terça-feira , 17 outubro 2017
Home / Arquitetura - Design / 3 Dicas para escolher o porcelanato ideal para sua casa

3 Dicas para escolher o porcelanato ideal para sua casa

O mercado do porcelanato é um dos mais atualizados em questões de tecnologia e variações de acabamentos. De imitação de madeira à pedra bruta, todos com seu charme, elegância e a maneira certa de se aplicar! Hoje vamos falar sobre como escolher e aplicar direitinho o porcelanato ideal para sua casa!

3 Dicas para escolher o porcelanato ideal para sua casa

+Aprenda a escolher o tapete ideal para sua sala
+Saiba a hora certa de reformar ou redecorar a casa
+Escolha o rack certo para sua sala

No momento de escolher um porcelanato você deve pensar nas questões estéticas como cores, texturas e tamanhos. Também é necessário pensar nas questões técnicas como: resistência, absorção de água, escorregamento e resistência a manchas.

Tipos de porcelanato

Basicamente, existem dois tipos de porcelanato no mercado: com esmalte ou sem esmalte, ou, simplificando, com brilho ou sem brilho.

As marcas hoje em dia tem investido em fazer o mesmo material esmaltado e natural para podermos utilizá-los em ambientes molhados e secos, como por exemplo, em banheiros e cozinhas, já que as peças esmaltadas têm tendências a escorregamento. .

escolha o porcelanato certo para decorar (2)
Fonte: Pinterest/Desconhecido

Tamanhos e paginação do seu porcelanato ideal

Para definir o porcelanato ideal é preciso saber além da quantidade certa de peças, o tamanho do ambiente.

Peças maiores, com por exemplo 1.0 x 1.0 m, passam maior elegância ao ambiente, porém, de nada adianta se seu ambiente não comportar peças com esse tamanho.

Por exemplo: se uma das suas paredes tem 2.5 m o aproveitamento do piso de 1.0m será ruim, pois uma peça será cortada para caber lá.  O ideal para esse ambiente seriam peças menores, como por exemplo, de 0,5 m para poder ter menos recortes e perdas de materiais.

Então fique bem atento na hora de escolher o tamanho do seu porcelanato.

escolha o porcelanato certo para decorar (3)
Fonte: Pinterest/Desconhecido

Se atente ao tráfego

Podemos classificar o porcelanato em dois tipos de materiais disponíveis no mercado: o porcelanato para pisos e o para paredes. Existem também algumas peças que podem ser colocadas em ambos. O que determina isso é o que vem na peça esmaltada PEI (resistência ao desgaste de superfície esmaltada).

Classificado de 0 à 5, o PEI serve para saber o quão resistente sua peça é, por exemplo, uma peça com PEI 0 é recomendada para paredes e a de PEI 5 para áreas externas.

Normalmente nos home centers, os fabricantes e lojas especializadas em revestimento, costumam a deixar isso bem claro, porém é muito importante você sempre pesquisar antes para não correr o risco de colocar errado e perder todo a função da sua peça.

escolha o porcelanato certo para decorar (4)
Foto: Leandro Moura/Estudio ONZEONZE

Se você gostou dessa matéria, compartilhe em suas redes sociais.

Ficou com alguma dúvida, quer dar uma sugestão? Deixe um comentário aqui embaixo para a gente.

Mil beijos e até o próximo post!

Sobre Camila Casagrande

Designer de Interiores formada pela Belas Artes de São Paulo e especializada em Gestão de Projetos. Atualmente focada em projetos residenciais. Entusiasta do faça você mesmo, amante dos porquinhos e de fuscas.

Veja também

banheiro-escandinavo-capa

Como montar um banheiro escandinavo | Lançamentos

Vem conhecer as novidades da expo revestir e veja como montar um banheiro escandinavo lindo lindo para sua casa. Tem cada coisa linda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.