quarta-feira , 13 dezembro 2017
Home / Decoração / Cozinhas / Conheça todos os truques para decorar uma cozinha pequena

Conheça todos os truques para decorar uma cozinha pequena

Você quer decorar sua cozinha pequena e já começou pensando que não vai caber nada né? Vamos pensar positivo? Com as dicas certas sua cozinha pode ser uma cozinha perfeita para seu estilo de vida!

+ Você também pode fazer uma cozinha americana. Já pensou?

Conheça todos os truques para decorar sua cozinha pequena

Sempre que escrevo sobre um cômodo pequeno, começo com a seguinte pergunta:

O que você precisa e o que você quer naquele espaço?

A princípio a pergunta pode parecer sem sentido, mas é algo que você tem que se perguntar.

Por exemplo, você pode viver sem uma geladeira? E sem uma máquina de lavar louça? Obviamente, se você tem pouco espaço e tiver que escolher entre elas, você preferirá ter uma geladeira.

Essa é a pergunta. Descubra o que você quer na cozinha por vontade e o que realmente precisa.

Quando a resposta estiver clara em sua mente podemos continuar e começar decorando com aquilo que você precisa.

cozinha pequena (7)

+Que tal montar uma cozinha com ilha?

A pia da sua cozinha

Eu sou defensora da ideia de que o melhor lugar para colocar a pia é na maior parede que você tiver na sua cozinha pequena. Isso por que, na hora de cozinhar, um balcão grande é o que fará com que você se sinta bem neste ambiente.

Com base nos pontos de água, gás e luz defina onde ficarão os eletrodomésticos e a cuba da pia. Tente deixar um bom espaço livre na pia para cozinhar.

Se os eletrodomésticos puderem ficar fora desta região (ou parede), melhor. A ressalva aqui é para o fogão que é bem vantajoso que fique na mesma parede.

Se possível, utilize um cooktop e um forno ao invés de um fogão de piso ou embutido.

Isso por que separados há uma maior facilidade para serem organizados e acabam por ocupar menos  espaço.

Agora escolha sua cuba com base do tamanho que você precisa.

Lembre-se que quanto maior a cuba, menor o espaço de trabalho.

cozinha pequena (11)

O gás da  cozinha

Se o seu gás for de botijão, verifique com a operadora de gás se é possível modificá-lo para o gás encanado.

Isso trará diversas facilidades para sua vida como a segurança de não ter um botijão em casa, não precisar de um espaço na cozinha para ele e até de não ter que ficar trocando-o toda vez que acabar. Apenas não se esqueça que se conseguir, existem alterações (pequenas e simples) que precisam ser feitas no fogão ok?

Caso essa troca não seja possível, você precisará de um espaço no qual você tenha fácil acesso à ele e que seja bem ventilado ok?

cozinha pequena (14)

Móveis da cozinha

Tenha muitos móveis na parte inferior da pia. Eles serão os grandes responsáveis por lhe ajudar a guardar tudo o que você precisar.

Armários com gavetas fundas podem facilitar bastante na hora de guardar comidas, panelas e vasilhas plásticas e ainda evita que você precise se abaixar e bagunce tudo ao procurar o item que deseja 😀

Acima da pia opte por armários e grandes prateleiras. Isso faz com que a sua cozinha pareça maior do que realmente é. Se possível, escolha também algumas portas translúcidas.

Opte por móveis e revestimentos claros para aumentar a sensação de amplitude da sua cozinha. Deixe os detalhes em cores mais escuras ou fortes para os detalhes.

cozinha pequena (3)

A graça das prateleiras é o uso dos seus itens de cozinha para decorar o ambiente em questão. Para deixar sobre elas escolha utensílios de pouco uso, assim não precisará limpar sempre antes de usar por causa da poeira.

Em uma cozinha, evite fechar o espaço abaixo do móvel. Apesar do fechamento facilitar a limpeza, esse espaço é precioso e pode ser usado para guardar vassouras, rodos e até escadas.

Se você conseguiu colocar os eletrodomésticos em outra parede, provavelmente a esta altura já não precisa mais de armários para guardar utensílios.

Arranje os eletrodomésticos de acordo com sua função. Evite colocar o microondas ou o forno, por exemplo, fora da sua altura de trabalho. Não há cabimento em ter que subir escadas para usar o microondas não é?

cozinha pequena (13)

Utensílios domésticos

Querer decorar sua cozinha pequena é sinônimo de que esta pessoa planeja antes de comprar seus itens.

Sempre (sempre mesmo) pense na utilidade daquilo que você vai comprar. Você precisa mesmo da air fryer, a cafeteira expresso, o filtro de água, a sua pipoqueira, a batedeira planetária, o liquidificador e o mixer? Escolha o que você usa e não pode ser substituido.

cozinha pequena (8)

+Te dou mais dicas de como equipar sua cozinha pequena.

Iluminação

Use uma boa iluminação; ambiente escuro fica menor do que é.

Coloque as lâmpadas condizentes com o tamanho do seu ambiente. Não é por que ele é pequeno que você vai usar 40W ok?

Luminárias de embutir são ótimas saídas para pequenos ambientes e não pesam na decoração.

cozinha pequena (12)

É isso pessoal, espero ter te ajudado a decorar sua cozinha pequena. Compartilhe este artigo com seus amigos em suas redes sociais e ajude eles a decorarem suas casas também.

+ Se sua cozinha pequena precisa também de uma Lavanderia pequena

Assine nossa newsletter e receba sempre as novidades para decorar sua casa. É simples, rápido e de graça. Faça agora!

Um beijinho e até já

Sobre Mirna Alves

Metódica, daquelas que monta planilha pro café da manhã (sabe?), adora fazer gráficos, apresentações. É bem inteligente, mas também bem desastrada e inimiga nº 1 das tarefas de casa. Gosta de carros, design e decoração e se diverte programando.

Veja também

Como reformar os móveis da cozinha de forma fácil

Quem não pensa em mudar aqueles móveis já mais velhos da cozinha? Pensando nisso, hoje trouxemos uma super ideia para você fazer isso de forma simples e fácil. Vem ver!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.