O tijolinho à vista ou tijolinho aparente como também é conhecido, se tornou o queridinho na decoração de interiores. Ele cativa desde os fãs do estilo industrial aos clássicos e traz o aconchego e toda sua versatilidade ao ambiente. Venha descobrir com a gente todas as possibilidades de decoração com tijolinho!
Como ter decoração com tijolinho em casa
Veja também:
Outra super novidade da decoração: Os revestimentos 3D, não te como não se apaixonar!
Já conhece o cobogó? Ele sempre faz muito sucesso na decoração brasileira
Conheça essas 7 dicas antes de reformar sua casa e evite problemas
Tipos de tijolinho no mercado
Graças ao sucesso no mercado, hoje o tijolinho à vista pode ser feito de diversas maneiras. Antigamente, para se fazer uma parede de tijolinho aparante era necessário usar o tijolinho inteiro.
Hoje já temos em olarias somente as facetas do tijolinho, o que facilita sua aplicação, afinal você não perde um espaço considerável do ambiente.
Também temos as opções recicláveis do tijolinho e cada fábrica tem seu processo de reciclagem para chegar ao efeito visual mais próximo o tijolinho convencional. Tem um que é feito com a lama do desastre de Mariana, acredita? Saiba mais…
Tipos de aplicações
Cada material tem sua maneira certa de assentamento e acabamento.
As facetas, assim como os tijolinhos tradicionais, são aplicados com cimento e argamassa. O que diferencia é o tipo juntas (rejunte). Ele pode ser feito das seguintes maneiras:
- Junta seca: Onde a argamassa não fica aparente. O efeito é bem moderno, como se os tijolinhos estivessem sobrepostos, empilhados apenas.
- Junta frisada: O rejunte (argamassa) aparece mas é retirado o excesso criando uma pequena profundidade entre as peças.
- Junta cheia: O rejunte fica nivelado com tijolo criando uma superfície plana.
A fixação do tijolinho sustentável é limpa e descomplicada! Ele dispensa o uso de reboco ou cimento e, também, de um profissional especializado para fazer o serviço. Você mesmo consegue aplicá-lo.
A única exigência é que a superfície esteja seca, portanto, você deve lixar a região sobre a qual será aplicado o tijolo decorativo de modo que fique lisa, sem saliências, para não comprometer o acabamento final.
Acabamentos na decoração com tijolinho
Há algumas variações de acabamentos das facetas que você mesmo pode personalizar ou comprar, se preferir. Tudo depende de como você quer para o ambiente!
Se você prefere uma decoração mais rústica você pode optar pelos naturais. Se a sua decoração com tijolinho remeter mais ao estilo industrial, pode investir nos tijolos de demolição ou os pintá-los de branco.
Os revestimentos ecológicos não aceitam pintura, sendo assim, você tem que escolher antecipadamente o tipo de acabamento que quer fazer. O acabamento neles pode ser feito com massa PVA com corante ou pode-se deixar sem nada, deixando uma pequena junta seca aparente. Mas isso é mesmo questão de gosto.
Ambiente ideal
O revestimento de tijolinho à vista pode ser utilizado tanto na decoração de interiores em salas, quartos, cozinhas quanto nas áreas externas como em varandas, por exemplo, desde que sejam impermeabilizados.
O tijolinho reciclável é recomendado para ser colocados em fachadas, churrasqueiras e lareiras, sendo assim, podem ser colocados em qualquer ambiente interno ou externo. Além de ter características como isolantes térmicos, acústicos, elétricos e super resistentes aos raios U.V.
Espero que você tenha gostado dessa matéria 😀
Se você gosta de nossas dicas para decorar sua casa, assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos em primeira mão!
Nossa página no Facebook também é recheada de dicas e inspirações, conheça!
Mil beijos e até o próximo post!