Home / Decoração / Papel de Parede – Tudo o que não te contaram

Papel de Parede – Tudo o que não te contaram

papel de parede-03Há algumas semanas minha mãe foi comprar um papel de parede para o quarto e começamos a questionar todos os tipos de papéis que poderíamos usar e sabe o que percebi?

Existe muita coisa que ninguém conta sobre papel de parede! Pra resolver isso, decidi fazer este artigo e te falar tudo!

O papel de parede

Será que você já se perguntou se é possível colocar papel de parede no banheiro ou na cozinha? Quanto tempo dura um bom papel de parede? Será que posso lavá-lo? Ele vai dar mais trabalho do que uma parede pintada?

Se você não sabe ou não tem certeza sobre uma ou mais respostas, continue lendo e descubra tudo o que não te contaram sobre papel de parede.

Se quiser dicas de papéis de parede em quartos masculinos, aqui tem mais algumas ideias.

Por que usar um papel de parede?

papel de parede-041 – Estética: Por que ele fica diferente e muito elegante, logo, ajuda na decoração do ambiente.

2 – Ilusão de ótica: Dependendo da textura ou imagem, ele pode dar a impressão do ambiente ser maior ou menor (aquilo que os espelhos fazem, sabe?)

3 – Intimidade: Podem dar um efeito mais aconchegante e intimista, no caso de quartos, eles podem ajudar a fugir do “mundo la fora” e a relaxar.

4 – Som e Temperatura: Ajudam a impedir que o som externo entre no quarto ou mesmo a regular a temperatura do ambiente.

5 – Durabilidade: Se escolhido corretamente, ele ficará bonito por muito tempo.

6 – Praticidade: A instalação é frequentemente muito simples e não deixa resíduos nem cheiros na casa. A limpeza também promete não causar dores de cabeça; feitos de materiais resistentes, a higienização dos papéis de parede é super tranquila.

papel de parede-09

Durabilidade

Um bom papel de parede dura em média 10 anos (isso aí, 10 ANOS!!!). Se você busca uma forma de deixar seu comodo bonito por muito tempo com baixa manutenção, essa é sem dúvida uma excelente opção.

Eles são um pouco mais caros que simplesmente pintar a parede, mas se você considerar que vai ter que pintar a parede várias vezes nesses 10 anos, provavelmente ele vá sair beeeem mais barato.

Agora, se você gosta de mudar as cores da parede um vez por ano, talvez seja melhor repensar o papel.

papel de parede-08

Saiba como montar um lavabo perfeito em sua casa!

Tipos de Papel de Parede

Os tipos estão diretamente ligados na durabilidade do papel, ao efeito desejado e até mesmo ao preço, em geral, eles se dividem assim:

Texturizados: A textura em relevo tende a esconder a maioria das imperfeições da parede. Portanto, estes papéis de parede podem ser instalados sobre paredes levemente danificados. São fáceis de instalar, de remover.

Vinílico: São os papéis de parede mais usados do mercado. São geralmente muito fáceis de instalar e de remover. Podem ser usados na cozinha e nos banheiros desde que não fiquem na área molhada e não se utilize cola base água.

Tradicional: Composto de celulose, este papel de parede é, de fato, um papel. Por essa razão, é recomendado para ambientes secos. A instalação e remoção são ligeiramente mais difíceis de serem feitas.

papel de parede-02

Limpeza

Existem papéis laváveis e papéis não laváveis. Os laváveis você pode limpar com um pano úmido ou a parte amarela da bucha com um pouco de água. Já os não laváveis são como as tintas não laváveis, apenas um pano seco ou um espanador é o suficiente.

papel de parede-06

Aplicação

Para que o papel de parede tenha um bom efeito é importante que a parede que vai receber a decoração esteja lisa e livre de imperfeições, rachaduras ou furos de prego. Se necessário, aplique massa ou gesso, lixe e passe uma mão de tinta.

Se a parede já estiver pintada é necessário apenas limpar a superfície retirando qualquer sujeira. Se já possui papel de parede é preciso retirar o antigo e deixar a superfície lisa e limpa novamente.

papel de parede-05

Uma das melhores empresas que conhecemos de papel de parede é sem dúvidas a bobinex. Você pode encontrar muitos tipos de papéis no site deles. Dá uma olhadinha.

+ Você também vai gostar de 10 dicas importantes para decorar sua casa

Se você tem interesse em nosso conteúdo, se inscreva em nossa newsletter e receba todas as nossas novidades exclusivas! Basta colocar seu email aqui do lado, é simples, rápido e de graça!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

 Beijinhos e até já

Sobre Mirna Alves

Metódica, daquelas que monta planilha pro café da manhã (sabe?), adora fazer gráficos, apresentações. É bem inteligente, mas também bem desastrada e inimiga nº 1 das tarefas de casa. Gosta de carros, design e decoração e se diverte programando.

Veja também

capa como fazer box baú barato

Como fazer uma cama box baú barata

O DIY de hoje é mega especial! Hoje nós vamos te ensinar como fazer uma …

2 Comentários

  1. Sonia Maria de Souza

    Quero saber em relaçâo as paredes que recebem sol indiretamente através das janelas como fica o papel?, se a remoção do papel antigo é o morador que tem que fazer, se neste espaço de tempo de 10 anos mais ou menos o papel não fica amarelados principalmente na parte superior das paredes, tive este problema mesmo tomando todos os cuidados, no inverno minha paredes dos quartos ficam, sem bolor.

  2. O papel de parede além de lindo e super efetivo é prático e com ótimo custo! Parabéns pelas dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.