quarta-feira , 16 agosto 2017
Home / Garden / Área Externa / Aprenda os truques para ter orquídeas lindas em casa

Aprenda os truques para ter orquídeas lindas em casa

Orquídeas são plantas lindas para se ter dentro de casa e, apesar de frágil, são bem simples de serem cuidadas. Além de extremamente ornamentais, isto é, perfeita para decoração, elas ajudam a trazer uma serenidade diferente para o ambiente. É impossível não se apaixonar. Conheça agora as nossas dicas para ter várias orquídeas em casa.

Aprenda os truques para ter orquídeas lindas e floridas em casa

Vamos começar esclarecendo que existem 3 tipos de orquídeas, e a diferença entre elas está relacionada ao tipo de crescimento delas. Então, para começar, você precisa saber qual o tipo da sua orquídea:

  1. Epífitas: Crescem nas árvores
  2. Terrestres: Crescem sobre materiais na terra
  3. Litófitas: Crescem sobre rochas

As Epífitas são as mais comuns e, por isso vamos falar nela hoje 😀

plantar- orquídeas

Posição das orquídeas na sua casa

Embora seja lindo colocar um vaso de orquídeas na mesa de centro da sala, normalmente este não e o melhor lugar para que ela continue linda e florida. Elas precisam, basicamente, de:

      1. Luminosidade
      2. Temperatura
      3. Ventilação
      4. Umidade

E vamos falar mais um pouquinho sobre isso agora.

A luz ideal

Quem não entende muito dessas plantas normalmente acabam por comprá-las lindas e floridas e, com o passar dos dias, conforme elas vão perdendo suas flores, é muito comum que se perca também o interesse nelas. Nesse momento começa uma luta para que elas voltem a florir.

Um dos fatores essenciais para que a orquídea floresça é a luminosidade sobre elas. Essas plantinhas são acostumadas a receber luz durante todo o dia mas não gostam de luz direta. É aquela sombra gostosa sabe? Então, se você quer uma planta bonita, vai precisar encontrar o lugar ideal para elas!

Pulo do gato: Plantas com folhas amareladas demonstram excesso de luz, enquanto plantas com folhas muito escuras estão com pouca luz

plantar-orquídeas (8)

A temperatura certa

O segundo maior segredo para que suas plantas fiquem lindas é a tempertura em que elas estarão. Elas não estão acostumadas a terem uma mesma temperatura sempre, isso vai fazer que elas não floresçam. Deixá-las do lado de fora de casa é uma ótima alternativa para que a planta tenha essa variação de temperatura natural, mas evite deixá-las em ambientes com temperaturas abaixo dos 15º ok?

Pulo do gato: Se suas plantas estiverem com as folhas moles e escuras, ela está passando frio! Se ficarem amarelas ou pretas (tipo queimadura sabe?) está muito quente.

plantar-orquídeas (12)

Ventilação 

Elas são plantas que gostam bastante de um ventinho fresco. Uma brisa a temperatura ambiente é perfeita para seu desenvolvimento, sendo assim, deixe-a ao ar livre, com janelas abertas ou mesmo do lado de fora da sua casa 😀

A rega

A principal dica quando falamos de orquídeas é não as enchermos de água. É bem difícil falar sobre a frequência de rega já que ela varia bastante dependendo da temperatura e umidade. Regue apenas quando seu substrato estiver seco, assim você impede que a raíz da planta apodreça.

plantar- orquídeas (2)

Se você gostou desse artigo, não se esqueça de curtir nossa página e compartilhar em suas redes sociais. 😀

Ter um jardim de orquídeas depende apenas de você! Você tem mais algum truque? Compartilhe conosco nos comentários aqui abaixo.

Um beijinho e até já

Deixe seu comentário

Sobre Mirna Alves

Metódica, daquelas que monta planilha pro café da manhã (sabe?), adora fazer gráficos, apresentações. É bem inteligente, mas também bem desastrada e inimiga nº 1 das tarefas de casa. Gosta de carros, design e decoração e se diverte programando.

Veja também

DIY mesa de cachorro comedouro pet (CAPA)

DIY: Como fazer um comedouro para cachorro

Que tal aprender como fazer esse comedouro e mesa de alimentação super bacana para decorar o cantinho do seu cachorrro? Vem ver como é fácil <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.