quarta-feira , 21 Fevereiro 2018
Home / Decoração / Cozinhas / Vantagens e desvantagens em ter uma cozinha com “ilha”

Vantagens e desvantagens em ter uma cozinha com “ilha”

Você é apaixonado por uma cozinha com “ilha” centrai, mas já se perguntou se é ou não vantajoso ter uma cozinha dessas em sua casa? Qual o espaço necessário e quais as necessidades desse tipo de cozinha? Vou te ajudar a tomar essa decisão para que você pondere os prós e contra dessas lindas cozinhas.

+Conheça 8 dicas para decorar uma cozinha pequena

Vantagens e desvantagens em ter uma cozinha com “ilha”

Você é apaixonado por uma cozinha com “ilha”, mas ainda não tem certeza se deve ou não ter uma? Conheça as vantagens além da beleza dessa cozinha.

Vantagens

  • Espaço

Esse tipo de cozinha aumenta o espaço de bancada, o que ajuda bastante na hora de cozinhar.

vantagem e desvantagem cozinha ilha (2)

  • Companhia

A cozinha com “ilha” acaba se tornando maior e você pode receber visitas enquanto cozinha ou bater um papo com a sua família, se sentindo menos sozinha, especialmente se for uma cozinha americana. Saiba mais aqui.

vantagem e desvantagem cozinha ilha (9)

  • Organização

Com muito mais área de bancada você também possui muito mais opções e disponibilidade para colocar móveis e, claro, com isso tem mais espaço para organizar os itens de cozinha.

vantagem e desvantagem cozinha ilha (1)

  • Ajuda

Com uma “ilha” fica fácil trabalhar ao redor de toda ela, logo, mais de uma pessoa pode te ajudar a cozinhar sem vocês se esbarrarem o tempo todo. Perfeito para aqueles momentos com os amigos e a família.

vantagem e desvantagem cozinha ilha (7)

Desvantagens

Apesar das várias vantagens, existem também alguns contras em se ter uma cozinha com “ilha”.

  • Infra-estrutura

Esse tipo de cozinha acaba por pedir um planejamento maior e uma infra-estrutura diferenciada para suportar a “ilha”. Normalmente a ilha possui uma torneira, mas pode também ter um fogão, forno e até depurador.

Obviamente, quanto mais eletrodomésticos maior a necessidade de planejamento, afinal, as tubulações de água, esgoto e luz precisam chegar à “ilha” para que tudo funcione corretamente.

vantagem e desvantagem cozinha ilha (4)

+Aprenda a colocar mais cor na sua cozinha

  • Preço

Esse tipo de projeto acaba saindo mais caro já que os móveis são diferentes e em maior quantidade, o projeto precisa ser mais cuidadoso, a quantidade de pedras (ou tampo) e naturalmente maior, dentre outros fatores.

vantagem e desvantagem cozinha ilha (8)

  • Espaço

Para que a cozinha funcione, é necessário ter um espaço razoável, em especial entre os móveis como vemos abaixo.

vantagem e desvantagem cozinha ilha (6)

E você, já decidiu qual a cozinha ideal para você? Nos conte qual o seu sonho de cozinha aqui nos comentários 😀

+ 30 Cozinhas pretas – Para você se apaixonar

Você tem Google+? Nos dê um +1 e nos ajude a alcançar mais pessoas 😀

Quer receber nossas dicas em primeira mão? Assine nossa newsletter de graça e tenha acesso a todo nosso conteúdo!

Beijinho e até já

Deixe seu comentário

Sobre Mirna Alves

Metódica, daquelas que monta planilha pro café da manhã (sabe?), adora fazer gráficos, apresentações. É bem inteligente, mas também bem desastrada e inimiga nº 1 das tarefas de casa. Gosta de carros, design e decoração e se diverte programando.

Veja também

Como reformar os móveis da cozinha de forma fácil

Quem não pensa em mudar aqueles móveis já mais velhos da cozinha? Pensando nisso, hoje trouxemos uma super ideia para você fazer isso de forma simples e fácil. Vem ver!

5 Comentários

  1. Diomedes Pereira

    Bom dia Natália! Concordo com a Mirna, vc está confundindo o nome das cozinhas! Agora sobre a fritura, passe a usar farinha de trigo no óleo, não dá fumaça, não estoura, não respinga, parece mágica!

  2. Olá Renato! Temos 1 matéria mais ou menos nessa linha, que foi de quando falamos sobre as desvantagens da pia de madeira http://studio1202.com.br/arq-design/desvantagens-pia-de-cozinha-em-madeira.
    Vou ver se escrevo mais sobre o assunto. Obrigada pela sugestão e um beijo na sua mãe!

  3. Mirna, você poderia falar sobre tipos de bancadas e seus materiais, tamanhos de coifas, principalmente em ilhas, minha mãe gosta muito desse assunto e parabéns pelo post, ficou bacana e com relação à “inimiga numero 1 das tarefas de casa”, somos dois, abraços!

  4. Oi Natália! Na verdade, acho que você está confundindo a cozinha com ilha com a cozinha americana. Embora muitas cozinhas americanas tenham ilha, isso não é regra. Ainda assim, acho que a fumaça que espalha é sempre mais ou menos a mesma, ainda mais que a cada dia menos pessoas fazem fritura em casa e, ter um fogão do lado de fora é mesmo uma realidade para poucos!

    Um beijo!

  5. Para mim, a maior desvantagem é encher a casa inteira de fumaça e gordura, por mais que se tenha todos os equipamentos para que isso não aconteça, é impossível evitar.
    Até com a cozinha “normal” a fumaça se espalha pela casa toda.

    Se eu tivesse uma cozinha dessa, com certeza teria um fogão para frituras do lado de fora da casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.