terça-feira , 28 março 2017
Home / Decoração / Dicas para você fazer uma decoração em gesso incrível

Dicas para você fazer uma decoração em gesso incrível

Você descobriu o efeito incrível que uma decoração em gesso pode trazer à sua casa, mas ainda não sabe como vai incorporá-lo?

Alguns acham que o gesso pode ser colocado sem qualquer planejamento, mas isso não é verdade. Se você quiser um trabalho bem feito você precisa saber como será a iluminação do ambiente, se colocará as cortinas embutidas ou não, e até ser você irá querer um roda-teto ou não.

Para te ajudar, vamos te explicar sobre cada item e te dar material visual para você ter ideia de como vai fazer seu cantinho.

+ Decoração rosa é tendência em 2016 – Arrisque-se!

Decoração em gesso

decoração em gessoA Dani, nossa seguidora do instagram, nos enviou a seguinte questão: “Como fazer a parte de gesso em apartamentos pequenos? Não sei o que usar…” .

Essa é uma pergunta bem comum. Os apartamentos estão cada vez menores e, de fato, o gesso é um material que pode te ajudar muito, tanto no teto, como nas paredes.

No teto, o gesso é utilizado para embutir a iluminação e tem a função de isolamento acústico (ele ajuda a diminuir o barulho da sua vizinha que adora praticar sapateado a noite).

Nas paredes, ele ajuda a criar nichos, divisórias de ambientes e elementos decorativos, além de diminuir o quebra quebra em uma reforma futura.

Forro de gesso

A decoração em gesso ajuda a embutir as luminárias, deixando o teto com menos imperfeições visuais. Assim ninguém vai ficar olhando para o seu teto (até pode parecer brincadeira, mas isso realmente acontece!).

Com o forro de gesso, você consegue economizar um pouco com as luminárias, já que luminárias embutidas tendencialmente são mais baratas. Mas atenção, defina o posicionamento e as luminárias que serão embutidas antes de iniciar o trabalho do gesseiro.

Veja alguns exemplos:

Nesta imagem, as luminárias foram embutidas. Veja que nesta decoração em gesso foram colocadas iluminação de destaque no painel da televisão e na cabeceira do sofá.

Isso cria pontos de destaque, mas não esqueça da iluminação central e principal, é ela que vai sustentar a claridade do seu ambiente.

decoração em gesso

Você também pode fazer um rasgo de luz, ou “santa”, para isso, utilize formas geométricas assim você diminui a informação visual e ficar apenas com o efeito da luz.

Você também pode colocar as fitas de LED dentro destes espaços para deixar eles iluminados de forma mais homogênea.

decoração em gesso

Outra boa alternativa para uma decoração em gesso é fazer uma almofada, contornando todo seu ambiente com gesso e embutir as luzes de destaque.

No centro, mantenha uma luminária principal ou até mesmo um pendente se seu pé direito for alto.

Aproveite também para fazer o cortineiro, aquele espaço para embutir o trilho da cortina que aparece na imagem.

decoração em gesso

+ Aprenda tudo sobre cortinas neste guia completo.

Utilize sempre a “tabica” ou dilatação (aquele espaço entre o forro e a parede), isso permite que o forro se movimente (a dilatação e retração natural do material) sem trincar, além de promover um efeito bonito.

Aliás, você pode utilizar spots para marcar as entradas de quartos, corredores e banheiros, promovendo efeitos visuais muito bacanas.

decoração em gesso

Para elementos decorativos, procure utilizar quadrados ou retângulos.

Hoje já não se usa mais a “sanca tradicional“, procure elementos mais minimalistas, assim a chance de você enjoar diminui muito e os detalhes vão sempre estar em alta.

decoração em gesso

Você pode limitar o uso do gesso e criar apenas rebaixos específicos para as luzes de destaque e cortineiros, como neste quarto.

É uma boa forma de economizar dinheiro na hora de fazer a sua decoração em gesso.

decoração em gesso

Paredes e nichos

O gesso pode ser utilizado para criar divisórias de ambientes ou para promover nichos.

Essa também é uma forma de permitir passar mais pontos de tomada ou iluminação sem quebrar as paredes, além de criar elementos decorativos incríveis.

Veja o detalhe da parede de gesso que recebeu um acabamento em cimento polido, ajudando a criar um vão sobre a cama para apoiar porta retratos.

decoração em gesso

Você pode também utilizar o gesso para economizar espaço e marcenaria e planejar toda uma parede com vãos rebaixos e nichos.

decoração em gesso

Dicas gerais

– Luminárias de embutir precisam sempre de um vão de 10 a 18 cm para serem instaladas, então antes de pensar no gesso, pense nas luminárias, pois você pode comprar uma luminária e ela não encaixar;

– Evite rebaixar tetos e deixar ambientes com menos de 2,40 metros de altura. Em espaços pequenos, isso provoca um achatamento do ambiente e dificulta a vida daquele visitante mais alto (vejo meu irmão limpando o teto com o cabelo em vários lugares :P);

– Para banheiros utilize o gesso acartonado com proteção contra umidade, isso evita manchas de mofo provocadas pela umidade do chuveiro;

SEMPRE aplique um primer de gesso antes da pintura, especialmente no gesso de placa, para evitar o aparecimento de mofo ou trincas;

– Exija sempre que o profissional coloque fitas de juntas no gesso para evitar o aparecimento de trincas.

+ 10 dicas importantes para decorar sua casa

Gostou dessa matéria? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Quer nos dar alguma sugestão, crítica ou pedir ajuda? Deixe um comentário.

Se quiser receber nossas notícias em primeira mão, assine nossa newsletter, é simples, rápido e de graça! ->

Até já

Deixe seu comentário

Sobre Joel Alves

Designer de interiores da Belas Artes, ele é inquieto, criativo e curioso. Um faz-tudo de primeira! Ele adora tatuagens, gosta de atividades físicas, se importa muito com a aparência, e é um bocadinho nerd de vez enquando.

Veja também

como reformar gastando pouco

#papode5 ep. 06: Como reformar gastando pouco

No vídeo de hoje vamos dar dicas para você decorar e reformar o quarto sem gastar muito. Vem ver!

2 Comentários

  1. Que bacana Uberlan! Então seja sempre bem vindo 😀

  2. Parabéns pelo ótimo conteúdo .
    Trabalhamos com gesso drywall e sempre estamos navegando aqui pra tirar idéiasuas Boas.
    Parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.