terça-feira, 19 outubro 2021
luminaria-articulada-de-mesa-com-cimento

Como fazer uma luminária articulada de mesa

Olá Pessoal, tudo bem com vocês? Já que vocês estavam pedindo muito para fazermos essa peça, hoje vamos te ensinar como fazer uma luminária articulada de mesa aqui no blog! <3

Como fazer uma luminária articulada de mesa

Então pessoal, enfim chegou a hora! Vamos aprender a fazer essa luminária articulada de mesa super lindinha?

Lista de materiais

— Concreto
1 parte de cimento CPII
4 partes de areia média lavada
4 partes de pedra nº1

— Base de concreto
1 peça de 30cm x 30cm de MDF revestido de 6mm
4 peças de 10cm x 25cm de MDF revestido de 6mm
1 Niple M10 para luminárias
30 cm de mangueira de 3/4 de polegadas
Vaselina sólida

— Articulação
1 peça de madeira de 50mm x 50mm x 20mm
5 peças de madeira de 250mm x 20mm x 20mm
1 peça de madeira de 100mm x 150mm x 20mm

— Acessórios
1 Plafon GalaxyLED 3W Ref: 2000S
3 metros de cabo PP (2 x 0.50 mm)
Barra roscada 3/16′
Porca borboleta 3/16′
Arruelas 3/16′
Interruptor
Tomada
Fita isolante
Seladora
Lixas 180
Cola epoxy

Você também vai gostar de fazer esse pendente de aço industrial lindo!

Como fazer a base da luminária articulada de mesa

Nossa base da luminária será de cimento e, para que fique do tamanho que queremos, vamos fazer o molde dessa base.

Para isso, faça um desenho quadrado de 20X20 cm em uma base de madeira de 30X30 cm. No centro do quadrado, faça um furo com uma broca de 10 mm e, em uma das 4 laterais, faça um outro furo, dessa vez com uma broca de 3/4 de polegada, a 10 cm da lateral e 4 cm da parte inferior.
Com cola quente, cole as laterais formando um quadrado e, depois, passe cola quente na parte externa do gabarito para impedir que o cimento escape pelas frestas. Encaixe o nipple na mangueira e a mangueira no furo lateral. O nipple será preso ao furo do centro da base e ambos fixados as madeiras com cola quente.

luminária articulada de mesa com cimento

Por fim, na parte interna, passe silicone nas partes onde as madeiras se encontram, tirando os excessos. Após isso, passe vaselina em toda a parte interna das peças.Esse cuidado vai te ajudar no acabamento do cimento e diminuir as chances dele quebrar ao retirar do molde. Prepare o cimento em uma vasilha separada, coloque no molde e dê batidinhas para que o cimento fique bem assentado. Aguarde 48 horas antes de desenformar.

luminária articulada de mesa com cimento

Depois de seco, desenforme com cuidado para não quebrar as pontinhas. Corte o excesso de mangueira e retire o excesso de cola que pode ter ficado nas laterais e topo.
Lixe os cantos da sua base (com delicadeza) para que o cimento fique com um bom acabamento e, aguarde por 8 dias antes de continuar a montagem.

luminária articulada de mesa com cimento

Gosta de pendentes? Que tal aprender a fazer esse pendente modern?

Lâmpada da luminária articulada

Para a iluminação, usaremos o plafon da Galaxy LED 3W, com isso, toda a parte da iluminação fica mais fácil e o acabamento fica ótimo!

Na madeira de 10X15 cm, marque o contorno do plafon alinhando no topo da madeira. Além disso, marque também a “perninha” do topo com 4 cm de comprimento e 2 cm de largura. Essa perninha vai estar conectada a marcação do plafon que você acabou de fazer.
Agora, com uma tico tico, corte todo o contorno e, depois, lixe bem para dar um bom acabamento. Na lateral da peça, faça um furo a 1.5 cm da parte inferior e centralizado na madeira com uma broca de 5 mm.

luminária articulada de mesa com cimento

Quer inovar na casa fazendo uma luminária de piso linda? Vem ver como!

