Espaços pequenos requerem soluções criativas e, por esse motivo separamos uma seleção de pequenos jardins para se ter em locais pequenos como o seu quintal ou a varanda do seu apartamento.
Mas quais plantas escolher para ter maior durabilidade e menor manutenção sem perder a beleza? Quais os tipos de vasos para se colocá-las? Como ter várias plantas em um espaço pequeno? Se você respondeu que não sabe a pelo menos uma dessas perguntas, está na hora de ler essa matéria!
+Conheça as melhores plantas para decorar o interior da sua casa
Como ter um jardim em lugares pequenos
Muitas pessoas têm bastantes dificuldades para ter um jardim.
Algumas dizem que é por causa da manutenção (pausa: lembrei da minha mãe que só compra flores falsas por que odeia regar plantas rs), outras que é por dinheiro já que quando elas morrem é preciso comprar novas plantas, algumas dizem que não há espaço para tê-las.
Seja qual for o seu motivo, vamos acabar com essa desculpa agora!
Jardins Verticais
Para apartamentos com sacadas ou pequenas varandas, o ideal é optar por um jardim vertical, pois além de ocupar pouco espaço, ele lhe permite decorar a parede sem a tão temida alteração de fachada!
Esse tipo de jardim também é ideal para o cultivo de ervas, pois permitem que o manuseio seja mais comodo já que você não vai precisar abaixar ou ficar curvado para fazer a colheita e terá tudo que você mais precisa sempre a mão.
+Conheça os maiores truques para cultivar qualquer planta em casa
Vasos e móveis
Para espaços maiores você pode optar por vasos de todos os tipos, além de móveis de madeira maciça ou de metal.
Atenção: Móveis de madeira composta tipo MDF ou MDP estufam com a presença de água e umidade e, você com certeza perdera o móvel em pouco tempo.
Vasos de metal devem sempre ter um suporte na base, seja um carrinho ou um pratinho (nada de acumular água no pratinho, não dá pra esquecer da DENGUE né?).
Isso por que a ferrugem do vaso mancha o piso e com certeza será um inferno para tirar depois, além de que, em alguns casos, a mancha pode não sair mais!
+Gosta da ideia de decorar com pallets? Veja mais dicas para você
Tipos de plantas
Para acertar na hora de escolher as plantas segue uma pequena lista das espécies que você pode cultivar:
Ambientes com muito sol: Gerânios, petúnias, tulipas, rosas.
Ambientes com sombra: Begônias, balsaminas, camélias.
Varandas com sol e sombra: Hortênsias, sinos, fúcsia, louro.
Aromáticas e culinárias: Manjericão, hortelã-pimenta, lavanda, menta, orégano, salsa, alecrim, sálvia, tomilho.
Pulo do gato:
Há uma situação em especial que pede jardins verticais com plantas anuais. São aqueles que são destinados à temperos (como a pimenta, salsa, cebolinha, manjericão, hortelã).
Nestes tipos de jardins cuide para que as plantas estejam ao alcance das mãos e em suportes que permitam um manejo um pouco menos delicado.
A durabilidade das plantas está diretamente relacionada a escolha delas. Se não quiser ter muita manutenção, opte por plantas perenes! =)
+Você também vai gostar de cultivar ervas na sua casa!
Gostou dessa matéria? Compartilhe com seus amigos e ajude-os a terem também jardins incrível!
Se você gosta de decoração e dicas para seu jardim, assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos em primeira mão!
Até já
Jardim vertical ótima sugestão para hortaliças, plantas e arranjos em pequenos espaços.
Ter o projeto em mente é fundamental, além de evitar futuras dores de cabeça!!