Home / Decoração / Truques e mais truques para organizar a maquiagem

Truques e mais truques para organizar a maquiagem

Se você é mulher, as chances de você possuir um pequeno arsenal de maquiagem são altas. Quer saber como otimizar a organização da sua coleção? Na matéria de hoje a Designer de Interiores Serena Müller vai te dar 6 dicas incríveis para você organizar a maquiagem. Confira agora!

Truques e mais truques para organizar a maquiagem

+Você também pode gostar das nossas dicas para organizar os sapatos em caixas!

Dica #1: Onde guardar

A primeira coisa a se considerar é: Evite guardar a sua maquiagem no banheiro (na verdade, em qualquer local úmido e abafado). A umidade aumenta os riscos de proliferação de bactérias, além de fazer a sua maquiagem estragar mais rápido.

organizar a maquiagem arrumar maquiagem (4)

Dica #2: Setorize os seus produtos

Essa é a dica de ouro! Agrupando produtos similares fica muito mais fácil de encontrá-los quando precisar. Além disso, te ajuda a ter noção de tudo o que você tem e não ficar repetindo sempre os mesmos produtos. Divida-os em “Olhos, boca e face” (isso vale para os pincéis também!).

Dica: Se você tiver um produto multiuso, acomode-o na categoria em que você o usa com mais frequência.
Se a sua coleção for pequena, a famosa “nécessaire rocambole” dá conta do recado.

organizar a maquiagem arrumar maquiagem (5)

Dica #3 Crie subcategorias

Faça uma análise de quais conceitos você usa na hora de se maquiar. Como costuma decidir qual produto usar? Pela cor? Pelo acabamento? Pela marca? As respostas não precisam ser iguais para todos os itens…

A partir disso, crie subcategorias para facilitar a organização. Lembre-se que isso é uma escolha pessoal e não existe opção certa ou errada. Você pode tanto separar os batons, depois glosses, depois lápis de boca, como também pode agrupar tudo o que é vermelho, tudo o que é rosa e tudo o que é nude. Veja o que se adequa mais à sua rotina.

organizar a maquiagem arrumar maquiagem (1)

Dica #4 O espaço adequado

A parte mais crítica sem dúvidas é: depois de tudo separado, como organizar a maquiagem no espaço disponível?

Bom, se a coleção é maior do que o espaço, há uma solução simples: verticalizar.

Você pode instalar nichos e prateleiras ou até mesmo pendurar organizadores diretamente na parede para ganhar espaço.

organizar a maquiagem arrumar maquiagem (8)

Se você tiver uma bancada (ou escrivaninha, penteadeira…) destinada somente à sua maquiagem e ela for larga o suficiente, outra opção é colocar um pequeno gaveteiro e organizar a maquiagem embaixo dela. Faça divisórias nas gavetas com caixinhas ou cestos.

Dica #5 Organizando os pincéis

Para os pincéis, pense em duas opções: se tiver espaço suficiente, o ideal é guardá-los em organizadores com tampas (porta talheres são excelentes para isso!). Se não, coloque-os em copinhos ou porta-canetas, sempre com as cerdas para cima e, se possível, em algum lugar onde não peguem tanto pó.

organizar a maquiagem arrumar maquiagem (9)

Aqui no blog fizemos uma matéria especial apenas ensinando a organizar os pincéis de maquiagem. Vem ver!

Dica #6 Exponha sua maquiagem

E, para a sorte das desorganizadas de plantão, saiba que a maquiagem tem uma grande vantagem sobre qualquer outra bagunça: ela vem em embalagens lindas e elegantes.

Já pensou em expor as suas ao invés de escondê-las? Valorize os seus itens mais bonitos (também vale para perfumes!) expondo-os em suportes charmosos.

organizar a maquiagem arrumar maquiagem (3)

Se você não quer gastar com um porta-maquiagem acrílico, você pode improvisar com bandejas bonitas, porta petit-fours ou mesmo criar um painel magnético para pendurá-los como se fosse um quadro!

Nossa categoria Organização é perfeita para você que tem dúvidas de como arrumar a casa. Confira 😉

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais e nos ajude a alcançar mais pessoas com informações importantes como essas.

Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou crítica, deixe aqui embaixo nos comentários 😀

Um beijinho e até já!

Imagens: Pinterest

Sobre Mirna Alves

Metódica, daquelas que monta planilha pro café da manhã (sabe?), adora fazer gráficos, apresentações. É bem inteligente, mas também bem desastrada e inimiga nº 1 das tarefas de casa. Gosta de carros, design e decoração e se diverte programando.

Veja também

capa como fazer box baú barato

Como fazer uma cama box baú barata

O DIY de hoje é mega especial! Hoje nós vamos te ensinar como fazer uma …