quarta-feira , 13 dezembro 2017
Home / Arquitetura - Design / Como escolher os melhores eletrodomésticos para sua casa

Como escolher os melhores eletrodomésticos para sua casa

Tá com dúvidas técnicas para escolher os eletrodomésticos da sua casa? Vou te ensinar uns truques super bacanas e bem simples para te ajudar a decidir com essa matéria de perguntas e respostas!

Como escolher os melhores eletrodomésticos para sua casa

Veja também:

+10 super dicas de utensílios para sua cozinha
+8 Dicas para equipar uma cozinha pequena

O que é potência de um eletrodoméstico e como isso me afeta

Você precisa saber essas duas questões:

  1. Em tese, quanto mais potente algo, mais “forte” será aquilo.
  2. Quanto maior a potência, maior o gasto de energia.

Por exemplo, pensemos em um secador A com a potência maior que o secador B. Em tese, A tem um poder de secar maior que B e essa regrinha é válida para tudo que envolva calor, como lâmpadas, secadores, aquecedores…

eletrodomésticos (2)

Mas por que você fala “em tese”?

Por que existe algo chamado eficiência energética que é a capacidade daquele objeto em transformar a energia da tomada no que você quer.

No caso acima, vamos substituir os secadores por liquidificadores.  Apesar do liquidificador A ter mais potência que o B, se a eficiência não for melhor ou igual, ele não será mais “forte”. Entendeu?

Vou tentar falar assim: Dois bombeiros (A e B). O Bombeiro A é mais forte que o bombeiro B, mas o A não sabe nadar. Qual vai conseguir tirar mais peso na água? Claro, o B!

eletrodomésticos (4)

E como eu sei a eficiência dos eletrodomésticos?

Essa é a parte triste, você não saberá. Então, não se baseie apenas na potência de um eletrodoméstico para definir qual o melhor. O ideal é você buscar as opiniões de outras pessoas ou até testar o aparelho.

E o que quer dizer um eletro 110V ou 220V? Como sei qual comprar?

Essa é a tensão da sua casa.

Alguns estados usam apenas 110V, outros apenas 220V e alguns podem ter os dois. Inclusive, é possível que sua casa tenha os dois. Então, comece descobrindo qual a tensão da sua casa e da tomada que você quer usar. Essa é a tensão do equipamento que você vai comprar.

eletrodomésticos-(7)

O que acontece se eu ligar na tensão errada?

Diferente do que alguns acham, ele pode ou não queimar.

Se você ligar um aparelho 220V em uma tomada que só fornece 110V, ele vai funcionar fraco ou nem ligar, mas não vai estragar. Agora se você tentar fornecer mais tensão do que o eletrodoméstico aguenta, tipo sua tomada é 220V e você comprou um eletro 110V, se você ligar, você irá queimar o aparelho.

eletrodomésticos-(5)

Tenho uma tomada 110V do lado de uma 220V, qual o melhor para os eletrodomésticos?

Isso depende do eletrodoméstico que você for comprar.

Se a potência do seu eletrodoméstico for baixa, não fará praticamente nenhuma diferença. Agora, se seu eletro tiver muita potência, prefira usar o 220V.

Isso ocorre por que dependendo da potência, a tensão 110V irá pedir uma fiação mais grossa que a do 220V e, normalmente, você evitará ter que trocar a fiação da casa.

eletrodomésticos-(6)

Gostou dessa matéria? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Ficou com alguma dúvida?  Deixa um comentário aqui que eu te respondo!

Beijinho e até já

Sobre Mirna Alves

Metódica, daquelas que monta planilha pro café da manhã (sabe?), adora fazer gráficos, apresentações. É bem inteligente, mas também bem desastrada e inimiga nº 1 das tarefas de casa. Gosta de carros, design e decoração e se diverte programando.

Veja também

Como reformar os móveis da cozinha de forma fácil

Quem não pensa em mudar aqueles móveis já mais velhos da cozinha? Pensando nisso, hoje trouxemos uma super ideia para você fazer isso de forma simples e fácil. Vem ver!