

Conseguiu? O desespero diminuiu um pouquinho não é?

decoração quarto de casal pequeno

Vamos determinar agora onde irão os móveis desse quarto de casal.

Distância entre os móveis

A primeira regra que você precisa conhecer é a do espaço entre os móveis:

Sempre que possível, deixe 60 cm entre os móveis para você poder andar (móveis na passagem), se não der, 40 cm pode ser o suficiente.

Caso não estejam no meio da passagem, não é necessário deixar um espaço pré-definido, apenas garanta que as portas e gavetas podem ser abertas completamente (um bom exemplo disso são as cômodas).

Vamos começar então colocando os móveis, primeiro os maiores e mais importantes.

A cama

Todos sabemos que a única coisa que não pode faltar em um quarto é a cama, afinal, na pior das hipóteses, é pra isso que serve um quarto, seja ele pequeno ou não.

Existem camas de vários tamanhos, os colchões acompanham esse tamanho padrão.

As medidas mais comuns são:

decoração quarto de casal pequeno (1)Escolha uma cama que se adapte ao espaço que você tem, por exemplo, se seu quarto tem 2,20 de largura, nada de colocar uma cama de 2,00 (king size).

Seja prudente. Embora com certeza seja melhor dormir em uma cama grande, isso é mesmo vital para vocês?

Os 20 cm que sobraram no exemplo não dariam para andar, provavelmente seria ocupado pelo edredon em cima da cama.

Isso quer dizer que para subir na cama você terá que pular nela! Nada contra se essa for mesmo sua opção, mas tenha certeza que quer abrir mão do conforto do ambiente para dormir de forma mais espaçosa.

Guarda roupas

Grande, espaçoso e atrapalha bastante o trabalho de quem não tem espaço, heim? Mas também ajuda, afinal, onde vamos guardar todas as roupas? Aqui vão algumas dicas:

  1. Tente usar camas baús, sua roupa de cama, livros, roupas de inverno ficarão bem guardadas lá e não ocuparão um espaço precioso.
  2. Considere ter armários com portas de correr. Embora eles sejam mais “fundos” que os armários com porta de abrir, eles permitem que aquela distancia dos 60cm entre os móveis seja menor.
  3. Outra opção é fazer um armário embutido e sem portas, fica lindo, apenas cuidado com a organização ok?
  4. Para dar uma sensação de amplitude maior ao ambiente (além de te ajudar a se arrumar), considere o uso de espelhos na parede atrás da cama ou na porta do armário.
  5. Escolha armários até o teto. Isso aproveita um espaço que não seria usado e te permite guardar itens grandes como malas, por exemplo.
  6. Se houver um espaço destinado ao closet, use e abuse, provavelmente é o melhor local para se ter um armário neste quarto.
  7. Caso não haja local para um armário, considere ter uma ou mais cômodas para ajudar com a roupa.

Apoio lateral ou Criado Mudo

Nem todo quarto de casal pequeno vai permitir que você tenha um criado mudo. Elas são bem práticos para que cada um tenha sua individualidade e possa guardar sua água, remédios, o livro que está lendo e outros cacarecos.

A vantagem é que não precisam de espaço entre elas e a cama ou a parede, mas provavelmente reduzirá seu tamanho de cama. Veja o que é mais importante para você e arrisque.

Ah, uma outra boa opção se seu quarto for mais comprido, é fazer um nicho de gesso com o espaço para apoiar as coisas e iluminação. Fica um charme!

Abajur

Assim como o item anterior, ele ajuda na individualidade do casal.

Se for possível coloque sobre a cômoda, caso contrário, considere colocar na parede ou ter um pendente com controle individual de cada lado. Outra boa opção pode ser uma luminária de piso ao lado da cama. Ocupa bem pouco espaço =)

Agora você pode usar sua criatividade com o que você sabe melhor fazer, decorar!

Essas matérias também vão te ajudar muito nessa hora: Papel de parede, Cortinas e Quadros.

Ah, cuidado para não usar muitas cores fortes no ambiente, ele pode deixar um quarto de casal pequeno muito carregado ok?

Espero que vocês tenham gostado.

Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais e assine nossa newsletter, assim você recebe o contéudo de nosso site em primeira mão de graça! =)

Um beijo e até já

Deixe seu comentário

Sobre Mirna Alves

Metódica, daquelas que monta planilha pro café da manhã (sabe?), adora fazer gráficos, apresentações. É bem inteligente, mas também bem desastrada e inimiga nº 1 das tarefas de casa. Gosta de carros, design e decoração e se diverte programando.

Veja também

DIY mesa de cachorro comedouro pet (CAPA)

DIY: Como fazer um comedouro para cachorro

Que tal aprender como fazer esse comedouro e mesa de alimentação super bacana para decorar o cantinho do seu cachorrro? Vem ver como é fácil <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.