quinta-feira , 23 novembro 2017
Home / Decoração / Quarto de adolescente: dicas e inspirações

Quarto de adolescente: dicas e inspirações

Como decorar um quarto de adolescente? Bem, quem é mãe ou pai de certo já se viu em um beco sem saída na hora de pensar no quarto do filho.

Quando eles são crianças, os quartos são mais lúdicos e um espaço do faz-de-conta é super bem vindo. Mas a adolescência é uma fase diferente da vida! Ele não é mais criança, mas também não é um adulto. Confira agora como fazer um quarto perfeito!

+Saiba mais sobre como decorar sua sala pequena

Como fazer um quarto de adolescente?

Nessa fase, o quarto de adolescente acaba sendo o refúgio onde as magoas, decepções amorosas e alegrias são vivenciadas. Muitas horas do dia são passadas lá, seja para estudar, se divertir e claro, dormir. (sim adolescentes têm muito sono, bem, pelo menos eu tinha muito sono!)

quarto-de-adolescente15

Ter uma rotina e um espaço que otimize essa rotina é primordial para iniciar a decoração de um quarto. Por isso é preciso ter em mente 3 itens:

    1. A cama
    2. O armário
    3. Local de estudo

Esses móveis devem ser os itens de maior preocupação para os pais. Os acessórios e acabamentos vêm em segundo plano e complementarão o espaço, criando a atmosfera e indo ao encontro do estilo do jovem que fará o uso do espaço.

Mas como escolher os móveis?

Primeiro devemos pensar que esses móveis são estruturantes, então eles devem ser funcionais e ergonômicos.

Uma mesa de estudos, por exemplo, deve prever gavetas e uma área de trabalho com espaço para estudo e para o computador. Não deve ser um móvel apertado!

+Nesse artigo sobre home office a gente dá umas dicas bem legais que podem te ajudar nesse item.

A cadeira para utilizar com a mesa deve ter preferencialmente ajuste de altura e apoio para os braços.

quarto-de-adolescente20

No quarto de adolescente, camas e guarda roupas devem otimizar o espaço e guardar o máximo de objetos possíveis (camas com baú ou gavetões são ótimos para essa função. Caso receba amigos, uma cama de apoio de ser uma boa escolha).

Caso o espaço seja ocupado por mais de 1 pessoa a área de estudo deve ter espaço para todos ja que adolescentes sempre querem sua privacidade, mesmo que estejam dividindo o espaço com outra pessoa.

Não se esqueça, cada um precisa de seu cantinho e suas coisas.

Tenha outros móveis de apoio, como um criado mudo, por exemplo, que pode ser substituído tranquilamente por uma mesa lateral que contorne a cama. Isso economiza espaço e já deixa um detalhe diferente no quarto.

Aqui algo que não se deve deixar de pensar nunca é na funcionalidade, mobilidade e espaço que todos os móveis vão ocupar.

Quais cores devo utilizar?quarto-de-adolescente18

A cor do quarto de adolescente também é um item importante que deve ser bem pensado antes de decorar um quarto de adolescente e quem é responsável por essa definição é o adolescente, mas cuidado:

Tons muito fortes podem tirar a tranquilidade do espaço e distrair quem o
frequenta, acaba assim prejudicando os estudos e o sono.

Por isso, pra quem gosta de colorido, o bom é investir em uma base neutra (cinza, bege, branco e preto) e destacar a cor com itens decorativos.

Objetos decorativos

Objetos como quadros, prateleiras e nichos permitem uma facilidade de troca, por isso podem usar e abusar de cores nesses itens. Caso algum dia enjoe é fácil  e barato trocar.

+Veja também nossa matéria sobre como montar um composição de quadros clicando aqui

O quarto de adolescente pode ainda receber fotos ou murais de recado e, se quiser algo mais alegre, use adesivos, painéis ou quadros, mas procure se restringir a apenas uma parede do ambiente para que o espaço não fique carregado.

Confira nossa galeria de fotos e veja 27 quartos de adolescente para você se inspirar.

+ Leia também 10 dicas importantes para decorar sua casa

Gostou de nossa publicação? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário aqui abaixo.

Imagens: Divulgação

Sobre Joel Alves

Designer de interiores da Belas Artes, ele é inquieto, criativo e curioso. Um faz-tudo de primeira! Ele adora tatuagens, gosta de atividades físicas, se importa muito com a aparência, e é um bocadinho nerd de vez enquando.

Veja também

Banco do canto alemão com baú

DIY: Como fazer o banco do canto alemão para sala de jantar pequena

Vem aprender a fazer um banco de canto alemão aqui nesse DIY super bacana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.