A marca sueca IKEA lançou no dia 19 de fevereiro uma linha, inspirada na cultura brasileira, com uma estética marcada por formas geométricas e cores vibrantes. Nesta mescla entre o Brasil e o minimalista design escandinavo, a IKEA usou as inspirações habituais como o Carnaval, a alegria, e claro, o eixo Rio – São Paulo.
IKEA lança linha de produtos inspirada no Brasil
Com uma série de produtos com disponibilidade limitada (apenas em quanto durarem os estoques), a IKEA tenta sair um pouco do convencional de suas linhas padrões como a Kallax, Malm ou Billy. Confesso que isso me agradou na última visita que fiz a loja. As peças são de fato bonitas e bem acabadas, entretanto, têm o preço um pouco acima do convencional para a marca.
A linha foi batizada de TILLFÄLLE que, ao ser traduzido do sueco encontramos oportunidade/acontecimento. Este ponto nos coloca a pensar que talvez a IKEA esteja mesmo estudando novas séries de produtos inspiradas em outras culturas (claro, isso é uma suposição embora eu não ficasse surpreso se ocorresse).
Descansos de pratos
Os descansos de prato com suas formas sextavadas e estampas da calçada de Copacabana são de fato peças bonitas para se ter em casa, embora, para os mais desavisados, possa lembrar um animal print.
Azulejos
Curiosamente, também foi lançada uma linha de azulejos com formas geométricas inspiradas na arquitetura brasileira. Confesso que fiquei um pouco em dúvida sobre a finalidade da loja vender esses azulejos já que até o momento não vi nada parecido na loja.
Eles são vendidos em conjunto de 9 peças e, tenho certeza de que da para inventar muita coisa bacana com eles como bandejas, descanso de panelas entre outras coisas.
Estampas
As estampas são o ponto forte da coleção e estão disponíveis em capas de almofadas e em tecido por metro a venda nas lojas.
Móveis
A linha de móveis ficou uma graça! Eu compraria qualquer uma das peças, mas o banco com tampo de Skate e o armário (Buffet) foram os que mais me encantaram por terem traços bem limpos e que hoje vemos nos projetos dos principais designers brasileiros.
Acessórios
A bandeja foi, sem sombra de dúvidas, o objeto mais óbvio e clichè que a IKEA poderia ter desenvolvido. A peça, embora traga um identificação direta e reta sobre a linha de produtos, não me agradou em nada. Acredito que poderia ser melhor explorada em outros aspectos.
Os saleiros e pimenteiros com inspiração nos coqueiros são peças muito bonitas, mas acabaram parecendo fantasminhas do pacman. 😛
O banco simples e tradicional possui um detalhe em couro que lembra um tambor. Acho que não preciso dizer muito não é? Nós temos tantas inspirações que poderiam ser usadas e por que não, deixar um pouco de lado o Carnaval e se inspirar em outras coisas bacanas.
Resumindo
É uma coleção diferente que mescla duas formas bem distintas de projetar. Acho que a linha poderia ter ido um pouco além das palavras chaves (diversão e alegria) e ter emergido um pouco mais sobre a fauna, a arquitetura e as formas das paisagens brasileiras. Talvez devesse sair um pouco do eixo Rio São Paulo e buscar inspirações na Amazônia e Caatinga.
Mas como a IKEA esta presente em mais de 25 países, talvez a linha seja muito mais voltada ao que o “gringo” gosta de ver ou de como o Brasil é visto pelos olhos dos turistas. É um questionamento, mas que não desmerece em nada a coleção que com certeza encontra seu público.
Espero que você tenha gostado deste artigo. Deixe aqui abaixo, nos comentário, sua opinião sobre a nova linha de produtos da IKEA inspirada no Brasil. 😀
Não se esqueça de se inscrever em nossa newsletter e receba as notícias do que rola por aqui.
Até logo