quarta-feira , 13 dezembro 2017
Home / Arquitetura - Design / Conheça o Antes e Depois da casa brasileira premiada em 2016
casa-brasileira-premiada-arquitetura

Conheça o Antes e Depois da casa brasileira premiada em 2016

No final do ano passado, dona Dalva foi alvo de um grande furor da mídia ao ter ser uma casa brasileira premiada como A construção do ano de 2016 pela ArchDaily. A casa é simples, como era de se esperar e, talvez por isso, tenha sido escolhida a melhor. Entenda melhor

Conheça o Antes e Depois da casa brasileira premiada em 2016

+Leia também:
Adega de pedra transformada em casa

Dona Dalva é uma senhora de 74 anos, que trabalha como empregada doméstica em São Paulo. Em 2015, essa senhora se deparou com um problema que prometia acabar com suas finanças juntadas desde 1965. O que ocorria é que sua pequena casa, na zona leste, estava, literalmente, caindo.

casa brasileira premiada-arquitetura (3)
Foto: © Pedro Kok

Ela tinha, então, duas saídas: Ou reformava a casa ou comprava um apartamento com o dinheiro guardado.

casa brasileira premiada-arquitetura (5)
Foto: © Pedro Kok

Apesar das opções, ela não se sentia a vontade com a ideia de se mudar e ficar longe dos filhos, parentes e amigos e, para piorar, com os 150 mil reais que ela possuia disponível só seria possível morar em um apartamento sem elevador (uma situação complicada dada a idade da senhora).

casa brasileira premiada-arquitetura (4)
Foto: © Pedro Kok

A reviravolta

Foi então que seu filho decidiu superar todas as expectativas e procurou um escritório de arquitetura. Normalmente, esta classe social busca um construtor, não um arquiteto. Mas ele foi lá e fez!

O escritório se comprometeu com a reforma e o orçamento restrito e fez um projeto que fosse possível de ser executado em pouco tempo, com pouco gasto e que pudesse restaurar a dignidade da dona Dalva, que vivia nesta situação tão triste.

A partir daí veio a parte habitual, escorar as casas ao lado, destruir o que não podia ser reaproveitado e construir a nova casa.

Reduzindo custos

Para reduzir os custos da casa, ao invés de optarem por revestimentos e acabamentos que sempre encarecem muito uma obra, o escritório de arquitetura decidiu deixar a casa inteira em concreto aparente, seguindo a linha moderna de um design mais limpo e menos rebuscado.

casa brasileira premiada-arquitetura (7)
Foto: © Pedro Kok

A nova casa

A nova casa tem 95 metros quadrados e conta com cozinha, lavabo, suíte, área de serviço, garagem jardim, um quarto de visitas e uma horta. Para diminuir a frieza de uma casa feita em concreto exposto, foram incluídas muitas plantas por toda a casa.

casa brasileira premiada-arquitetura (6)
Foto: © Pedro Kok

Dona Dalva amou a casa nova, inclusive suas paredes que, segundo ela, são muito fáceis de limpar. Ainda na opinião da moradora, a única reclamação é sobre o piso dela, feito em cimento, que parece com as calçadas.

casa brasileira premiada-arquitetura (1)
Foto: © Pedro Kok

Mas por que essa construção levou o prêmio?
Esse prêmio é selecionado por pessoas comuns já que a Archdaily acredita que não são necessários apenas pessoas técnicas para determinar se uma construção é ou não de qualidade.

casa brasileira premiada-arquitetura (1)
Foto: © Pedro Kok

Eles pedem que seus usuários votem na obra favorita publicada pelo site nas 14 categorias diferentes e, acreditam que uma arquitetura é merecedora de um prêmio desses por sua beleza, inteligência, criatividade e/ou serviço à comunidade.

casa brasileira premiada-arquitetura (10)
Foto: © Pedro Kok

E aí, o que você achou da casa da casa brasileira premiada em 2016? Compartilhe e comente com a gente sua opinião!

Se você gosta de decoração e dicas para sua casa, assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos em primeira mão!

Um beijinho e até já!

Capa: Foto:  © Pedro Kok

Sobre Mirna Alves

Metódica, daquelas que monta planilha pro café da manhã (sabe?), adora fazer gráficos, apresentações. É bem inteligente, mas também bem desastrada e inimiga nº 1 das tarefas de casa. Gosta de carros, design e decoração e se diverte programando.

Veja também

Como reformar os móveis da cozinha de forma fácil

Quem não pensa em mudar aqueles móveis já mais velhos da cozinha? Pensando nisso, hoje trouxemos uma super ideia para você fazer isso de forma simples e fácil. Vem ver!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.