Articulação da luminária

Para essa articulação, você vai usar 5 peças iguais e repetir esse procedimento em cada uma delas. Faça 1 furo de cada lado da madeira a 1.5 cm de cada extremidade e centralizada na peça.
Para montar a articulação, você usará a peça do topo (que você faz para colocar a lâmpada led) e 2 peças que acabou de furar. Coloque-as intercaladas, passe a barra roscada de um lado a outro e marque com uma caneta, deixando cerca de 5 mm de cada lado. Com a ajuda de uma serrinha, corte 4 barras roscadas do mesmo tamanho que acabou de marcar.

luminária articulada de mesa com cimento

Na peça quadrado, faça 2 marcações: A primeira, no canto do quadrado, a 1.5 X 1.5 cm das laterais. A segunda, na lateral da peça furada, mas do lado oposto da marcação, como mostra a imagem. Esta segunda marcação, será feita a 1.5 cm da borda, e centralizada na lateral da madeira. E vamos as últimas furações! Comece prendendo o suporte na luminária e, passando uma fita dupla face no suporte. Alinhe a luminária com a madeira e desparafuse o suporte de forma que ele fique preso a madeira e o resto da luminária se solte.

luminária articulada de mesa com cimento

Agora, marque onde será necessário fazer os 3 furos, retire o suporte e fure a madeira com a broca de 3 mm para os parafusos sem ultrapassar o outro lado da madeira e uma broca de 7 mm no furo central ultrapassando toda a madeira. Coloque novamente o suporte e parafuse o suporte na madeira.

luminária articulada de mesa com cimento

Fure também uma das peças maiores em 2 pontos da lateral para que possamos passar o fio mais adiante.

luminária articulada de mesa com cimento

Agora, lixe as peças com uma lixa 180 e aplique 3 demãos de seladora, sempre lixando entre elas.

Conheça os tipos de luminárias que combinam com você.

Montagem da luminária articulada

Comece a montagem fazendo a parte elétrica da peça. Passe o cabo PP pelo furo central do topo e, conecte os fios ao reator da luminária. Conecte o reator as demais peças e monte o plafon.

luminária articulada de mesa com cimento

Agora,  cole o quadradinho de madeira na base de cimento usando cola epoxy no nipple. Deixe secando e inicie a pré montagem da articulação. Intercale a montagem usando 2 peças, 1 peça, 2 peças. Depois de passar a barra roscada, prenda-a com uma rosca e uma porca borboleta em cada lado.

luminária articulada de mesa com cimento

Passe o cabo PP pelos 2 furos da peça central da articulação e, por fim, passe-o por dentro do furo do quadrado preso a base de cimento. Agora é a hora de montar o interruptor e a tomada.

luminária articulada de mesa com cimento

Ao final, sua luminária articulada de mesa está prontinha para decorar a sua casa com mais uma peça feita por você!

luminária articulada de mesa com cimento

E aí, gostou dessa luminária? Espero que sim! Não se esqueça de se inscrever em nosso canal do youtube e nos seguir no Instagram! Sempre tem muita novidade para vocês por lá também <3

Um beijinho e até já!

Este artigo foi patrocinado e temos orgulho de anunciar empresas que têm tudo a ver com nosso conceito de decoração acessível, moderna e fácil de ser feita.

Deixe seu comentário

Sobre Mirna Alves

Metódica, daquelas que monta planilha pro café da manhã (sabe?), adora fazer gráficos, apresentações. É bem inteligente, mas também bem desastrada e inimiga nº 1 das tarefas de casa. Gosta de carros, design e decoração e se diverte programando.

Veja também

como escolher o fechamento de varanda e sacada

4 Dicas para te ajudar no fechamento de varanda

Você tem uma área bacana e está pensando em fazer o fechamento de varanda? Então …