O design é para ser sentido | Novidades Expo Revestir 2017

Há algum tempo tenho refletido sobre a profundidade do design na vida das pessoas. Por que é tudo tão pasteurizado, tudo incrivelmente lindo, mas pouco vivido? O ser humano tem mesmo essa mania de querer ter tudo do melhor, o mais bonito, o mais caro, o mais (encaixe aqui seu argumento). Mas será que a beleza, por si só basta? Neste momento chego a minha primeira constatação:

O design não é para ser apenas consumido, mas para ser vivido!

Percebo que o design, tal como é hoje, se assemelha tanto àquele conceito da moça magra da capa da revista. Não importa o quão impossível, ou “fútil” seja aquilo, o padrão da beleza (neste caso na decoração) sobressai a vivência que as pessoas terão naquele ambiente. E, já tendo isso em mente há algum tempo, fui para a expo revestir com um olhar um pouco diferente: estava na busca dos indícios de que isso estava para mudar.

3 marcas me chamaram a atenção na feira neste aspecto, e vou te mostrar o porquê.

A Duratex/Durafloor

A Duratex é uma empresa que fabrica painéis de madeiras industrializados e pisos e você, provavelmente, já ouviu falar dela.

No dia da feira, esse foi o primeiro stand no qual entrei e tive o prazer de conhecer mais sobre a empresa e os produtos. Para variar, não posso deixar de dizer que os produtos estão lindos! E que trazer produtos lindos, por si só, não é um problema. Mas decidi tentar enxergar o que havia por trás deles e descobri o user-experience, ou a experiência do cliente.

Foto: Studio 1202 – Expo revestir 2017

Neste momento, abri meus olhos. Eu, que sempre trabalhei tentando melhorar a experiência do usuário quando desenvolvia carros, não estava prestando atenção a forma como os clientes interagem com os produtos de decoração.

E aí te pergunto, esqueça a beleza por um instante e me diga, por exemplo, o que você espera de um piso?

Há tanto por trás da beleza… quantas vezes você preferiu um produto que fosse fácil de limpar? Que aquilo que imita a madeira, tivesse, enfim, o toque da madeira que você se recorda da infância? Que você pudesse instalar sem bagunça? Foi isso que vi e que me surpreendeu na Duratex. O cuidado por trás da aparência.

Foto: Studio 1202 – Expo revestir 2017

Há ainda uma questão de sustentabilidade na duratex , mas vou deixar esse papo para outra hora. 😉

Curtiu? Você vai curtir também nossa matéria sobre piso laminado e vinílico!

A Hydra

Outra empresa que me surpreendeu (aliás, me abalou!) foi a Hydra. Ela também faz parte do grupo Duratex, e também está muito preocupada com o user-experience.

O que mais te incomoda em uma torneira? Acho que não falo só por mim quando digo que odeio tomar um banho na torneira quando a abro demais. [Pausa para você se lembrar da sensação] E aí vem a Hydra e Deca e me fazem uma torneira que regula automaticamente a quantidade de água que sai e acaba com esse problema! Neste momento pensei logo, “e cria outro, meu bolso”, mas não, segundo o time da empresa, o aumento de custo no produto é muito baixo. É ou não é muito amor?

deca-comfort-exporevestir-sustentabilidade
A torneira regula automaticamente a quantidade de água independentemente da pressão. Imagem: Divulgação

Foram inúmeros produtos mostrados (eu me apaixonei por diversos deles) e todos eles tinha dois focos muito claros: User-experience e Sustentabilidade.

Há um tempo atrás falei bastante sobre banheiros com 2 pias e dei algumas dicas para quem quer ter esse tipo de banheiro <3

Green Wall

E foi neste aspecto que a Green Wall me surpreendeu também. A empresa, que produz cerâmicas nas quais é possível montar um jardim na sua própria casa, pretende trazer mais verde para a cidade. A sustentabilidade é fácil de perceber, mas e o tal do user experience?

O truque aqui é entender que além de beleza, um jardim vertical traz muito para sua vida. As plantas ajudam a reduzir a poluição, a temperatura e até o barulho do ambiente. Já pensou em escolher um jardim, não apenas por sua beleza, mas por sua necessidade?

design-acessível-sustentabilidade-greenwall
Imagens: Divulgação

Aproveita e vem aprender a fazer um jardim vertical bacana <3
Espero que com este post, eu tenha conseguido fazer você pensar um pouco além da aparência e a valorizar coisas que nem sempre estão estampadas nos produtos, como sua forma de viver. Que tal criarmos uma casa que seja perfeita para a sua vida?

Um beijinho e até já!

Capa: Pinterest

Deixe seu comentário

Sobre Joel Alves

Designer de interiores da Belas Artes, ele é inquieto, criativo e curioso. Um faz-tudo de primeira! Ele adora tatuagens, gosta de atividades físicas, se importa muito com a aparência, e é um bocadinho nerd de vez enquando.

Check Also

Como fazer deck para varanda

COMO FAZER UM DECK PARA VARANDA

Olá pessoal! Hoje vamos te mostrar como fazer para deixar a sua varanda ou quintal …