sábado, 24 julho 2021
decoração sustentável madeiras de reflorestamento

Como deixar a casa linda sem se esquecer do meio ambiente

Já não é mistério para ninguém que precisamos parar o consumo inconsciente dos recursos da natureza e, que estamos acabando com o meio ambiente dia após dia. A cada dia que passa, o crescimento desenfreado da população mundial causa danos irreversíveis ao planeta Terra.

Por esse motivo, hoje eu vim aqui falar de algo sério e que precisa da atenção de todos nós que amamos decorar as nossas casas. Você já se perguntou como a fabricação de móveis e o uso de madeiras em móveis afeta o meio ambiente?

O uso das madeiras nos móveis de casa

Ao comprarmos móveis feitos com madeiras, estamos usando madeiras que vieram de árvores derrubadas para essa finalidade. Com este pensamento em mente, a próxima pergunta com certeza será: Consumir móveis é algo realmente ruim para o planeta e para o meio ambiente?

A resposta é: Depende.

O tipo da madeira usada nos móveis e a forma como essas madeiras foram extraídas da natureza são as peças-chave para saber se estamos causando danos ao meio ambiente ou não.

O que acontece, basicamente, são dois problemas.

O primeiro é o fato de que muitas madeiras são extraídas ilegalmente por terem um valor financeiro mais elevado (alta procura). Essa extração ilegal (contrabando), é feita sem nenhum cuidado, derrubando grandes áreas de floresta. Nessa prática, eles não se preocupam com as árvores em extinção ou se quer com replantio.

Além disso, árvores que não são muito procuradas são simplesmente abandonadas para estragarem sem nenhum cuidado.

O segundo fato é que a indústria moveleira tende a usar apenas uma pequena parte dos inúmeros tipos de madeiras que temos à disposição. Com isso, essas madeiras entram em extinção [sim, extinção não é apenas para animais]. Apesar disso, outros milhares de tipos que temos na natureza, não são se quer considerados na produção de móveis.

Madeiras de Reflorestamento

Devido a essa necessidade e preocupação com as florestas do mundo e com o uso indiscriminado das madeiras surgiram as certificações florestais.

A certificação vem para atestar que as empresas que usam este selo, como a Madvei, por exemplo, são empresas que administram a floresta de forma racional e ambientalmente adequada.

No Brasil nós temos 2 certificações possíveis, a certificação FSC e a CERFLOR.

Tá, mas o que é administrar uma floresta?

Quando falamos em administração, também estamos falando em um manejo consciente. Nestes casos, as madeiras que são derrubadas são de espécies específicas e, após a extração são replantadas gerando as madeiras de reflorestamento.

Assim, não há aquela ideia de que você vai desmatando a floresta e, cada vez mais expandindo para outras áreas. A área dessas empresas é controlada e as árvores são replantadas, formando um ciclo de consumo sustentável.

Aqui no Brasil, os principais tipos de madeira de reflorestamento são:

  1. Pinus
  2. Eucalipto
  3. Teca
  4. Araucária
  5. Cinamomo

E você consegue encontrar o Pinus e o Eucalipto ao procurar pelas madeiras da Madvei (@madvei.oficial), que têm a certificação FSC de manejo florestal consciente.

A certificação FSC

A certificação FSC é um selo internacionalmente reconhecido que identifica pelo seu uso os produtos que foram feitos por meio de empresas que realizam um bom manejo florestal.

O selo mostra a quem compra que aquela peça é uma madeira de reflorestamento, de uma área controlada e que não foi retirada do meio ambiente por meio de práticas ilegais.

E você pode ajudar o meio ambiente ao escolher sempre madeiras que tenham a certificação FSC.

Como usar madeira de reflorestamento para decorar a casa

Agora que você já sabe que dá sim para usar madeiras que não prejudiquem o meio ambiente, eu separei 5 projetos super bacanas para você fazer com madeiras de reflorestamento. Vamos lá?

1) Banco de entrada em pinus

decoração-sustentável-madeiras-de-reflorestamento-(3)

2) Poltrona Lego em pinus

decoração-sustentável-madeiras-de-reflorestamento

3) Armário em pinus

decoração-sustentável-madeiras-de-reflorestamento

4) Painel de cabeceira em eucalipto

decoração-sustentável-madeiras-de-reflorestamento

5) Mini estante em pinus

decoração-sustentável-madeiras-de-reflorestamento

E então, o que você achou da ideia? Sinta-se a vontade para fazer qualquer uma dessas peças em pinus ou até em eucalipto. Elas vão ficar um arraso! <3 <3

E agora que você já entendeu um pouco mais sobre madeira de reflorestamento, pode ficar tranquilo que é possível cuidar da natureza e do meio ambiente e ainda deixar a sua casa linda!

Bom pessoal, é isso, espero que vocês tenham gostado. Não se esqueçam de dizer o que acharam para a gente aqui embaixo nos comentários e, claro, de seguir a gente no instagram @studio1202 e no nosso youtube!

Um beijinho e até já!

Esse conteúdo contou com o apoio da Madvei.

Siga a @madvei.oficial no instagram e esteja sempre por dentro do assunto. Respeite a natureza.

Este artigo foi patrocinado e temos orgulho de anunciar empresas que têm tudo a ver com nosso conceito de decoração acessível, sustentável e fácil de ser feita.

Deixe seu comentário

Sobre Mirna Alves

Metódica, daquelas que monta planilha pro café da manhã (sabe?), adora fazer gráficos, apresentações. É bem inteligente, mas também bem desastrada e inimiga nº 1 das tarefas de casa. Gosta de carros, design e decoração e se diverte programando.

Veja também

vidro-para-fechamento-de-sacada

Como escolher o vidro para fechamento de sacada

Hoje vamos falar sobre os tipos de vidro para fechamento de sacada! Sim, você sabia …