Seu armário é uma bagunça? Falta espaço? Você arruma, mas ele torna a se bagunçar na velocidade da luz? Hoje ensino dicas práticas e efetivas de organização do guarda-roupa sem precisar de um espaço gigantesco. E mais importante: Mantê-lo assim! Vem comigo!
O segredo da organização do guarda-roupa
#Desapegue
Você não precisa manter no armário roupas que:
1. Não servem ou não te valorizam;
2. Estão gastas, manchadas ou desbotadas;
3. Que você não usa.
Uma boa organização do guarda-roupa começa com uma boa limpeza. Doe o que tiver que ser doado, recupere o que precisar de reparos e não tenha medo de se desfazer de algo que você não usa mais. Falando nisso, fizemos uma matéria bem bacana para te ajudar a organizar a roupa de cama. Vem ver!
# Separando as roupas:
É importante que você junte as peças parecidas como blusas de manga comprida, camisas sociais, camisetas… Isso vai te ajudar de vários jeitos como:
1. Encontrar mais a roupa mais rápido;
2. Avaliar melhor as opções de roupas disponíveis;
3. Otimizar o seu espaço – roupas parecidas têm a mesma forma de armazenamento.
Com isso feito, separe o que deve ser guardado dobrado do que precisa ser pendurado.
Pendure as peças que amassam com facilidade ou que ficariam marcadas se fossem dobradas (calças sociais, camisas, vestidos…) e dobre as peças que não podem ser penduradas (roupas íntimas e de banho, malhas e tricôs – que deformam se forem pendurados).
# Entendendo seu espaço:
Você pode ser uma pessoa sortuda, com um armário projetado e executado pelo marceneiro, porém, se esse não é o seu caso e você achar que o seu armário não se ajusta às suas necessidades, não se desespere! Existem acessórios que podem te ajudar a contornar a situação:
1. Caixas organizadoras podem ser empilhadas e substituem muito bem as gavetas que faltam;
2. Você pode usar um gavetex nas prateleiras (compra-se em lojas de organização) para duplicar o espaço e fazê-las render mais.
3. Cabides de acessórios são pouco lembrados, porém muito úteis para lenços, gravatas, cintos e até sapatos.
4. Verifique os seus cabides e dê preferência para os modelos finos que tomam menos espaço no armário e otimizam o cabideiro (os de veludo, além de serem fininhos, não deixam a roupa escorregar!)
Aqui no blog tem uma dica bem legal também para quem não tem muito espaço e quer organizar a bagunça das tampas e panelas. Vem ver!
#Mantendo a organização do guarda-roupa:
Certo, arrumar é fácil. Mas porque o seu armário “se bagunça” de novo?
Isso acontece por que você provavelmente não encontrou ainda o melhor esquema de organização para a sua rotina.
Na hora de fazer a arrumação, priorize as peças que mais usa e coloque-as no lugar de mais fácil acesso (prateleiras intermediárias e cabideiros).
Deixe as prateleiras muito altas e baixas para os itens de pouca procura, como roupa de banho e itens de inverno.
No mais, respire fundo e tente ser cuidadoso sempre que for retirar ou guardar algo no seu armário. Respeite a organização já existente e dificilmente você terá problemas.
Indicamos uma revisão no seu armário a cada semestre, assim você pode retirar as roupas que não farão falta e livrar espaço para as próximas aquisições.
Organizar é sempre uma questão de manutenção da organização. Uma outra matéria bacana que acorda essa ideia é a organização do escritório de casa. Vem ver!
Gostou dessa matéria? Sempre trazemos dicas para te ajudar a organizar e decorar a casa. Afinal, quem organiza também decora :D. Conheça nossa seção sobre o tema organização.
Você tem outro truque para organizar? Conta aqui pra gente nos comentário 🙂
Um beijo e boa sorte!