domingo, 18 abril 2021

Como montar um quarto de solteiro pequeno para mulher

Hoje em dia precisamos adaptar todas as nossas ideias e conhecimentos para ter resultados incríveis em espaços cada vez menores. Existem muitas vantagens e desvantagens em decorar um quarto de solteiro pequeno e vou te contar como fazer uma decoração maravilhosa para o seu quarto agora!

+Você também pode gostar de saber como montar um quarto de casal pequeno

Como montar seu quarto de solteiro do jeito que você sempre quis

Vamos começar quebrando alguns paradigmas ok?

Quarto de solteiro não é um quarto para uma pessoa solteira, mas para quem dorme sozinho. Parece besteira, mas essas convenções fazem com que muitas pessoas se sintam mal ao pensar nesse ambiente.

Conheço uma senhora, por exemplo, que, por ser separada, se recusava a dormir em uma cama de casal! Ao mesmo tempo, ter uma cama de solteiro não lhe fazia jeito. Não preciso dizer que quando sugeri o uso de uma cama de viúvo (nomenclatura antiga para a cama de 1.28m) ela quase me bateu não é?

Entenda que a convenção não tem a ver com seu estado civil, mas com o espaço ocupado na cama. Logo, a cama de solteiro é ocupada por uma pessoa. A de viúvo por uma pessoa espaçosa, a de casal por duas pessoas e a Queen e King por duas pessoas muito e beeeem espaçosas, respectivamente.

Mas por que estou falando tudo isso? Por que o primeiro passo para o sucesso da decoração do seu quarto de solteiro é a escolha certa da sua cama.

quarto de solteiro feminino mulher (14)

+ Saiba mais sobre como decorar usando uma composição de quadros

Escolha a cama de solteiro certa para você

Aqui você precisa ser realista e jogar limpo com você mesmo.

Qual o tamanho da cama que você PRECISA?

Obviamente, que cama segue a regra do quanto maior melhor, mas tenha em mente que o maior tamanho é sempre limitado pelo tamanho que seu quarto comporta. Então comece fazendo essa pergunta para você mesma.

Será que uma cama de solteiro simples não é o suficiente?

No seu quarto de solteiro, você prefere uma cama num tamanho “justo” e ter espaço para circular no quarto ou uma cama grande e não conseguir andar ou abrir as portas do armário?

Cada pessoa tem sua própria maneira de ver a vida, então esta é uma decisão que só você poderá tomar.

Depois que tiver refletido sobre sua real necessidade, vá medir o seu quarto. Assim você já sabe o que precisa e não o que cabe – isso facilitará na hora de criar seu ambiente.

quarto de solteiro feminino mulher (13)

Planejando seu quarto de solteiro

Desenhe o seu quarto em um papel em branco com as medidas do quarto. Ainda na folha, escreva quais os móveis você tem que ter neste cômodo. Uma cama? Um armário? Uma mesinha ao lado da cabeceira? Uma mesa para mexer no computador?

Pergunte-se o que é importante para você e escreva agora.

Ao fim desta lista, escreva em ordem de prioridade os itens que você gostaria de ter. Uma sapateira? Um espelho?

Com esta técnica não nos esqueceremos das prioridades e, tentaremos achar o melhor lugar possível para seus móveis e desejos, como no quarto da blogueira Marina Smith do 2Beauty.

quarto de solteiro feminino mulher (20)
Foto: Marina Smith – 2Beauty

+ Você vai querer ler como montar um caderno de decoração

Seguindo ainda linha da prioridade e tamanho, o primeiro passo é determinar onde ficará seu armário e qual o tamanho dele.

Pense em tudo o que você precisará colocar nele. Quais serão os lugares onde você poderá guardar as coisas neste ambiente?

Gavetas embaixo da cama e camas baú são opções obrigatórias para seu quarto de solteiro pequeno.

quarto de solteiro feminino mulher (16)

Agora, desenhe no seu papel onde ele ficará e o tamanho dele neste quarto.

Atenção: Se for colocar um armário com portas de correr, saiba que eles têm uma profundidade maior, mas facilitam bastante a circulação do ambiente.

Outra dica importante é o uso de espelhos em pelo menos uma das portas. Além de você não precisar de mais um objeto no quarto, isso dará uma sensação de amplitude maior ao ambiente.

