A varanda gourmet é, a cada dia que passa, um dos maiores sonhos de quem vai decorar seu próprio apartamento.
Elas têm um toque de elegância e sofisticação que faz com que até aquele churrasco do fim semana seja um evento chique. Mas será que montar sua varanda gourmet é apenas colocar os móveis e pronto?
Você conhece os riscos que está correndo em montar este espaço tão especial? Quer evitar gastos desnecessários com multas e até mesmo com indenizações? Leia mais e saiba o que não te contaram sobre ter uma varanda gourmet.
+ Conheça as 10 dicas importantes para decorar sua casa
O que ninguém te contou sobre sua varanda Gourmet
O termo gourmet começou a ser usado com mais frequência há pouco tempo. No geral ele retrata algo com requinte, por exemplo, os brigadeiros gourmet não são simples brigadeiros, são algo mais, eles são especiais! A ideia de ter uma varanda gourmet é exatamente a mesma.
Mas o que é preciso para que minha varanda seja considerada gourmet? No caso de um brigadeiro a resposta seria: tamanho e matéria prima diferenciados, feitos por pessoas qualificadas para tal. Mas e a varanda?
Para ter uma boa varanda gourmet, você precisa de planejamento e selecionar o tema do ambiente e a iluminação a dedo. Vou te explicar mais conforme mostro algumas fotos ok?
O projeto
Para ter uma boa varanda gourmet você precisará fazer um projeto dela (mais do que pra qualquer outro ambiente).
Não entre em pânico, é bem mais simples do que parece.
Primeiro faça um desenho (a mão mesmo) do seu espaço e anote tudo que for relevante como as distâncias entre paredes, tamanho do vão da janela, recortes no ambiente que possam existir, pontos de luz, gás, churrasqueira, chaminé…
+ Aqui a gente te ensina a montar um caderno de decoração, que vai te ajudar muito a fazer esse seu projeto.
Com tudo isso em mão, você já pode ir para a segunda etapa: Entender quais as restrições técnicas desse ambiente.
Restrições técnicas
Essa parte é a mais importante do meu ponto de vista (é, eu sou Engenheira!).
Tome cuidado! Um erro aqui ou pular esta etapa pode fazer com que você gasta MUITO dinheiro e o pior, colocar em risco todos que você ama.
Busque com o condomínio e eventualmente com a Construtora quais as limitações para sua varanda.
Como ela fica, normalmente, na fachada, existem diversas regras que podem ser impostas pelo prédio como impedir o fechamento do vão da janela com vidro, impedir alterações de cor, entre outras coisas.
Com a Construtora a coisa é mais séria. Você deve procurar saber quais os limites de peso que o ambiente pode ser submetido (se quiser colocar grandes vasos ou aquários) e até se aquela pilastra que você está pensando em arrancar pode ou não ser arrancada.
Infelizmente, poucos sabem, mas colocar um vaso grande ou um aquário (mesmo médio) pode ser perigoso e são consideradas mudanças de impacto quando se decora um apartamento.
Então, atenção a isso ok?
Grandes mudanças ou altas cargas exigem cálculos de engenheiros. Se você não está disposto a pagar um, melhor mudar o seu projeto e não agregar estes itens ao ambiente.
Isto que estou dizendo é muito sério, atenção: Você pode realmente derrubar um prédio com essa brincadeira mal feita.
Ah, mais uma coisa: Estruturas podem aguentar alguns anos ou minutos até cederem. Não é por que já está feito que está seguro viu?
A escolha
Pronto, agora você precisa definir o que espera deste ambiente de sua casa.
Sua varanda gourmet será um ambiente para se ter refeições ou apenas uma área de encontro entre os amigos para botar o papo em dia ou até mesmo relaxar?
Dependendo do tamanho do espaço você nem precisa pensar sobre isso e pode ter os dois ambientes. Mas é claro, isso não é tão fácil de se encontrar.
+ Veja mais dicas para escolher seu papel de parede para sua varanda gourmet.
Então resumindo, você já fez um desenho do ambiente e conhece ele muito bem.
Já conhece as especificações e sabe o que pode ou não ser feito em sua varanda gourmet.
Já definiu qual a função que ela terá. Agora vamos para a parte mais divertida.
Vamos decorar!
Gostou dessa matéria? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.
Têm dúvidas, sugestões ou críticas? Deixe um comentário pra gente.
Até já