terça-feira, 27 julho 2021
Como fazer uma Luminária de piso torre

DIY: LUMINÁRIA DE PISO TORRE – LINDA E SUPER FÁCIL DE FAZER

Hoje nós vamos te ensinar a fazer uma luminária de piso torre super linda, barata e fácil de fazer! Que tal descobrir suas vocações? 😉

DIY: LUMINÁRIA DE PISO TORRE – LINDA E SUPER FÁCIL DE FAZER

Lista de materiais

— Base de concreto
MDF Revestido 6mm
1 peça de 30cm x 30cm
4 peças de 10cm x 25cm
2 Niple M10 para luminárias
30 cm de mangueira de 1/2
Vaselina sólida

–Receita do concreto
1 parte de cimento CPII
2 partes de areia média lavada
2 partes de pedra nº1

— Acessórios
1 Luminária T5 Ref: 1700
3 metros de cabo paralelo (2 x 1 mm)
Interruptor
Tomada
Fita isolante
Seladora
Lixas 180
Cola epoxy
Cola quente

Molde da base de concreto da luminária de piso torre

Para fazer a nossa base de concreto, nós vamos seguir a mesma técnica que usamos na luminária articulada de mesa que fizemos aqui no blog. Se você ainda não viu, precisa ver!

Mas, resumindo, vamos começar fazendo o molde para nossa base.

Para isso, faça um desenho quadrado de 15X15 cm em uma base de madeira de 6 mm de espessura, não esquecendo de marcar o centro desse quadrado, como na imagem abaixo. Do centro do quadrado, faça uma marcação a 1.5 cm para cima e 1.5 cm para baixo e faça dois furos com uma broca de 10 mm.

Como fazer uma luminária de piso torre

Agora, cole a madeira nas laterais do quadrado que você desenhou e cole-a de maneira intercalada usando cola quente. Na mesma direção dos outros dois furos que você já fez na base, faça um furo na lateral a 5 cm da base com uma broca de 1/4 de polegada, da forma que aparece na imagem.

Como fazer uma luminária de piso torre

Agora, encaixe o nipple na mangueira e prenda o nipple e a mangueira na base. Para o arremate, não esqueça de passar a cola quente novamente. No segundo furo da base você deve colocar mais um nipple, não esquecendo de tampar também com cola quente para evitar que o concreto escape por ele. Passe vaselina em todo interior do molde para que ele não grude.

Como fazer uma luminária de piso torre

Como fazer concreto

Agora é a hora de fazer o concreto. Para isso, vamos usar as medidas: 2 partes de pedriscos, 2 partes de areia fina e 1 parte de cimento. Agora, vá adicionando água aos poucos até a massa ficar firme e fluida. Coloque o concreto no molde e dê leves batidinhas para que parte do ar da massa saia. Isso ajuda no acabamento da peça 😉

Como fazer uma luminária de piso torre

Deixe secar por 2 dias e desenforme cortando os pontos de cola quente do nosso molde. Agora, aguarde mais 5 dias para que a nossa base seque bem antes de continuarmos!

Como fazer uma luminária de piso torre

Já viu a luminária Lorena? Acho que você vai amar essa luminária também!

Luminária de piso Torre

Para fazer a parte da luminária de piso torre, você vai usar o sarrafo de pinus de 2.5 cm de espessura por 5 de largura e 90 de comprimento. Monte o soquete na lâmpada T5 da GalaxyLED (já vem junto com a luminária) e marque com um lápis o desenho da luminária e soquete. Agora, com a ajuda de uma serra tico-tico, você vai cortar a madeira nas demarcações.

Como fazer uma luminária de piso torre

Para prender a luminária a sua base, vamos fazer 2 furos, com 3 cm de distância entre eles, no topo da madeira, usando a broca de 10 mm e com cerca de 6 cm de profundidade. Agora, encaixe a madeira na base para garantir que o encaixe ficou direitinho e marque a altura dos parafusos na madeira.

Como fazer uma luminária de piso torre

Para fazer a passagem dos fios, nós vamos usar a própria broca para traçar o caminho fazendo diversos furos na sequência e dar uma limpada com um formão. Após ter limpado tudo, use uma lixa 60 ou 80 para deixar o acabamento melhor. Depois de ter feito o lixamento, vamos passar o cabo paralelo por este caminho.

Como fazer uma luminária de piso torre

Agora, pegue os pedaços de pinus que têm as mesmas medidas do anterior, mas te apenas 1 cm de espessura e cole os dois pedaços, um de cada lado. Deixe-os bem presos por pelo menos 2 horas e lixe tudo com uma lixa 180 para dar o acabamento. Não se esqueça de passar uma seladora, tinta esmalte ou tinta spray para selar a peça, ok?

Como fazer uma luminária de piso torre

Além dessa, a gente já ensinou como fazer várias luminárias por aqui. Dá uma olhada!

Montagem da luminária de piso torre

Para a montagem, inicie prendendo o cabo paralelo no soquete da lâmpada. Instale agora, na parte superior e interna da luminária as presilhas que vão fixar a lâmpada.

Como fazer uma luminária de piso torre

Encaixe a luminária na posição e marque o  interruptor. Agora, crie um pequeno rebaixo na madeira para embutirmos o interruptor. Nós fizemos esse detalhe para evitar desmontar a lâmpada e perder a garantia, ok?

Como fazer uma luminária de piso torre

Agora, é só prender a luminária de piso torre na base, passar o cabo paralelo pelo nipple que está desobstruído (aquele que tem a mangueira) e prender a madeira na base com cola epoxi. Encaixe a madeira e deixe secar por 2 horas.

Como fazer uma luminária de piso torre

Não se esqueça de instalar a tomada e o interruptor da tomada. 🙂

E prontinho, nossa luminária de piso torre ficou um arraso!

Como fazer uma luminária de piso torre

Espero que você tenha gostado e, se ficou com alguma dúvida, deixa seu comentário aqui abaixo que vamos ter prazer em te responder! Não se esqueça de nos seguir no instagram que no começo de junho de 2018 vamos ter um sorteio super bacana de 3 luminárias para vocês!

Bom pessoal, por hoje é isso!

Um beijinho e até já!

Este artigo foi patrocinado e temos orgulho de anunciar empresas que têm tudo a ver com nosso conceito de decoração acessível, moderna e fácil de ser feita.

Deixe seu comentário

Sobre Mirna Alves

Metódica, daquelas que monta planilha pro café da manhã (sabe?), adora fazer gráficos, apresentações. É bem inteligente, mas também bem desastrada e inimiga nº 1 das tarefas de casa. Gosta de carros, design e decoração e se diverte programando.

Veja também

como escolher o fechamento de varanda e sacada

4 Dicas para te ajudar no fechamento de varanda

Você tem uma área bacana e está pensando em fazer o fechamento de varanda? Então …