Impeça que a iluminação da casa acaba com a sua decoração

Você decorou sua casa com muito cuidado para que ela ficasse linda e, por qualquer motivo que você não sabe qual, ela ficou feia e sem vida. Muitas pessoas não sabem, mas a iluminação da casa é um dos itens mais importantes para quem quer decorar.

Como não errar na decoração e iluminação da casa

Leia também:
+Aprenda a escolher a cor certa para sua casa
+Conheça os segredos para ter uma cozinha branca
+Aprenda a decorar seu quarto de casal

Esse título parece bem dramático, mas ele é 100% realidade. Você sabia que se você escolher uma decoração fantástica e simplesmente não se atentar às lâmpadas e à iluminação da casa você pode ter gastado tempo e dinheiro a toa?

Para evitar que você cometa esse erro, vou te ensinar como uma iluminação mal feita destrói sua decoração e como fazer para acertar na escolha das lâmpadas da sua casa.

Foto: Studio 1202
Foto: Studio 1202

Lâmpadas têm cores

Esta aí uma informação que a maioria das pessoas não presta atenção. Você, de certo, já percebeu que existem lâmpadas mais claras e lâmpadas mais escuras. Também já deve ter visto lâmpadas amarelas, vermelhas e verdes. Mas já percebeu que existe mais de um branco?

Sendo ainda mais específica, existe uma escala inteira de brancos! O branco varia de um branco mais amarelado (quente) até um branco mais azulado (frio) e essa variação de cores faz toda a diferença na sua decoração.

 

Foto: Studio 1202
Da esquerda para a direita: Luz quente (2700 K), luz natural (4500 K) e luz fria (5000 K).
Foto: Studio 1202

Impacto da iluminação na nossa vida

Você já deve ter notado que você está muito mais feliz em dias claros do que em dias nublosos e chuvosos, não é? Isso acontece por que a luz do sol (neutra) promove uma sensação de bem estar na gente, enquanto a luz amarelada nos relaxa e dá sono.

Então, qual a cor certa para decorar a casa?

iluminação da casa (3)
Foto: Studio 1202

Escolhendo a cor da iluminação certa

A esta altura você já deve ter uma cor favorita. Há quem prefira a iluminação amarelada e outros a iluminação azulada, mas qual será a correta? A resposta é simples: Todas!

A cor da iluminação deve ser uma mistura delas dependendo da finalidade daquele ambiente. Veja alguns exemplos abaixo:

  • No escritório e cozinha de casa você deve escolher uma iluminação mais fria para que ajude na concentração das ações (estudar ou cozinhar);
  • No banheiro a luz principal deve ser fria para dar uma sensação maior de limpeza, mas se você tiver uma lâmpada secundária e quiser usá-la para relaxar ao banho, escolha essa segunda lâmpada com uma cor mais quente;
  • Para fazer maquiagem a lâmpada ideal deve ser neutra (luz do dia), assim você não corre o risco de se maquiar e ao sair estar totalmente diferente;
  • Apesar do quarto e sala serem ambientes para relaxar, prefira ter a iluminação principal neutra ou azulada e deixe a iluminação quente para as iluminações secundárias como abajures e luminárias.
oca_pop_studio_iluminação-6
Foto: Studio 1202

Espero que você tenha gostado dessas dicas e já comece a perceber que às vezes sua decoração não precisa ser mudada, o que precisa ser mudada são as lâmpadas da sua casa! Falamos mais um pouco sobre isso na matéria que escrevemos para a revista Oca Pop e você vê nesse link aqui

Se você gostou dessa matéria, compartilhe em suas redes sociais. Ficou com alguma dúvida, quer dar uma sugestão? Deixe um comentário aqui embaixo para a gente.

Um beijinho e até já

Sobre Joel Alves

Designer de interiores da Belas Artes, ele é inquieto, criativo e curioso. Um faz-tudo de primeira! Ele adora tatuagens, gosta de atividades físicas, se importa muito com a aparência, e é um bocadinho nerd de vez enquando.

Check Also

exporevestir-casa-de-verdade

O design é para ser sentido | Novidades Expo Revestir 2017

Uma reflexão sobre o consumismo desenfreado do design e sobre tudo que há por trás de uma bela casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *