terça-feira , 22 agosto 2017
Home / News / Ikea lança linha de produtos inspirada no Brasil
IKEA-colecao-brasil1

Ikea lança linha de produtos inspirada no Brasil

A marca sueca IKEA lançou no dia 19 de fevereiro uma linha, inspirada na cultura brasileira, com uma estética marcada por formas geométricas e cores vibrantes. Nesta mescla entre o Brasil e o minimalista design escandinavo, a IKEA usou as inspirações habituais como o Carnaval, a alegria, e claro, o eixo Rio – São Paulo.

IKEA lança linha de produtos inspirada no Brasil

Com uma série de produtos com disponibilidade limitada (apenas em quanto durarem os estoques), a IKEA tenta sair um pouco do convencional de suas linhas padrões como a Kallax, Malm ou Billy. Confesso que isso me agradou na última visita que fiz a loja. As peças são de fato bonitas e bem acabadas, entretanto, têm o preço um pouco acima do convencional para a marca.

A linha foi batizada de TILLFÄLLE que, ao ser traduzido do sueco encontramos oportunidade/acontecimento. Este ponto nos coloca a pensar que talvez a IKEA esteja mesmo estudando novas séries de produtos inspiradas em outras culturas (claro, isso é uma suposição embora eu não ficasse surpreso se ocorresse).

ikea-colecao-brasil10

Descansos de pratos

Os descansos de prato com suas formas sextavadas e estampas da calçada de Copacabana são de fato peças bonitas para se ter em casa, embora, para os mais desavisados, possa lembrar um animal print.

ikea-colecao-brasil9

Azulejos

Curiosamente, também foi lançada uma linha de azulejos com formas geométricas inspiradas na arquitetura brasileira. Confesso que fiquei um pouco em dúvida sobre a finalidade da loja vender esses azulejos já que até o momento não vi nada parecido na loja.

Eles são vendidos em conjunto de 9 peças e, tenho certeza de que da para inventar muita coisa bacana com eles como bandejas, descanso de panelas entre outras coisas.

ikea-colecao-brasil8

Estampas

As estampas são o ponto forte da coleção e estão disponíveis em capas de almofadas e em tecido por metro a venda nas lojas.

ikea-colecao-brasil7

Móveis

A linha de móveis ficou uma graça! Eu compraria qualquer uma das peças, mas o banco com tampo de Skate e o armário (Buffet) foram os que mais me encantaram por terem traços bem limpos e que hoje vemos nos projetos dos principais designers brasileiros.

ikea-colecao-brasil6

Acessórios

A bandeja foi, sem sombra de dúvidas, o objeto mais óbvio e clichè que a IKEA poderia ter desenvolvido. A peça, embora traga um identificação direta e reta sobre a linha de produtos, não me agradou em nada. Acredito que poderia ser melhor explorada em outros aspectos.

ikea-colecao-brasil5

Os saleiros e pimenteiros com inspiração nos coqueiros são peças muito bonitas, mas acabaram parecendo fantasminhas do pacman. 😛

ikea-colecao-brasil3

O banco simples e tradicional possui um detalhe em couro que lembra um tambor. Acho que não preciso dizer muito não é? Nós temos tantas inspirações que poderiam ser usadas e por que não, deixar um pouco de lado o Carnaval e se inspirar em outras coisas bacanas.

ikea-colecao-brasil2

Resumindo

É uma coleção diferente que mescla duas formas bem distintas de projetar. Acho que a linha poderia ter ido um pouco além das palavras chaves (diversão e alegria) e ter emergido um pouco mais sobre a fauna, a arquitetura e as formas das paisagens brasileiras. Talvez devesse sair um pouco do eixo Rio São Paulo e buscar inspirações na Amazônia e Caatinga.

Mas como a IKEA esta presente em mais de 25 países, talvez a linha seja muito mais voltada ao que o “gringo” gosta de ver ou de como o Brasil é visto pelos olhos dos turistas. É um questionamento, mas que não desmerece em nada a coleção que com certeza encontra seu público.

+Veja mais sobre enodecoração

Espero que você tenha gostado deste artigo. Deixe aqui abaixo, nos comentário, sua opinião sobre a nova linha de produtos da IKEA inspirada no Brasil. 😀

Não se esqueça de se inscrever em nossa newsletter e receba as notícias do que rola por aqui.

Até logo

Sobre Joel Alves

Designer de interiores da Belas Artes, ele é inquieto, criativo e curioso. Um faz-tudo de primeira! Ele adora tatuagens, gosta de atividades físicas, se importa muito com a aparência, e é um bocadinho nerd de vez enquando.

Veja também

Banco do canto alemão com baú

DIY: Como fazer o banco do canto alemão para sala de jantar pequena

Vem aprender a fazer um banco de canto alemão aqui nesse DIY super bacana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.