O tamanho da crise na cidade de São Paulo diminuiu, mas esse não é o único motivo para você pensar em economizar água. Você sabia que com o uso de uma cisterna em casa você pode diminuir em até 30% do seu consumo de água? Deixa eu te falar mais sobre isso!
Aprenda a economizar água com a cisterna
Cisterna é um “dispositivo” que armazena a água das chuvas e lhe permite reutilizá-las. Simples né? Conheça como funciona e onde essa água pode ser usada.
Onde usar a àgua da chuva?
A água da chuva é uma água boa para usar em lavagens de áreas externas como quintais, garagens e regar o quintal, por exemplo. Outro bom uso é na descarga da privada do banheiro, embora o projeto precise ser maior e mais dispendioso.
+Aprenda a fazer um jardim pequeno em sua casa!
Como funciona?
A cisterna é basicamente um grande tambor vazio que recolhe a água da chuva.
Normalmente ela fica conectada a calha do telhado e a água que escorre por ela vai parar na cisterna. A cisterna deve ter também um respiro por onde o ar possa circular e a água possa “transbordar” caso ela se encha completamente e um ponto de saída (pode ser uma torneira) na parte mais baixa da cisterna.
Uma boa cisterna conta também com um filtro para impedir que os galhos e folhas que venham da calha caiam dentro dela e um tubo, na vertical (foto) por onde as pequenas partículas de areia, terra e sujeira vão cair e evitar que parem dentro da cisterna.
Como o Brasil está lutando com uma epidemia de Dengue, nada de vacilar. Existem telas que impedem que o mosquito entre na cisterna e possa botar os ovos na água.
Economizar água do banheiro
No melhor projeto, você incluiria uma tubulação da cisterna para os vasos dos banheiros, assim você poderia usar essa água na descarga. E, se você for mexer na tubulação do banheiro, que tal fazer um banheiro com duas pias?
Infelizmente, isso pode acabar ficando caro então, nada de desistir se não conseguir levar ao banheiro ok? Use e abuse dessa água nas áreas externas!
+Conheça mais uma ideia bacana e sustentável como essa lendo a nossa matéria sobre tijolos feitos de lama do desastre de mariana.
Gostou dessas dicas? Se inscreva em nossa newsletter e receba várias novidades de tudo que acontece por aqui.
Compartilhe esse artigo com seus amigos em suas redes sociais e nos ajude a ajudar mais pessoas!
Um beijinho e até já!