A mesma regra serve para sua cama.

quarto de solteiro feminino mulher (5)

Posicionando os móveis

Opte por encostar a cama na parede, independente do tamanho dela.

Ela dará mais conforto na hora de dormir e parecerá maior do que na verdade é. Essa é uma das grandes vantagem do quarto de solteiro, poder encostar a cama na parede.

Garanta que existe 60 cm entre a cama e o armário. Este é o espaço ideal para a circulação no quarto, embora alguns especialistas aceitem até 40 cm.

Se for menor do que isso, tenha em mente que a circulação ficará prejudicada e, apenas vá nessa direção sabendo o que está fazendo ok?

Agora que você já posicionou a cama e o armário, que são os itens mais importantes do seu quarto de solteiro, está na hora de colocar a mesa e cadeira do escritório se você tiver interesse.

quarto de solteiro feminino mulher (17)

Ela deve ficar, preferencialmente, encostada na parede para dar a mesma sensação de amplitude (aquela que expliquei sobre a cama). Normalmente o melhor lugar é na parede da janela, mas fica a seu critério.

Opte por uma cadeira com ajuste de altura e encosto se você for usar por muito tempo, caso contrário, prefira cadeiras mais translúcidas.

quarto de solteiro feminino mulher (18)
Imagem: Tiago Crisostomo

+ Para montar essa parte, eu criei um artigo específico aqui.

Agora que os grandes itens já estão posicionados, considere colocar prateleiras, nichos e quadro nas paredes. Elas vão dar um charme ao ambiente e ajudar na organização do seu quarto.

Cores e iluminação

Um quarto de solteiro pequeno implora que você use cores claras. Isso ocorre por que as cores escuras dão uma sensação de que aquele ambiente é menor do que ele realmente é.

Se você não suporta a ideia de ter um quarto claro, considere usar cores mais escuras em pequenos detalhes. Nada de colocar móveis ou paredes escuras tá?

Em um quarto pequeno, o uso de pendentes principais e luminárias de piso deve ser evitado. Eles reduzem muito a noção e o espaço de circulação deste ambiente.

Iluminações embutidas no gesso são ótimas opções. Apesar de reduzir a distância piso – teto, ela te permite colocar as luzes em qualquer ponto do quarto e isso favorece a diminuição de móveis. Por exemplo, colocando uma iluminação na cabeceira, você não precisará de um abajur e, talvez, também não precisará de uma cômoda.

quarto de solteiro feminino mulher (15)

+Leia mais sobre como decorar com gesso aqui

Além disso, o grande responsável por qualquer grande decoração é uma boa iluminação. Com ela você dá o destaque para onde as pessoas devem olhar. Se não optar pelo gesso, escolha luminárias pequenas e discretas.

Organização

Mas a maior dica que eu posso te dar para decorar seu quarto de solteiro, sem brincadeira, é sobre organização.

Não existe decoração sem organização.

Você pode ter a casa mais linda do universo, se tudo não estiver organizado, a decoração simplesmente não aparece.

quarto de solteiro feminino mulher (3)
Apartamento Idylle

Então amiga, depois que você acabar de decorar seu quarto de solteiro, gaste um tempo e defina qual o lugar certo para cada coisa e organize-se. Você só tem a ganhar!

+Você também vai gostar de ler como decorar sua sala pequena

Espero que você tenha gostado da nossa dica e tenha te ajudado a decorar seu quarto de solteiro. Compartilhe com suas amigas em suas redes sociais.

Um beijinho e até já

Muitas fotos daqui do blog são retiradas da internet e nem sempre é possível encontrar o responsável por ela. Se você é o dono ou conhece quem seja, por favor, nos envie uma mensagem que teremos prazer em atualizar o artigo.

Deixe seu comentário

Sobre Mirna Alves

Metódica, daquelas que monta planilha pro café da manhã (sabe?), adora fazer gráficos, apresentações. É bem inteligente, mas também bem desastrada e inimiga nº 1 das tarefas de casa. Gosta de carros, design e decoração e se diverte programando.

Veja também

REFORMA-DA-SACADA-PEQUENA-ANTES-E-DEPOIS

Antes e Depois da reforma da sacada pequena

E finalmente chegou o dia! Hoje vamos mostrar para você a reforma da nossa sacada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.