sexta-feira, 23 abril 2021
como fazer Luminária de madeira redonda dimerizável

DIY: LUMINÁRIA DE MADEIRA REDONDA COM LÂMPADA DIMERIZÁVEL

Olá pessoal! Hoje trazemos para vocês mais uma luminária linda! Vamos fazer uma luminária de madeira redonda dimerizável para você colocar de pendente no seu quarto!

Como fazer uma luminária de madeira redonda com lâmpada dimerizável

Lista de materiais

– 1 prolongador de PVC de 150 mm
– 1 lâmina de madeira de 2 m X 35 cm
– 1 Sarrafo de pinus de 250 X 50 X 10 mm
– 1 soquete para pendente
– 2 m de cabo PP 2 X 0,75
– 1 canopla
– 1 Lâmpada PAR 20 Dimerizável GalaxyLed (ref. 3520)
– Cola branca
– Lixa 150
– Fita crepe
– Rolinho de tinta pequeno
– Seladora

Cúpula de madeira redonda

Para fazer a nossa cúpula de madeira redonda vamos usar uma lâmina de madeira, mas não se esqueça de deixá-la bem reta antes de iniciar a luminária. Uma ótima dica é passar fita crepe nas bordas para impedir que a lâmina rache durante o manuseio, ok? Depois de ter feito isso, separe um prolongador de PVC que tenha o tamanho da luminária que você deseja. Passe uma fita adesiva ao redor do tubo de PVC e recorte a ponta para que você tenha uma fita no tamanho total do perímetro (volta) do tubo que você vai usar. Meça o tamanho total e multiplique por 4. Esse é o comprimento da lâmina que você irá usar para essa sua luminária de madeira.

como fazer Luminária de madeira redonda dimerizável

Com a medida em mão, meça esse tamanho que você precisará na lâmina, passe uma fita crepe no final da medida e recorte com um estilete. Envolva o tubo de PVC com uma folha de papel para que a lâmina não cole no tubo e prenda com uma fita adesiva. Vire a lâmina ao contrário e passe a fita crepe na extremidade e retire a fita do lado de trás. Enrole a lâmina no tubo de PVC com cuidado e faça uma marcação no ponto em que a lâmina completa a primeira volta. Desse ponto até o fim da lâmina você irá passar cola branca de forma generosa para que ela não seque enquanto você não acabar de enrolar.

como fazer Luminária de madeira redonda dimerizável

Enrolando a madeira

Agora, com muito cuidado para a lâmina não rachar, enrole a peça no tubo de PVC sempre prensando bem para não dobrar nem fazer bolhas e vá passando cola conforme a sua necessidade e termine de enrolar até o final. Ao fim, passe fita crepe no sentido do enrolamento para que a ponta da lâmina fique bem presa a peça. Para deixar a peça perfeita, pegue um toco de madeira comprido e coloque ele por cima da emenda da lâmina prendendo-o a uma bancada de madeira para fazer pressão. Deixe assim por pelo menos 24 horas.

como fazer Luminária de madeira redonda dimerizável

Com uma serrinha, serre a lâmina de madeira até tirar todo o excesso das laterais, mas tenha bastante cuidado para não quebrar a lâmina. Com uma lixa 180, lixe as bordas da peça com cuidado para garantir o bom acabamento da peça e lixe também a lâmina na lateral da sua luminária de madeira.

como fazer Luminária de madeira redonda dimerizável

Suporte de cúpula

Agora vamos fazer o suporte da cúpula de madeira! Primeiro, passe a fita adesiva em toda a volta da sua cúpula e, ao fim, corte ela na metade. Coloque novamente a parte cortada na madeira e faça uma marcação de cada lado da canopla, onde a fita termina. No pedação de madeira que vamos usar, faça uma linha no centro da madeira, no sentido do comprimento dela.

como fazer Luminária de madeira redonda dimerizável

Alinhe as duas linhas (madeira e cúpula) e desenhe a curva da cúpula (por dentro) no sarrafo de madeira. Faça o corte da peça que acabou de marcar pela parte de “fora” com a ajuda de uma serra tico tico-tico ou uma serrinha manual e, ao fim, lixe a peça. Quando finalizar, encontre o centro da peça e faça um furo com uma broca de 10 mm. Faça uma marcação a 2 cm do topo da sua cúpula, na mesma posição da marcação que fizemos anteriormente, e cole com cola branca. Aguarde a secagem por pelo menos 24 horas. O acabamento da sua cúpula você fará com seladora!

como fazer Luminária de madeira redonda dimerizável

Montagem da luminária de madeira

Prenda os dois fios do cabo PP nos dois pontos de conexão do soquete e feche o seu soquete. Passe o cabo PP pelo furo que fizemos no sarrafo de madeira e prenda com a porca que vem no soquete. Na outra ponta, coloque a canopla para que você tenha um ótimo acabamento da luminária e prenda os dois fios aos 2 fios da lâmpada que ficam no teto. Ao fim, escolha a lâmpada que desejar para a sua luminária de madeira. Como queríamos uma lâmpada dimerizável, escolhemos  a lâmpada PAR 20 Dimerizável da GalaxyLed (ref. 3520).

como fazer Luminária de madeira redonda dimerizável

Dimmer

O dimmer se limita ao máximo que uma lâmpada pode te dar de iluminação. Logo, considere que uma lâmpada acesa será o máximo de iluminação que você terá com um dimmer, mas você também poderá ter essa lâmpada de forma menos intensa.
Para ter uma luminária dimerizável você precisará de um controlador dimmer e uma lâmpada que possa ser dimerizada. É muito importante que você tenha atenção a lâmpada que você vai escolher para não causar acidentes, ok?

como fazer Luminária de madeira redonda dimerizável

O dimmer é ótimo para relaxar naquele momento antes de dormir ou até para colocar no quarto das crianças. Além de ser super confortável, ainda deixa o ambiente mais bonito.

Gostou? Separamos também para você algumas luminárias que já fizemos aqui para você poder pegar o projeto. Dá uma olhada!

Não se esqueça de se inscrever em nosso canal do youtube e no nosso instagram @Studio1202, lá a gente sempre traz dicas para você decorar a sua casa!

Um beijinho e até já!

Este artigo foi patrocinado e temos orgulho de anunciar empresas que têm tudo a ver com nosso conceito de decoração acessível, moderna e fácil de ser feita.

Deixe seu comentário

Sobre Mirna Alves

Metódica, daquelas que monta planilha pro café da manhã (sabe?), adora fazer gráficos, apresentações. É bem inteligente, mas também bem desastrada e inimiga nº 1 das tarefas de casa. Gosta de carros, design e decoração e se diverte programando.

Veja também

como escolher o fechamento de varanda e sacada

4 Dicas para te ajudar no fechamento de varanda

Você tem uma área bacana e está pensando em fazer o fechamento de varanda? Então …