sexta-feira , 24 março 2017
Home / Decoração / Como fazer uma composição de quadros

Como fazer uma composição de quadros

Você se pergunta sempre: Como faço para dar mais personalidade ao meu ambiente?

A melhor forma de deixar os espaços com mais personalidade é utilizar uma composição de quadros, fotos ou desenhos. Além de serem um espelho da personalidade dos donos, eles ainda contam uma história ou um estilo de vida.

Não existe uma regra absoluta quanto a disposição dos objetos colocados na parede, mas se você está em dúvida sobre como montar uma composição harmoniosa, nós vamos te ajudar com algumas dicas para facilitar seu trabalho.

+ Veja também Como decorar seu quarto de casal pequeno

Como montar uma composição de quadros

A melhor maneira de começar uma composição de quadros é estudando o que vamos utilizar.

Para isso, a melhor forma é recortar a “sombra” dos objetos em papel craft para que possamos ver a disposição e  os tamanhos.

Você pode estudar diretamente na parede, colando com fita adesiva ou, se tiver espaço, montar previamente no chão sua composição.

composicao-com-quadros16

Dicas Importantes:

1. Caso seja uma obra de arte de um artista renomado é importante pensar na disposição dos móveis do ambiente em função do destaque que você pretende dar a obra.

Aqui temos de ter cuidado com a iluminação e utilizar lâmpadas apropriadas para obras de arte além de ficar longe do sol direto.

2. Quadros pequenos e de tamanhos semelhantes colocados próximos em alturas diferentes, criam um estilo irreverente e informal.

Uma maneira de organizar este estilo é montar uma composição de quadros com bastante harmonia é utilizar quadros com molduras pequenas, com cores e temáticas parecidas, como por exemplo, um conjunto de fotos em preto e branco.

3. Agrupar quadros com molduras, tamanhos e temáticas diferentes (com equilíbrio de pesos e volumes) cria um ambiente descontraído e divertido. Pode gerar a sensação de um espaço cultural, no qual são expostos trabalhos e estimulando a curiosidade.

A seguir reunimos uma galeria com diversas composições para você se inspirar para montar a sua composição.

+Veja mais algumas dicas de como renovar seu ambiente gastando pouco.

O que é importante lembrar

4. Sua composição deve ficar 25 cm acima de qualquer móvel. Isso evita que uma pessoa esbarre e derrube acidentalmente o objeto;

5. Os itens devem ficar distantes entre si de 7 cm a 10 cm (sempre utilizando a mesma distância. Nada de usar 8 cm depois 10 cm…) isso confere harmonia aos objetos e impede que eles “briguem” visualmente.

6. O eixo da composição deve estar sempre entre 150 cm e 175 cm. Essa é a altura aproximada para que a linha de eixo fique na altura dos olhos, evitando que você tenha de levantar ou baixar a cabeça para ver os quadros.

7. A composição deve sempre ficar centralizada com os objetos de destaque. Por exemplo, caso você tenha uma bela mesa e queira que a composição fique na parede logo atrás: a composição deve ficar alinhada a mesa.

composicao-com-quadros15 composicao-com-quadros14

+ Você também vai gostar das nossas dicas para escolher o papel de parede certo pra sua casa

Se você gostou desta publicação, ou se tem alguma dúvida comente aqui abaixo, teremos o enorme prazer em te ajudar.

Conhece alguém que pode se interessar por essa matéria? Compartilhe em suas redes sociais!

Fonte das imagens: Divulgação

Até já!

Deixe seu comentário

Sobre Joel Alves

Designer de interiores da Belas Artes, ele é inquieto, criativo e curioso. Um faz-tudo de primeira! Ele adora tatuagens, gosta de atividades físicas, se importa muito com a aparência, e é um bocadinho nerd de vez enquando.

Veja também

como reformar gastando pouco

#papode5 ep. 06: Como reformar gastando pouco

No vídeo de hoje vamos dar dicas para você decorar e reformar o quarto sem gastar muito. Vem ver!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.