sábado, 18 setembro 2021

DIY: Como fazer móveis da cozinha

Olá pessoal! Hoje vamos mostrar como fazer móveis de cozinha do nosso salão. Bem, como vocês sabem, nosso salão está em reforma e estamos adaptando ele para ele virar uma oficina que é a nossa cara!

Nesse salão, a gente tem um espaço super pequeno, mas reservado, que decidimos que será nossa cozinha-escritório. A gente precisa desse espaço para poder organizar nossos documentos e equipamentos, além de poder descansar um pouco durante o horário de trabalho. Quer ver como ficou? 🙂

COMO FAZER OS MÓVEIS DA COZINHA

Todas as madeiras que usamos para este projeto foram compradas já cortadas e com fita de borda lá na Sodimac.

Lista de Materiais

**Torre**

2 peças de MDF revestido de 1185 X 450 mm (laterais)
2 peças de MDF revestido de 390 X 450 mm (base e topo)
3 peças de MDF revestido de 390 X 400 mm (divisória)
1 peça de MDF revestido de 387 X 1152 mm (porta)
1 peça de MDF revestido de 400 X 1165 mm (fundo)

**Módulo Inferior Cozinha 01**

2 peças de MDF revestido de 900 X 450 mm (laterais)
1 peça de MDF revestido de 390 X 100 mm (rodapé)
1 peça de MDF revestido de 390 X 429 mm (base)
1 peça de MDF revestido de 387 X 797 mm (porta)
1 peça de MDF revestido de 390 X 400 mm (divisória)
1 peça de MDF revestido de 900 X 400 mm (fundo)

**Módulo Inferior Cozinha 02**

2 peças de MDF revestido de 900 X 450 mm (laterais)
1 peça de MDF revestido de 570 X 100 mm (rodapé)
1 peça de MDF revestido de 570 X 429 mm (base)
1 peças de MDF revestido de 567 X 797 mm (porta)
1 peça de MDF revestido de 570 X 400 mm (divisória)
1 peça de MDF revestido de 900 X 580 mm (fundo)

**Tampo Cozinha**

1 peça de MDF revestido de 1600 X 450 mm (tampo)

(Fundo): MDF de 6 mm revestido branco – Pode ser necessário fazer pequenos cortes para ajuste na hora da montagem.
(Portas): MDF de 18 mm revestido branco
(Divisórias): MDF de 18 mm revestido branco
As demais peças de MDF possuem 15 mm de espessura.

Preparando os fundos de móveis

Antes de iniciar, não se esqueça de conferir todas as medidas das peças e fazer uma pré-montagem de cada móvel. Como são muitos móveis, a gente também etiquetou todas as peças com a parte do móvel que cada uma se referia e deixou tudo separadinho por móvel. Depois de conferir e etiquetar tudo, faça os rebaixos de 6 mm por 6 mm para os fundos dos móveis usando uma tupia. E agora é hora de saber como fazer móveis de cozinha 🙂

Como-fazer-móveis-de-cozinha-e-escritório-(2)

Armários inferiores da cozinha

Já que vamos começar a fazer móveis de cozinha, vamos começar pelos armários inferiores da cozinha são 2 e, em cima deles, uma bancada para prepararmos alguma coisa e apoiarmos a cafeteira e o microondas.
Para montá-los, você vai precisar alinhar as duas laterais com o rodapé da peça e, parafusar as 2 laterais neste rodapé usando 2 parafusos de cada lado. Não se esqueça de deixar os rebaixos para a parte de trás dos móveis, ok? Depois, coloque a base sobre o rodapé, bem alinhado e parafuse pelas laterais.

Como fazer móveis de cozinha e escritório

Agora chegou a hora de montar as portas e vamos começar instalando as dobradiças de caneco super-curvas. Deixe 10 cm da borda inferior e 22.5 mm da lateral e faça uma pequena punção na posição do furo. Faça um furo de 35 mm para encaixe da dobradiça. Se você preferir, você pode pedir para que as suas madeiras já venham com os furos da dobradiça direto da loja 🙂

Como-fazer-móveis-de-cozinha-e-escritório

Agora, coloque a dobradiça no lugar usando um esquadro, puncione a posição do parafusos e parafuse. Agora, posicione a porta dentro do móvel bem alinhadinha e parafuse.

Se você quiser apenas mudar a aparência da sua cozinha, dá uma olhada nessa matéria sobre como reformar os móveis da cozinha.

Como-fazer-móveis-de-cozinha-e-escritório

Para colocar o fundo, alinhe a madeira de 6 mm nos rebaixos que você já fez anteriormente e pregue as peças. Cuidado para que o prego não saia da posição, ok?

Como-fazer-móveis-de-cozinha-e-escritório

A forma de fabricação do segundo móvel é a mesma, a única coisa que vai mudar é a largura deste móvel. Agora que você está com 2 móveis sem tampo, posicione ele no local onde irá ficar e com a ajuda de cantoneiras prenda o tampo da mesa. Não esqueça de alinhar bem a madeira para não ter problemas.

Como-fazer-móveis-de-cozinha-e-escritório

Módulo Torre

Para fazer a torre, a ideia é basicamente a mesma dos módulos inferiores. Comece montando o caixote, lembrando de deixar os rebaixos para a parte de trás da peça. Confira os esquadros e prenda as 4 peças usando 2 parafusos de cada lado.

Como-fazer-móveis-de-cozinha-e-escritório

Repita o passo da colocação das dobradiças, mas dessa vez, coloque também uma terceira dobradiça no meio da altura da porta. O fundo também não tem muita novidade, encaixe-o no rebaixo que você já fez e pregue. Aqui ainda colocamos algumas prateleiras que foram fixadas com as cantoneiras.

Como-fazer-móveis-de-cozinha-e-escritório

Viu como foi simples? Para deixar tudo ainda mais fácil, a gente aproveitou e deu uma passadinha na Sodimac e pegamos a nossa madeira já cortada e com fita de borda passada. Assim, a gente não perdia muito tempo com essas etapas chatinhas e focava naquilo que era mais importante pra gente, a construção dos nossos móveis!

Bom pessoal, por hoje a gente fica por aqui. Esperamos que você tenha gostado desses móveis de cozinha.

Se tiver alguma dúvida, não se esqueça de deixar aqui embaixo nos comentários. E aproveite para seguir a gente no nosso canal do youtube e no instagram. Tem sempre muito conteúdo bacana por lá também!

Um beijinho e até já!

Este artigo foi patrocinado e temos orgulho de anunciar empresas que têm tudo a ver com nosso conceito de decoração acessível, moderna e fácil de ser feita.

Deixe seu comentário

Sobre Joel Alves

Designer de interiores da Belas Artes, ele é inquieto, criativo e curioso. Um faz-tudo de primeira! Ele adora tatuagens, gosta de atividades físicas, se importa muito com a aparência, e é um bocadinho nerd de vez enquando.

Veja também

Como decorar a casa gastando pouco inverno

COMO REDECORAR A CASA GASTANDO POUCO

Vem aprender a redecorar a casa para o inverno gastando pouco e deixando ela muito aconchegante e confortável!