sexta-feira , 18 agosto 2017
Home / DIY / DIY: Como fazer o banco do canto alemão para sala de jantar pequena
Banco do canto alemão com baú

DIY: Como fazer o banco do canto alemão para sala de jantar pequena

Olá pessoal! Hoje vou trazer para você um passo a passo fantástico do banco do canto alemão. Os cantos alemães estão super em alta na decoração e ficam perfeitos naquele cantinho da sua sala de jantar. Pensando nisso, hoje vamos te mostrar como fizemos o nosso e dar dicas de como você pode otimizar o seu espaço.

DIY: Como fazer o banco do canto alemão para sala de jantar pequena

Os cantos alemães são ótimas opções para quem gosta de conforto na hora de jantar (eu!!!) como também para quem precisa de mais espaço em casa. Como não podia deixar de ser, fizemos nosso banco com um baú para aproveitar melhor o espaço. Gostou? Então vem ver como fazer 😉

O projeto do banco pode ser baixado neste link.

Lista de materiais

MDF revestido 18 mm branco
1 peça de 452 mm x 150 mm (A)
1 peça de 1549 mm x 150 mm (B)
1 peça de 1585 mm x 350 mm (C)
1 peça de 452 mm x 450 mm (D)
1 peça de 350 mm x 470 mm (E)
2 peça de 452 mm x 280 mm (F)
1 peça de 1549 mm x 100 mm (G)
2 peça de 452 mm x 50 mm (H)

MDF Revestido 6mm branco
3 peça de 452 mm x 510 mm (fundo)

Compensado 15 mm
1 peça de 447 mm x 1562 mm (I)

Estofado
Espuma D33 de 450mm x 160mm x 50mm
2 metros de tecido
2 metros de manta acrílica 150 g

± 22 metros de fita de borda de 22 mm branca
Parafusos 4.5 x 50 mm
Parafusos 4.5 x 35 mm
Parafusos 4.5 x 16 mm
20 cantoneiras de fixação 2 furos branco

Lixa
Cola PUR
Cola Instantânea
Cola de contato em spray
Grampos
Linha, agulha e tesoura
Lápis, régua e esquadro

Saia do banco do canto alemão

Antes de começar, passe a fita de borda nos topos de todos os MDFs revestidos utilizados. Se você não sabe como fazer isso, nós já ensinamos a colocar a fita de borda aqui.

Vamos começar fazendo a nossa saia do banco do canto alemão, para isso, faça as marcações (usando um lápis e régua) de 1.8 cm da borda na peça (A) e lixe a região da marcação e a lateral da peça (B) que ficará em contato com a peça (A). Aplique a cola instantânea e posicione a madeira para que fique perfeita. Agora, faça uma marcação de 5 cm do topo e parafuse 2x as peças neste espaço acima da linha, fazendo os furos pela parte externa da lateral menor (A).

DIY como fazer o banco do canto alemão Studio 1202

Banco do canto alemão

Agora é a hora de montarmos o banco e encaixarmos a saia que montamos nele. Comece fazendo uma marcação a 5 cm da borda na peça frontal (C) e aplique cola PUR nesta área de 5 cm demarcada e espalhe a cola.
Posicione a saia que você acabou de fazer sobre a cola e a linha demarcada e parafuse as peças pela parte interna. Não se esqueça de alinhar bem as peças!

DIY como fazer o banco do canto alemão Studio 1202

Agora, faremos a lateral acima da saia do nosso banco. Para isso, faça duas marcações nesta peça: uma linha a 1.8 cm da borda na parte mais comprida e, uma linha de 5 cm na parte mais estreita da peça (D).
Na zona marcada com 5 cm, passe cola PUR e, na zona de 1.8 cm passe cola instantânea. A parte do móvel que será colada com cola instantânea deve ser lixada antes de colada, ok?

Depois de colada e ajustada, parafuse as peças pela parte externa do banco e, use 2 cantoneiras em “L” (interno) para prender as duas partes que foram coladas com cola instantânea.

DIY como fazer o banco do canto alemão Studio 1202

Agora, usando a peça (E), coloque-a na posição de encaixe e marque o encontro usando um lápis. Lixe as peças que serão coladas, passe a cola instantânea, ajuste a posição e coloque mais 2 cantoneiras na parte interna do móvel.

