quarta-feira , 16 agosto 2017
Home / Decoração / Segredos para você decorar sua sala pequena

Segredos para você decorar sua sala pequena

Para muitas pessoas decorar uma sala pequena é uma tarefa tão difícil que chega a ser digna de uma novela! Isso pode ser pela indecisão quanto a que móveis usar, as cores, os acessórios… Se ela for integrada com a sala de jantar então, aí o problema fica estratosférico!
Para resolver esse problema vou te ajudar a quebrar algumas barreiras e planejar sua sala com mais cuidado, evitando os erros mais comuns e os desperdícios (afinal, dinheiro não cai do céu não é mesmo?).

Os segredos para você decorar sua sala pequena

Todo início de planejamento começa com o levantamento das medidas do ambiente (não desanime aqui e seja detalhista!).
Faça um desenho da sua sala pequena com todas as medidas possíveis e indicando os pontos de tomada, televisão e interruptores.
 sala-pequena-4
Essa etapa é o primeiro guia para a escolha dos seus futuros móveis.
Existem diversos aplicativos para celular que te ajudam a montar um desenho bonito e detalhado, mas você pode rabiscar à mão mesmo e manter tudo isso em um caderno (+ veja aqui como montar um caderno de projeto).
Após o levantamento das medidas, sempre começamos pelos móveis maiores como sofás, mesas, rack e poltronas.
 Ainda no papel, tente rabiscar a disposição desses móveis.
 
sala-pequena-1
Você pode montar também um painel de inspirações com fotos dos móveis pretendidos e suas medidas (sim, essa pesquisa é feita antes de se comprar qualquer coisa!).
Você já tem as duas ferramentas principais para começar a planejar e evitar comprar móveis que não vão caber em sua casa ou que vão ocupar o espaço de circulação tão importante em uma sala pequena.
Rabisque seu protejo quantas vezes forem necessárias. Se possível, tire cópias do seu levantamento de medidas para fazer mais de 1 layout para a disposição dos móveis.
 sala-pequena-3
Quanto mais rabiscos mais certezas você terá sobre a disposição final dos móveis.

Dicas para escolher os seus móveis

 – Escolha sempre móveis que possuam mais de 1 função. Isso ajuda a otimizar o espaço;
– Cores claras ampliam o espaço (mesmo com os móveis). Se gostar, opte por cores fortes nos acessórios, como almofadas, vasos ou quadros;
decoração em gesso
– Estantes altas dão um ar muito pesado em uma sala pequena. Opte por um rack baixo, um painel para televisão e prateleiras ou nichos. Isso confere mais leveza ao ambiente;
– Sofás com cores claras são ótimos para ampliar o espaço, apenas se lembre de utilizar tecidos com tratamento anti-manchas e impermeabilizados. Isso garantirá seu móvel impecável por mais tempo na sua sala pequena;
 sala-pequena-8
– Sofás reclináveis ou com assento extensíveis normalmente são mais largos. Cuidado para não ocupar a passagem pela sala;
– Mesas de jantar devem permitir a circulação livre. Não tenha medo de encostar uma lateral na parede! Lembre-se apenas de comprar o número certo de cadeiras para não ficar com cadeira sobrando;
 sala-pequena-11
– Sempre que possível, integre pufes à sua decoração. Eles servem para os convidados se sentarem, apoiar os pés ou até mesmo para utilizar como mesa de centro em sua sala pequena.

Paredes e acessórios

As paredes devem preferencialmente utilizar cores claras.
Você pode optar por pintar e montar uma composição de quadros, fazer um painel de madeira ou aplicar um papel de parede, mas se você optar por uma cor mais forte, lembre-se o ambiente ficará mais fechado e você deverá assumir que essa parede será um ponto de destaque. Portanto, redobre a atenção na hora de decorar a parede!
 sala-pequena-7
Para salas com portas para a varanda ou quintal, não esqueça de utilizar uma cortina. Isso permitirá controlar a luz do ambiente, deixar os espaços mais privativos, além de ser uma ótima forma de balancear as cores do espaço.
 sala-pequena-13
Se você utilizou cores ou estampas nas paredes, coloque uma cortina clara e sem estampas assim você vai equilibrando as informações no espaço.
Confira algumas inspirações para você decorar sua sala.
Espero que você tenha gostado. Essas são algumas dicas simples para você decorar sua sala pequena.
Como estas temos várias dicas para te ajudar a decorar sua casa. Dê um passeio por nosso blog!
Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!
Sempre tiver dúvidas, críticas ou sugestões, deixe um comentário para nós aqui abaixo!
Até já!

Sobre Mirna Alves

Metódica, daquelas que monta planilha pro café da manhã (sabe?), adora fazer gráficos, apresentações. É bem inteligente, mas também bem desastrada e inimiga nº 1 das tarefas de casa. Gosta de carros, design e decoração e se diverte programando.

Veja também

DIY mesa de cachorro comedouro pet (CAPA)

DIY: Como fazer um comedouro para cachorro

Que tal aprender como fazer esse comedouro e mesa de alimentação super bacana para decorar o cantinho do seu cachorrro? Vem ver como é fácil <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.