Há algum tempo percebi que aquele estilo de decoração que se usava os rodapés da mesma cor do piso está cada dia mais em desuso. O que se vê hoje em dia é bastante ousadia em rodapés e guarnições e, eles ganharam mais destaque na decoração.
E neste post vou dar algumas dicas básicas que vão ajudar vocês na hora de escolher eles.
Como usar os rodapés e guarnições na decoração de casa
Você sabe o que é guarnição (não falo do termo usado no cardápio rs)? E rodapé? Nunca ouviu esses termos antes? Calma, que vou explicar tudinho para você.
+Se você quiser saber como usar os novos modelos de ralos na decoração, dá uma espiada aqui.
Definição de rodapés e guarnições
Rodapé : Barra de madeira, mármore ou cerâmica que se coloca ao longo das paredes na junção com o piso para proteção e acabamento.
Guarnição: Moldura que fica em volta da porta e serve para esconder o encontro do batente com a parede dando um acabamento melhor ao conjunto.

Podemos dizer que o rodapé está para o piso, assim como a guarnição está para a porta, ou seja, são os acabamentos finais desses conjuntos.
Muitas vezes não damos muita importância para isso, mas acredite, se este acabamento estiver mal feito, você vai reclamar desse erro todos os dias que você ver aquele serviço porco. Rs.
+Conheça os truques e acrescente porcelanato na sua casa!
Tamanhos dos rodapés e guarnições
Outra questão que sempre pode ser uma dúvida é: Há regras de tamanhos para rodapés e guarnições? E eu te respondo: Não!!
Os tamanhos variam muito de acordo com a decoração do ambiente. Se for um ambiente clássico, os rodapés podem ser maiores, se é algo bem moderno e minimalista o rodapé pode ser bem baixinho.

Além de variar pelo estilo da decoração, pode variar também pelo gosto das pessoas.
A única sugestão que dou é que o tamanho do rodapé não seja menor que o da guarnição da porta, acho que fica desproporcional. E o tamanho ideal para guarnições é entre 5 e 10cm. #ficaadica
Detalhes
O rodapé deve ter um estilo parecido com a guarnição, ou seja, rodapés ornamentados combinam com guarnições ornamentadas e rodapés lisos combinam com guarnições lisas.

+Aprenda a escolher a cor da parede da sua casa e evite erros!
Material
Não é necessário que o rodapé e a guarnição sejam do mesmo material, mas tenho preferência por guarnições brancas ou em madeira e gosto também de abusar nos rodapés do mesmo material da guarnição ou do piso.

Isso para dentro de casa né.
Em ambientes comerciais, como em elevadores, as guarnições podem ser mais destacadas como em mármore por exemplo.
Alerta de Tendência!
Esse ano acompanhei a Casa Cor de Campinas e notei que agora os rodapés em inox, que antes eram mais presentes na área comercial, estão fazendo sucesso dentro de casa. E digo mais, ficaram um arraso.

Altos e super charmosos, esses fizeram a diferença nesse corredor. Aliás eles super combinam com madeira.

+Veja o que mais teve de legal na Casa Cor Campinas 2016!
Ficou com alguma dúvida? Quer fazer uma crítica ou sugestão? Escreva aqui nos comentários.
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!
Espero que tenham gostado e até a próxima! 🙂