Home / Arquitetura - Design / Impeça que a iluminação da casa acaba com a sua decoração
Foto: Studio 1202

Impeça que a iluminação da casa acaba com a sua decoração

Você decorou sua casa com muito cuidado para que ela ficasse linda e, por qualquer motivo que você não sabe qual, ela ficou feia e sem vida. Muitas pessoas não sabem, mas a iluminação da casa é um dos itens mais importantes para quem quer decorar.

Como não errar na decoração e iluminação da casa

Leia também:
+Aprenda a escolher a cor certa para sua casa
+Conheça os segredos para ter uma cozinha branca
+Aprenda a decorar seu quarto de casal

Esse título parece bem dramático, mas ele é 100% realidade. Você sabia que se você escolher uma decoração fantástica e simplesmente não se atentar às lâmpadas e à iluminação da casa você pode ter gastado tempo e dinheiro a toa?

Para evitar que você cometa esse erro, vou te ensinar como uma iluminação mal feita destrói sua decoração e como fazer para acertar na escolha das lâmpadas da sua casa.

Foto: Studio 1202
Foto: Studio 1202

Lâmpadas têm cores

Esta aí uma informação que a maioria das pessoas não presta atenção. Você, de certo, já percebeu que existem lâmpadas mais claras e lâmpadas mais escuras. Também já deve ter visto lâmpadas amarelas, vermelhas e verdes. Mas já percebeu que existe mais de um branco?

Sendo ainda mais específica, existe uma escala inteira de brancos! O branco varia de um branco mais amarelado (quente) até um branco mais azulado (frio) e essa variação de cores faz toda a diferença na sua decoração.

 

Foto: Studio 1202
Da esquerda para a direita: Luz quente (2700 K), luz natural (4500 K) e luz fria (5000 K).
Foto: Studio 1202

Impacto da iluminação na nossa vida

Você já deve ter notado que você está muito mais feliz em dias claros do que em dias nublosos e chuvosos, não é? Isso acontece por que a luz do sol (neutra) promove uma sensação de bem estar na gente, enquanto a luz amarelada nos relaxa e dá sono.

Então, qual a cor certa para decorar a casa?

iluminação da casa (3)
Foto: Studio 1202

Escolhendo a cor da iluminação certa

A esta altura você já deve ter uma cor favorita. Há quem prefira a iluminação amarelada e outros a iluminação azulada, mas qual será a correta? A resposta é simples: Todas!

A cor da iluminação deve ser uma mistura delas dependendo da finalidade daquele ambiente. Veja alguns exemplos abaixo:

  • No escritório e cozinha de casa você deve escolher uma iluminação mais fria para que ajude na concentração das ações (estudar ou cozinhar);
  • No banheiro a luz principal deve ser fria para dar uma sensação maior de limpeza, mas se você tiver uma lâmpada secundária e quiser usá-la para relaxar ao banho, escolha essa segunda lâmpada com uma cor mais quente;
  • Para fazer maquiagem a lâmpada ideal deve ser neutra (luz do dia), assim você não corre o risco de se maquiar e ao sair estar totalmente diferente;
  • Apesar do quarto e sala serem ambientes para relaxar, prefira ter a iluminação principal neutra ou azulada e deixe a iluminação quente para as iluminações secundárias como abajures e luminárias.
oca_pop_studio_iluminação-6
Foto: Studio 1202

Espero que você tenha gostado dessas dicas e já comece a perceber que às vezes sua decoração não precisa ser mudada, o que precisa ser mudada são as lâmpadas da sua casa! Falamos mais um pouco sobre isso na matéria que escrevemos para a revista Oca Pop e você vê nesse link aqui

Se você gostou dessa matéria, compartilhe em suas redes sociais. Ficou com alguma dúvida, quer dar uma sugestão? Deixe um comentário aqui embaixo para a gente.

Um beijinho e até já

Sobre Mirna Alves

Metódica, daquelas que monta planilha pro café da manhã (sabe?), adora fazer gráficos, apresentações. É bem inteligente, mas também bem desastrada e inimiga nº 1 das tarefas de casa. Gosta de carros, design e decoração e se diverte programando.

Veja também

TRANSFORMAÇÃO DO QUARTO DE CASAL PEQUENO sTUDIO 1202 DIY

Transformação do quarto de casal pequeno

Hoje vamos contar para você todos os segredos da transformação do nosso quarto de casal pequeno. Vem ver!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.