sexta-feira , 18 agosto 2017
Home / Arquitetura - Design / Quais são as etapas de um projeto de interiores

Quais são as etapas de um projeto de interiores

Quando você contrata um profissional para execução do projeto da sua casa, provavelmente não sabe que existem fases e prazos para passar até que ele esteja finalizado, não é? Para resolver isso, hoje vamos mostrar para vocês como normalmente funcionam as etapas de um projeto de interiores. Vem ver!

Quais são as etapas de um projeto bem elaborado

Cada escritório padroniza a maneira de apresentar e gerenciar seus projetos, porém existem algumas etapas que nunca podem faltar. Conheça quais são elas e quais a importâncias de cada uma.

Levantamento de dados e programas de necessidades

Cada escritório tem sua maneira de entrevistar e recolher as necessidades e informações do seu cliente e espaço que será projetado. O levantamento (das medidas) do espaço abrange o reconhecimento do local.

Para dar início em um projeto é preciso ter em mãos as plantas, dimensionamento e imagens do espaço no qual o projeto será feito.

Considero essa fase a mais importante, pois após a ter das medidas, é que podemos entrevistar e captar o que você necessita em sua casa, além de saber seus sonhos, exigências e gostos para um projeto personalizado. Saiba quando é a hora certa de reformar ou repaginar sua casa aqui.

etapas de um projeto de interiores 01
Foto: Pinterest

Estudo preliminar 

Após captar as informações necessárias é elaborado um pré projeto, chamado de estudo preliminar. Normalmente o prazo dado para elaboração do estudo preliminar é de até 10 dias úteis após levantamento.

Essa fase do projeto se encerra com a apresentação do projeto por perspectivas digitais ou manuais ou  também por desenhos técnicos humanizados como elevações.

Após aprovação do estudo preliminar é onde o projeto começa a pegar formas e, se for possível, começa-se a fazer estimativa de custos.  As definições de revestimentos e cores são escolhidas nessa fase, saiba como não errar na hora de escolher as cores da sua casa.

etapas de um projeto de interiores
Foto: Perspectiva Digital por Bruna Foggiatto

 Anteprojeto de interiores

O anteprojeto é considerado um pré projeto executivo.

Nele se determina tudo o que você quer baseado no estudo preliminar aprovado, porém com alguns detalhes superficiais para chegar a aprovação. Essa fase de projeto é a diretriz para o projeto definitivo.

A aprovação dele pelo cliente é o que dá andamento no projeto.

etapas de um projeto de interiores
Foto: Pinterest

A importância do projeto executivo na fase de um projeto

Projeto executivo é a fase mais demorada e esperada do seu projeto, pois é nele que aparecerá todos os detalhes para e execução do seu projeto.

As informações dependem do contratado, mas em um projeto executivo completo você terá os detalhes de como será executado como os acabamentos de construção, demolição, elétrica, hidráulica, gesso, iluminação e mobiliários entre outras coisas dependendo da sua necessidade.

Costuma-se pedir pelo menos 15 dias úteis para a entrega desse documento.

Com o projeto executivo em mãos é onde se começa a fazer orçamentos concretos para que tudo que esteja no papel seja realizado.

etapas de um projeto de interiores
Foto: Layout – Projeto Executivo por Camila Casagrande e Karine Nobre

Se você está prestes a reformar sua casa siga as 7 dicas que você precisa saber antes de reformar.

Espero que tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre quais as principais etapas de um projeto de interiores! Se gostou compartilhe com seus amigos. Se tiver alguma dúvida comente para que possamos ajudar.

Mil beijos e até o próximo post!

Foto Capa: Perspectiva digital por Camila Casagrande para Leila Bertelli Arte e Interiores

Sobre Camila Casagrande

Designer de Interiores formada pela Belas Artes de São Paulo e especializada em Gestão de Projetos. Atualmente focada em projetos residenciais. Entusiasta do faça você mesmo, amante dos porquinhos e de fuscas.

Veja também

banheiro-escandinavo-capa

Como montar um banheiro escandinavo | Lançamentos

Vem conhecer as novidades da expo revestir e veja como montar um banheiro escandinavo lindo lindo para sua casa. Tem cada coisa linda!