Home / Arquitetura - Design / Como ter decoração com tijolinho em casa

Como ter decoração com tijolinho em casa

O tijolinho à vista ou tijolinho aparente como também é conhecido, se tornou o queridinho na decoração de interiores. Ele cativa desde os fãs do estilo industrial aos clássicos e traz o aconchego e toda sua versatilidade ao ambiente. Venha descobrir com a gente todas as possibilidades de decoração com tijolinho!

Como ter decoração com tijolinho em casa

Veja também:
Outra super novidade da decoração: Os revestimentos 3D, não te como não se apaixonar!
Já conhece o cobogó? Ele sempre faz muito sucesso na decoração brasileira
Conheça essas 7 dicas antes de reformar sua casa e evite problemas

Tipos de tijolinho no mercado

Graças ao sucesso no mercado, hoje o tijolinho à vista pode ser feito de diversas maneiras. Antigamente, para se fazer uma parede de tijolinho aparante era necessário usar o tijolinho inteiro.

Hoje já temos em olarias somente as facetas do tijolinho, o que facilita sua aplicação, afinal você não perde um espaço considerável do ambiente.

Também temos as opções recicláveis do tijolinho e cada fábrica tem seu processo de reciclagem para chegar ao efeito visual mais próximo o tijolinho convencional. Tem um que é feito com a lama do desastre de Mariana, acredita? Saiba mais…

decoração com tijolinho(1)

Tipos de aplicações

Cada material tem sua maneira certa de assentamento e acabamento.

As facetas, assim como os tijolinhos tradicionais, são aplicados com cimento e argamassa. O que diferencia é o tipo juntas (rejunte). Ele pode ser feito das seguintes maneiras:

  1. Junta seca: Onde a argamassa não fica aparente. O efeito é bem moderno, como se os tijolinhos estivessem sobrepostos, empilhados apenas.
  2. Junta frisada: O rejunte (argamassa) aparece mas é retirado o excesso criando uma pequena profundidade entre as peças.
  3. Junta cheia: O rejunte fica nivelado com tijolo criando uma superfície plana.

A fixação do tijolinho sustentável é limpa e descomplicada! Ele dispensa o uso de reboco ou cimento e, também, de um profissional especializado para fazer o serviço. Você mesmo consegue aplicá-lo.

A única exigência é que a superfície esteja seca, portanto, você deve lixar a região sobre a qual será aplicado o tijolo decorativo de modo que fique lisa, sem saliências, para não comprometer o acabamento final.

decoração com tijolinho(2)

Acabamentos na decoração com tijolinho

Há algumas variações de acabamentos das facetas que você mesmo pode personalizar ou comprar, se preferir. Tudo depende de como você quer para o ambiente!

Se você prefere uma decoração mais rústica você pode optar pelos naturais. Se a sua decoração com tijolinho remeter mais ao estilo industrial, pode investir nos tijolos de demolição ou os pintá-los de branco.

Os revestimentos ecológicos não aceitam pintura, sendo assim, você tem que escolher antecipadamente o tipo de acabamento que quer fazer. O acabamento neles pode ser feito com massa PVA com corante ou pode-se deixar sem nada, deixando uma pequena junta seca aparente. Mas isso é mesmo questão de gosto.

decoração com tijolinho(3)

Ambiente ideal

O revestimento de tijolinho à vista pode ser utilizado tanto na decoração de interiores em salas, quartos, cozinhas quanto nas áreas externas como em varandas, por exemplo, desde que sejam impermeabilizados.

O tijolinho reciclável é recomendado para ser colocados em fachadas, churrasqueiras e lareiras, sendo assim, podem ser colocados em qualquer ambiente interno ou externo. Além de ter características como isolantes térmicos, acústicos, elétricos e super resistentes aos raios U.V.

decoração com tijolinho(5)

Espero que você tenha gostado dessa matéria 😀

Se você gosta de nossas dicas para decorar sua casa, assine nossa newsletter e tenha acesso aos nossos conteúdos em primeira mão!

Nossa página no Facebook também é recheada de dicas e inspirações, conheça!

Mil beijos e até o próximo post!

Fonte imagens: Divulgação/Pinterest.

Sobre Camila Casagrande

Designer de Interiores formada pela Belas Artes de São Paulo e especializada em Gestão de Projetos. Atualmente focada em projetos residenciais. Entusiasta do faça você mesmo, amante dos porquinhos e de fuscas.

Veja também

banheiro-escandinavo-capa

Como montar um banheiro escandinavo | Lançamentos

Vem conhecer as novidades da expo revestir e veja como montar um banheiro escandinavo lindo lindo para sua casa. Tem cada coisa linda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.