quarta-feira , 16 agosto 2017
Home / Arquitetura - Design / 3 passos para escolher o melhor tamanho e paginação do piso

3 passos para escolher o melhor tamanho e paginação do piso

Na hora de reformar o piso surge a questão: existe tamanho de piso de ideal para o ambiente? Qual a melhor forma de colocá-lo? E o que fazer com os rodapés? Por isso, hoje vou te ensinar a fazer a escolha certa do tamanho e paginação do piso para sua casa.

3 passos para escolher o melhor tamanho e paginação do piso

Para realizar uma instalação perfeita do piso, o ideal é procurar um profissional da área, como um designer de interiores ou um consultor no local onde você for comprar os revestimentos – as lojas intituladas como butiques costumam oferecer esse tipo de serviço. Basta apenas levar a planta baixa do seu ambiente.

#1 Como descobrir o tamanho ideal do piso

No mercado temos os pisos com medidas pré determinadas sendo comercializadas e, normalmente, quanto maior o tamanho do piso usado, mais bonito e clean o ambiente fica.

Com a planta em mãos e após escolher qual espaço terá o piso, o ideal é calcular a medida de piso que dê a menor perda de material e recorte. Como assim,  Camila? Simples, veja só:

Vamos supor que você tenha um ambiente que tenha 4,80 x 3,60 m.  Você vai pegar a medida maior (no caso 4.80m) e dividir por 2. O resultado vai dividir por dois novamente até chegarmos em uma medida comercializada: (4.80/2= 2.40 m /2= 1.20m/2= 0.60m).

Ou seja, para o exemplo, o ideal é um piso de 0,60 X 0,60 já que o ambiente comporta perfeitamente ele.

Caso seu ambiente não tenha medidas exatas aos tamanhos de piso comercializados, não se desespere! Você terá a opção de corrigir isso na paginação. Pegue a medida mais próxima à que você precisaria.

Confira aqui como escolher o porcenalato ideal para sua casa

 

tamanho e paginação de-piso4

#2 Como paginar o piso corretamente

A partir do momento que você determinou qual será o piso e sua tamanho ideal, você determina sua paginação. Paginação é a forma em que você fará o “desenho” desse seu piso, já que dependendo de como você colocará as peças, seu chão terá uma aparência totalmente diferente. Ela determina onde o piso começa a ser colocado e onde os ficarão os recortes.

É na paginação também que se orienta a direção do piso! Você pode determinar se quer que ele seja reto (90ª) ou na diagonal (45º), mas lembre-se, na diagonal você terá mais recortes.

Não se esqueça o tamanho e paginação do piso são igualmente importantes na decoração do espaço.

Está na dúvida entre o piso laminado ou vínilico? Aqui a gente te ajuda a escolher a melhor opção para sua casa

tamanho e paginação de-piso3

#3 Não se esqueça das soleiras e rodapés

As soleiras são muito importantes para determinar o fim de um piso e o começo do outro. Se sua casa terá sempre o mesmo piso você não precisa utilizá-la.

Os rodapés ajudam a corrigir defeitos nas juntas das paredes com o chão além de trazer um charme enorme ao ambiente. E, ele não precisa necessariamente ser do mesmo material do piso! Então não tenha medo de investir nisso!

Aprenda como usar os rodapés e guarnições aqui. 

tamanho e paginação de-piso2

Essas dicas são válidas também para a paginação de pastilhas e outros revestimentos em geral. Resumidamente você precisa se atentar se o tamanho condiz com seu ambiente para que ele fique harmônico e você não tome prejuízo.

Espero que você tenha gostado desse artigo e que ele te ajude na hora de decorar. Viu como não é preciso gastar muito para ter um ambiente confortável e com a sua cara?

Gostou dessa matéria? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Mil beijos e até o próximo post!

Fonte imagens: Divulgação/Pinterest

Sobre Camila Casagrande

Designer de Interiores formada pela Belas Artes de São Paulo e especializada em Gestão de Projetos. Atualmente focada em projetos residenciais. Entusiasta do faça você mesmo, amante dos porquinhos e de fuscas.

Veja também

banheiro-escandinavo-capa

Como montar um banheiro escandinavo | Lançamentos

Vem conhecer as novidades da expo revestir e veja como montar um banheiro escandinavo lindo lindo para sua casa. Tem cada coisa linda!