quarta-feira , 13 dezembro 2017
Home / DIY / Tutorial – Como fazer uma bandeja linda gastando pouco

Tutorial – Como fazer uma bandeja linda gastando pouco

Quem não gosta de ter peças diferentes em casa? Pensando nisso esse DIY é especial para você que quer ter uma bandeja super bacana para servir seus amigos gastando pouco, ou melhor, gastando quase nada.

Esse projeto é pensado na simplicidade e para você poder soltar sua criatividade e utilizar o material que tiver em casa (também vale pegar emprestado do amigo, de um parente…).

bandeja-decorativa5

Materais

  • 1 madeira de aproximadamente 45 cm por 30 cm (Pinus ou Eucalipto);
  • 2 puxadores c/ parafusos;
  • Lixas nº 120 – 180 – 220;
  • Tinta acrílica amarela (ou outra cor que desejar);
  • Óleo mineral ou cera natural para madeira;
  • Furadeira com broca pequena;
  • 4 batedores de silicone.

Passo a passo

1- Lixe a madeira com as lixas na sequência da mais grossa (nº 120) para a mais fina (nº 220). Lixar bem a madeira ajuda a diminuir a ranhuras e permite uma limpeza mais suave após o uso.

2- Lixe bem as quinas para evitar e alguma lasca de madeira possa sair e machucar (mais comuns em madeiras como eucalipto, cedro ou madeiras mais duras). Você pode deixar as bordas levemente arredondadas se preferir.

bandeja-decorativa7

3- Pinte as laterais da madeira com a tinta acrílica e espere secar.

bandeja-decorativa6

4- Com ajuda de um pano passe o óleo mineral ou a cera natural sobre o restante da madeira e espere a madeira absorver para limpar o excesso. Deixe a madeira descansar por 3 horas antes de continuar.

bandeja-decorativa1

5- Marque a posição dos puxadores na madeira centralizando os puxadores e deixando as mesmas distâncias dos dois lados, marque os furos.

bandeja-decorativa4

7- Fure com a furadeira (em alguns puxadores o parafuso é colocado por baixo, mas neste que usamos os parafusos vão por cima. O furo evita que a madeira rache quando for colocar o parafuso.) Atenção: a broca deve ser mais fina que o parafuso que você irá colocar.

bandeja-decorativa2

6- Basta parafusar os puxadores para finalizar sua bandeja.

bandeja-decorativa3

Dicas

  • Você pode utilizar qualquer madeira maciça;
  • O óleo mineral ou a cera natural, permitem que qualquer alimento possa ser pousado sobre a madeira, eles promovem o fechamento dos poros da madeira e sua impermeabilização de uma forma natural, permitindo a limpeza após o uso;
  • Para a limpeza utilize um pano levemente umedecido;
  • Você pode utilizar qualquer puxador basta seguir os furos corretamente, se preferir pode decorar sua bandeja com outras técnicas de pintura, como as técnicas que utilizamos nos potes de barro veja aqui.

Esperamos que tenham gostado, deixei seu comentário ou suas dúvidas aqui em baixo.

Fonte: Homedit

Sobre Joel Alves

Designer de interiores da Belas Artes, ele é inquieto, criativo e curioso. Um faz-tudo de primeira! Ele adora tatuagens, gosta de atividades físicas, se importa muito com a aparência, e é um bocadinho nerd de vez enquando.

Veja também

Banco do canto alemão com baú

DIY: Como fazer o banco do canto alemão para sala de jantar pequena

Vem aprender a fazer um banco de canto alemão aqui nesse DIY super bacana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.