sexta-feira , 22 setembro 2017
Home / Decoração / Como escolher o tapete certo para sua sala

Como escolher o tapete certo para sua sala

A decoração de uma casa quase nunca está completa se não tiver um tapete. Esses coringas da decoração trazem charme, conforto e até mesmo isolação acústica a um ambiente. Tem como não se apaixonar por tapete maravilhoso na sala?

Neste artigo vou te ensinar as regras básicas para colocar e completar sua sala de estar e jantar!

+Veja também dicas importantes para decorar sua casa

Como escolher o tapete certo para sua sala

tapete-na-sala (9)Os tapetes são itens importantíssimos para complementar a decoração da sua casa.

Eles delimitam espaços e deixam os ambientes mais bonitos, além de trazer mais conforto quando o espaço é frio, delimitar espaços e até mesmo criar ilusões que tornem o espaço aparentemente maior.

Não se esqueça que ter um tapete exige limpeza frequente, então, se você tiver animais de estimação ou crianças, opte por tapetes mais escuros.

Mas se essa manutenção realmente não estiver nos seus planos, talvez seja melhor repensar em seu uso.

Quem vem primeiro, o tapete ou os móveis da minha sala?

A ordem de escolha dos itens de decoração da sua sala depende do foco que eles vão ter.

Normalmente, o tapete é um dos últimos itens (ou, até mesmo o último!) a ser comprado, assim, a base da decoração já está definida e as peças maiores já estão no local.

Não existem muitas regras para se ter um tapete na sala, mas preste atenção no formato, nas dimensões, no estilo e nas cores do tapete para que fiquem proporcionais ao espaço e tenham harmonia com os outros elementos da decoração.

tapete-na-sala (46)

Agora, se a peça central da sua casa for aquele tapete incrível que é uma obra de arte, você está corretíssima em inverter a ordem e decorar sua casa pensando no que fica bem com o tal tapete. Ok?

Cores e tons dos tapetes

A cor dos tapetes deve ser pensada e estar harmônica com o restante da decoração do ambiente.

Basicamente, os tapetes devem conter pelo menos uma das cores neutras presentes nas paredes.

Sabendo que os tapetes claros se sujam mais facilmente, tenha em atenção os locais onde os irá utilizar, mas não se esqueça da regra de ouro: Tapetes claros criam a ilusão de que o espaço é maior!

+Se você gostou das imagens acima, vai gostar do artigo que escrevi sobre decoração rosa!

Sala de Estar

A sala de estar é um dos espaços mais aconchegantes e receptivos em uma casa, por isso, tenha cuidado com os erros de decoração neste ambiente.

Para ficar proporcional à sala de estar, a referência principal deve ser a medida do sofá.

O tapete deve avançar abaixo dele no mínimo 20 cm no comprimento, enquanto na largura, deve-se sobrar no mínimo 30 cm de cada lado, acomodando assim as poltronas e mesinhas laterais.

Não fica bom encostar o tapete nas paredes ok?

Eles são peças soltas emolduradas pelo piso. O tapete que encontra na parede chama-se carpete .;) (Aliás, nada de colocar tapete sobre carpete viu?)

Se seu ambiente for muito estreito ou comprido, opte por colocar o tapete em frente ao sofá.

Sala de Jantar

A sala de jantar é aquele lugar maravilhoso que reuni a família e celebra a união. Para ter esse efeito, a decoração deve ser acolhedora e sofisticada. Além dessa função, o tapete aqui também impede que pisos laminados, assoalhos e carpetes de madeira fiquem riscados.

Para isso, sempre siga o formato da mesa e tenha, entre 60 e 70 cm de borda a mais do que o tampo da mesa. Assim, mesmo durante o uso, as cadeiras estarão sempre sobre ele.

Se o seu ambiente possui tons claros e pastéis você pode utilizar tapetes mais coloridos e modernos.

Dicas:

1. Use a regra do contrário:
Se a sua decoração for suave e neutra opte por um tapete mais vibrante; Se a decoração for chamativa, opte por um tapete mais neutro;

2. Cuidado com os tapetes redondos. Opte por utilizá-los quando quiser dar um ar mais divertido ao ambiente formais ou com muitas linhas retas ou, ainda, em locais como quartos infantis e halls de entrada, por exemplo.

tapete-na-sala (49)3. Idosos pedem cuidados extras com tapetes para evitar acidentes, cole fitas adesivas antiderrapantes embaixo deles. Essa alternativa ainda tem a vantagem de manter as peças sempre no local certo;

4. Hoje em dia os tapetes podem ser feitos sob medida, o que permite a criação de vários formatos. Mas avalie se essa é uma boa opção pra você, já que formatos muito diferentes são de difícil adaptação a outros ambientes e podem cansar mais rápido.

+Leia também Segredos para decorar sua sala pequena

Espero que você tenha gostado desse artigo! Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Se tiver dicas ou sugestões, escreva para a gente aqui nos comentários que teremos o prazer de lhes responder.

Um beijinho e até já!

Sobre Mirna Alves

Metódica, daquelas que monta planilha pro café da manhã (sabe?), adora fazer gráficos, apresentações. É bem inteligente, mas também bem desastrada e inimiga nº 1 das tarefas de casa. Gosta de carros, design e decoração e se diverte programando.

Veja também

DIY mesa de cachorro comedouro pet (CAPA)

DIY: Como fazer um comedouro para cachorro

Que tal aprender como fazer esse comedouro e mesa de alimentação super bacana para decorar o cantinho do seu cachorrro? Vem ver como é fácil <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.