quarta-feira , 13 dezembro 2017
Home / Garden / Área Interna / O design é para ser sentido | Novidades Expo Revestir 2017
exporevestir-casa-de-verdade

O design é para ser sentido | Novidades Expo Revestir 2017

Há algum tempo tenho refletido sobre a profundidade do design na vida das pessoas. Por que é tudo tão pasteurizado, tudo incrivelmente lindo, mas pouco vivido? O ser humano tem mesmo essa mania de querer ter tudo do melhor, o mais bonito, o mais caro, o mais (encaixe aqui seu argumento). Mas será que a beleza, por si só basta? Neste momento chego a minha primeira constatação:

O design não é para ser apenas consumido, mas para ser vivido!

Percebo que o design, tal como é hoje, se assemelha tanto àquele conceito da moça magra da capa da revista. Não importa o quão impossível, ou “fútil” seja aquilo, o padrão da beleza (neste caso na decoração) sobressai a vivência que as pessoas terão naquele ambiente. E, já tendo isso em mente há algum tempo, fui para a expo revestir com um olhar um pouco diferente: estava na busca dos indícios de que isso estava para mudar.

3 marcas me chamaram a atenção na feira neste aspecto, e vou te mostrar o porquê.

A Duratex/Durafloor

A Duratex é uma empresa que fabrica painéis de madeiras industrializados e pisos e você, provavelmente, já ouviu falar dela.

No dia da feira, esse foi o primeiro stand no qual entrei e tive o prazer de conhecer mais sobre a empresa e os produtos. Para variar, não posso deixar de dizer que os produtos estão lindos! E que trazer produtos lindos, por si só, não é um problema. Mas decidi tentar enxergar o que havia por trás deles e descobri o user-experience, ou a experiência do cliente.

Foto: Studio 1202 – Expo revestir 2017

Neste momento, abri meus olhos. Eu, que sempre trabalhei tentando melhorar a experiência do usuário quando desenvolvia carros, não estava prestando atenção a forma como os clientes interagem com os produtos de decoração.

E aí te pergunto, esqueça a beleza por um instante e me diga, por exemplo, o que você espera de um piso?

Há tanto por trás da beleza… quantas vezes você preferiu um produto que fosse fácil de limpar? Que aquilo que imita a madeira, tivesse, enfim, o toque da madeira que você se recorda da infância? Que você pudesse instalar sem bagunça? Foi isso que vi e que me surpreendeu na Duratex. O cuidado por trás da aparência.

Foto: Studio 1202 – Expo revestir 2017

Há ainda uma questão de sustentabilidade na duratex , mas vou deixar esse papo para outra hora. 😉

Curtiu? Você vai curtir também nossa matéria sobre piso laminado e vinílico!

A Hydra

Outra empresa que me surpreendeu (aliás, me abalou!) foi a Hydra. Ela também faz parte do grupo Duratex, e também está muito preocupada com o user-experience.

O que mais te incomoda em uma torneira? Acho que não falo só por mim quando digo que odeio tomar um banho na torneira quando a abro demais. [Pausa para você se lembrar da sensação] E aí vem a Hydra e Deca e me fazem uma torneira que regula automaticamente a quantidade de água que sai e acaba com esse problema! Neste momento pensei logo, “e cria outro, meu bolso”, mas não, segundo o time da empresa, o aumento de custo no produto é muito baixo. É ou não é muito amor?

deca-comfort-exporevestir-sustentabilidade
A torneira regula automaticamente a quantidade de água independentemente da pressão. Imagem: Divulgação

Foram inúmeros produtos mostrados (eu me apaixonei por diversos deles) e todos eles tinha dois focos muito claros: User-experience e Sustentabilidade.

Há um tempo atrás falei bastante sobre banheiros com 2 pias e dei algumas dicas para quem quer ter esse tipo de banheiro <3

Green Wall

E foi neste aspecto que a Green Wall me surpreendeu também. A empresa, que produz cerâmicas nas quais é possível montar um jardim na sua própria casa, pretende trazer mais verde para a cidade. A sustentabilidade é fácil de perceber, mas e o tal do user experience?

O truque aqui é entender que além de beleza, um jardim vertical traz muito para sua vida. As plantas ajudam a reduzir a poluição, a temperatura e até o barulho do ambiente. Já pensou em escolher um jardim, não apenas por sua beleza, mas por sua necessidade?

design-acessível-sustentabilidade-greenwall
Imagens: Divulgação

Aproveita e vem aprender a fazer um jardim vertical bacana <3
Espero que com este post, eu tenha conseguido fazer você pensar um pouco além da aparência e a valorizar coisas que nem sempre estão estampadas nos produtos, como sua forma de viver. Que tal criarmos uma casa que seja perfeita para a sua vida?

Um beijinho e até já!

Capa: Pinterest

Deixe seu comentário

Sobre Mirna Alves

Metódica, daquelas que monta planilha pro café da manhã (sabe?), adora fazer gráficos, apresentações. É bem inteligente, mas também bem desastrada e inimiga nº 1 das tarefas de casa. Gosta de carros, design e decoração e se diverte programando.

Veja também

Como reformar os móveis da cozinha de forma fácil

Quem não pensa em mudar aqueles móveis já mais velhos da cozinha? Pensando nisso, hoje trouxemos uma super ideia para você fazer isso de forma simples e fácil. Vem ver!