DIY como fazer o banco do canto alemão Studio 1202

Estrutura e divisórias do banco do canto alemão

Chegou a hora de finalizarmos nosso banco! Vamos começar colocando as divisórias do nosso banco. Aqui fizemos as áreas internas com 51 cm então, fizemos as marcações assim: 51 cm (risco) 18 cm (risco) e repetimos as medidas mais uma vez. Os 18 cm se referem a espessura das madeiras de divisória (F) 🙂

Vamos colar usando a cola instantânea depois de lixar as partes de contato e reforce usando as cantoneiras e “L”. Não se esqueça de prensar bem enquanto a cola age e ajustar direitinho heim? Essas divisórias ficarão levemente apoiadas no topo da madeira da saia.

DIY como fazer o banco do canto alemão Studio 1202

Hora de colocarmos a estrutura da nossa peça (G)! Você vai usar a cola instantânea mais uma vez e, a peça deve ficar encostada nas divisórias que você acabou de colocar. Por fora do banco, coloque 2 parafusos do lado não visível e, 1 parafuso do lado visível, na parte mais escondida da saia do banco e use o tapa furo para esconder esse parafuso. As divisórias foram presas a estrutura com as cantoneiras em “L”.

DIY como fazer o banco do canto alemão Studio 1202

Neste momento você já está vendo seu banco, heim? <3 Para finalizar ele, vamos medir a distância do topo do banco até as divisórias e fazer uma marcação usando essas medidas em cada lateral do banco do canto alemão. Nesta posição, colocaremos os dois sarrafos (H) para suportar o tampo usando cola instantânea e parafusos.

DIY como fazer o banco do canto alemão Studio 1202

Assento do banco do canto alemão

E já estamos quase finalizando nosso banco baú do canto alemão! Vamos ao assento! 🙂

Aqui usamos a madeira compensado, por ser o que tínhamos disponível, mas se você preferir usar MDF ou outra madeira, fique a vontade. Essa madeira deve ser levemente menor que as medidas internas do seu banco já que ela irá embutida nele.

Primeiramente, corte a espuma do tamanho exato do assento e cole na madeira usando cola de contato em spray. Depois, desenhe no tecido as medidas e costuras que serão feitas. Como estamos usando um compensado de 1.5 cm + espuma de 5 cm, fizemos um retângulo central com o comprimento e largura da espuma, seguido de uma borda de 10 cm como você pode ver nesta imagem.

DIY como fazer o banco do canto alemão Studio 1202

Se você não tem confiança na costura ou não quer costurar, nós ensinamos outra forma bem bacana de fazer um estofado quando ensinamos a fazer a cabeceira da cama estofada 🙂

Agora, basta costurar as 4 pontas do recorte do tecido, deixando a dobra para dentro e, recortar a sobra. Coloque sobre a madeira e espuma que já foram coladas, vire com a madeira para cima e, com um grampeador, prenda o tecido na madeira. Para dar um acabamento melhor, use um tecido de TNT nesta parte da madeira visível e também o grampeie a madeira.

Como nosso estofado tem o conceito embutido, vamos fazer também uma tira de tecido e deixá-la como puxador, presa a parte debaixo do assento. Não se esqueça também de colocar o fundo do seu baú 🙂

DIY como fazer o banco do canto alemão Studio 1202

Prontinho!

Nosso banco está super bem feitinho e prontinho para decorar a sua casa. Aqui optamos por não colocar um fundo nele e prendê-lo diretamente no painel que irá encostado na parede e ensinaremos a fazer amanhã, aqui no blog! Além disso, essa semana também ensinaremos como fazer a nossa mesa de jantar que super combina com esse lindo canto alemão.

DIY como fazer o banco do canto alemão Studio 1202

Você também vai gostar dessas dicas de decoração para sala de jantar pequena que nós separamos para você aqui <3

Espero que tenha gostado desse DIY e, não se esqueça de se inscrever em nosso canal do youtube! Lá ensinamos vocês a  fazerem vários móveis lindos e decorar a casa, sem falar nas lindas transformações que mostramos. Você não vai perder né?

 

Canal-DIY-no-youtube-decoração

Um beijinho e até já!

 

Sobre Joel Alves

Designer de interiores da Belas Artes, ele é inquieto, criativo e curioso. Um faz-tudo de primeira! Ele adora tatuagens, gosta de atividades físicas, se importa muito com a aparência, e é um bocadinho nerd de vez enquando.

Veja também

comprar ferramentas novas

#papode5 ep. 05: 5 Dicas para comprar ferramentas novas

Hoje te daremos dicas para você escolher e comprar suas ferramentas novas!