sexta-feira , 20 outubro 2017
Home / News / O Cobogó e a decoração brasileira

O Cobogó e a decoração brasileira

Quem conhece o cobogó com certeza é fã dele! Então nossa colaboradora e designer de Interiores Vanessa Pagliuca escreveu uma matéria bem legal para ajudá-los a conhecer um pouco mais desse elemento tão importante para a cultura brasileira e para a decoração.

O Cobogó e a decoração brasileira

 

O cobogó é um elemento vazado que foi criado em 1929 como forma de amenizar a temperatura no interior das casas nordestinas e poder levantar paredes sem precisar vedar a entrada de ar e iluminação do local.

Eles eram feito inicialmente em cimento e se popularizou rapidamente nos anos 40 e 50 por ser uma ideia simples e barata que tinha um apelo estético forte.

Esse elemento voltou com força total nos últimos anos nos projetos de arquitetura e design de interiores, justamente por ter essa função de dividir ambientes e manter a entrada de ar e iluminação, itens de uma arquitetura sustentável que também oferece um design diferenciado, criando ambientes únicos.

cobogo-decoração-revestimento capa

Hoje o cobogó pode ser encontrado em diversos materiais além do cimento, como tijolo e cerâmica, por exemplo, e com diversos formatos e acabamentos.

cobogo-decoração-revestimento (6)

Cobogó na decoração

Existem diversas formas de se usar esse elemento além da tradicional divisória de um ambiente. Você pode optar por fazer um painel ou ainda aplicá-lo em uma mesa, por exemplo.

cobogo-decoração-revestimento (9)

cobogo-decoração-revestimento (8)

Expo Revestir

Durante a Expo Revestir, feira de revestimento que aconteceu em São Paulo entre os dias 01 a 04 de março de 2016, o cobogó apareceu com tudo em vários stands.

Outra novidade foram os novos acabamentos de vários cobogós que agora podem ser brilhantes, foscos ou metalizados. Abaixo imagem de um cobogó em carbono fosco.

cobogo-decoração-revestimento (4)

Alguns deles contavam com cobogó no teto e no piso sob superfícies de vidro. A feira foi incrível e cheia de novidades para quem adora decoração.

Um outro revestimento que também vem chamando bastante atenção é o revestimento 3D, mas isso é papo para outro artigo! 😛

 

Então é isso pessoal! Se vocês gostaram da matéria da Vanessa Pagliuca, deixem aqui seu comentário e a incentivem a continuar conosco 😀

Compartilhe esse artigo em suas redes sociais e inspire seus amigos e familiares a usarem também o cobogó!

Um beijinho e até já

Imagem: Pinterest/Divulgação

Sobre Mirna Alves

Metódica, daquelas que monta planilha pro café da manhã (sabe?), adora fazer gráficos, apresentações. É bem inteligente, mas também bem desastrada e inimiga nº 1 das tarefas de casa. Gosta de carros, design e decoração e se diverte programando.

Veja também

19 inspirações de mesas com canto alemão para sala de jantar

19 Inspirações de Canto Alemão para sua sala de jantar

O Canto alemão é uma das tendência na decoração das salas de jantar das pessoas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.