segunda-feira , 11 dezembro 2017
Home / Arquitetura - Design / 7 Dicas que você precisa saber ANTES de reformar

7 Dicas que você precisa saber ANTES de reformar

Tomar a decisão de reformar não é fácil, seja em um apartamento que acabou de ser entregue ou na casa que você mora há anos. Sendo assim, separamos algumas dicas indispensáveis para você usar antes de reformar e para que seu sonho de uma casa repaginada não se torne seu maior pesadelo.

7 Dicas que você precisa saber antes de reformar

+Veja também:
Mais dicas para você reformar o seu banheiro
Aprenda a montar uma cozinha americana
Conheça o caderno de decoração: Importantíssimo para quem quer reformar!

1. Se planeje!

Mesmo que não seja uma reforma na sua casa inteira o planejamento é importante antes de reformar.

Planejando corretamente não haverá desperdício nem de tempo e nem de dinheiro.

O planejamento é o ponto de partida da sua reforma. Nele você define o que é prioridade, o que é sonho e o que é viável ou não;

antes de reformar (2)

2. Busque profissionais que possam te auxiliar

Procure um arquiteto ou designer de interiores qualificado que possa te orientar no planejamento, no projeto e também, para te indicar os melhores profissionais capazes de realizar o que você tem em mente.

É possível sim fazer uma reforma sem o auxílio de um profissional da área,  porém se você não tem experiência e nem tempo para se dedicar, o profissional escolhido se tornará o melhor custo benefício para a realização da sua tão esperada reforma;

antes de reformar (4)
3. Paciência

Você precisa ter paciência! E isso não é brincadeira.

Mesmo depois de muito planejamento a sua obra sempre terá alguns imprevistos.

Para lidar com a reforma é preciso ser bem cuidadoso já que sempre, sempre mesmo, aparecerá uma surpresa que não costuma ser muito boa;

4. Orçamento definido

Parece baboseira, mas não é!

Existem clientes que até se sentem ofendidos quando perguntamos quanto ele pode investir na reforma pensando que queremos extorqui-los. Perguntamos para sabermos onde priorizar e como investir seu dinheiro em seu projeto.

Mesmo que você não tenha auxilio de um profissional da área em sua reforma, defina um valor que pode ser gasto para evitar surpresas no futuro, pois a partir desse orçamento, você começa a traçar as prioridades da sua reforma;

antes de reformar (2)

5.Não more na obra

Se você tem a opção de poder sair de casa enquanto está ocorrendo a reforma, nem cogite ficar, principalmente se for realizar uma reforma geral (ainda que seja um cômodo de cada vez).

Ficar dentro de casa durante a reforma, com certeza, tornará a tarefa muito mais estressante, então, se afaste o máximo possível dessa opção! (e não se esqueça de incluir isso no seu orçamento);

Renovieren 2-11

6. Etapas de obra

Não pule etapas. Todos sabemos que você ficará ansioso e vai querer que sua reforma termine logo, porém se faltar alguma fase você vai perder tempo e dinheiro.

Costumamos começar uma reforma de cima pra baixo, por exemplo: se você pensa em inserir rebaixamento de gesso em algum ambiente, primeiro o eletricista precisa terminar sua parte, para depois o gesseiro poder trabalhar. Só assim a sua luminária estará no lugar ideal no futuro;

antes de reformar (3)

7. Pesquisa de materiais e alternativas

Pesquise os custos dos materiais, principalmente se você optou por tocar a obra sozinho.

O mercado tem cada vez mais opções disponíveis para área de construção civil no geral. Então, antes de comprar seus materiais, pesquise se ele vale mesmo a pena ou se não há algo similar mais em conta.

Por exemplo: você é louco por ladrilho hidráulico mas seu orçamento não permite a instalação dele. Então que tal utilizar adesivos que os imitam?

antes de reformar (1)

Se você gosta de nossas dicas para decorar sua casa, assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos em primeira mão!

Nossa página no Facebook também é recheada de dicas e inspirações, conheça!

Mil beijos e até o próximo post!

Fonte imagens: Divulgação/Pinterest.

Sobre Camila Casagrande

Designer de Interiores formada pela Belas Artes de São Paulo e especializada em Gestão de Projetos.
Atualmente focada em projetos residenciais.
Entusiasta do faça você mesmo, amante dos porquinhos e de fuscas.

Veja também

banheiro-escandinavo-capa

Como montar um banheiro escandinavo | Lançamentos

Vem conhecer as novidades da expo revestir e veja como montar um banheiro escandinavo lindo lindo para sua casa. Tem cada coisa linda!

2 Comentários

  1. Fico feliz em saber que são úteis! Sempre que puder trarei mais assuntos como esse para cá, fique de olho e obrigada!

  2. Jorge Matsune

    dicas boas sao sempre bem vindas. abs eng.º Jorge

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.