terça-feira , 20 Fevereiro 2018
Home / Decoração / O segredo da organização do guarda-roupa

O segredo da organização do guarda-roupa

Seu armário é uma bagunça? Falta espaço? Você arruma, mas ele torna a se bagunçar na velocidade da luz? Hoje ensino dicas práticas e efetivas de organização do guarda-roupa sem precisar de um espaço gigantesco. E mais importante: Mantê-lo assim! Vem comigo!

O segredo da organização do guarda-roupa

#Desapegue

Você não precisa manter no armário roupas que:

1. Não servem ou não te valorizam;
2. Estão gastas, manchadas ou desbotadas;
3. Que você não usa.

Uma boa organização do guarda-roupa começa com uma boa limpeza. Doe o que tiver que ser doado, recupere o que precisar de reparos e não tenha medo de se desfazer de algo que você não usa mais. Falando nisso, fizemos uma matéria bem bacana para te ajudar a organizar a roupa de cama. Vem ver!

organizaçao do guarda-roupa guarda roupas arrumar closet (2)

# Separando as roupas:

É importante que você junte as peças parecidas como blusas de manga comprida, camisas sociais, camisetas… Isso vai te ajudar de vários jeitos como:
1. Encontrar mais a roupa mais rápido;
2. Avaliar melhor as opções de roupas disponíveis;
3. Otimizar o seu espaço – roupas parecidas têm a mesma forma de armazenamento.

Com isso feito, separe o que deve ser guardado dobrado do que precisa ser pendurado.

organizaçao do guarda-roupa guarda roupas arrumar closet (4)

Pendure as peças que amassam com facilidade ou que ficariam marcadas se fossem dobradas (calças sociais, camisas, vestidos…) e dobre as peças que não podem ser penduradas (roupas íntimas e de banho, malhas e tricôs – que deformam se forem pendurados).

# Entendendo seu espaço:

Você pode ser uma pessoa sortuda, com um armário projetado e executado pelo marceneiro, porém, se esse não é o seu caso e você achar que o seu armário não se ajusta às suas necessidades, não se desespere! Existem acessórios que podem te ajudar a contornar a situação:

1. Caixas organizadoras podem ser empilhadas e substituem muito bem as gavetas que faltam;
2. Você pode usar um gavetex nas prateleiras (compra-se em lojas de organização) para duplicar o espaço e fazê-las render mais.
3. Cabides de acessórios são pouco lembrados, porém muito úteis para lenços, gravatas, cintos e até sapatos.
4. Verifique os seus cabides e dê preferência para os modelos finos que tomam menos espaço no armário e otimizam o cabideiro (os de veludo, além de serem fininhos, não deixam a roupa escorregar!)

organizaçao do guarda-roupa guarda roupas arrumar closet (1)

Aqui no blog tem uma dica bem legal também para quem não tem muito espaço e quer organizar a bagunça das tampas e panelas. Vem ver!

#Mantendo a organização do guarda-roupa:

Certo, arrumar é fácil. Mas porque o seu armário “se bagunça” de novo?

Isso acontece por que você provavelmente não encontrou ainda o melhor esquema de organização para a sua rotina.

Na hora de fazer a arrumação, priorize as peças que mais usa e coloque-as no lugar de mais fácil acesso (prateleiras intermediárias e cabideiros).

Deixe as prateleiras muito altas e baixas para os itens de pouca procura, como roupa de banho e itens de inverno.

organizaçao do guarda-roupa guarda roupas arrumar closet (3)

No mais, respire fundo e tente ser cuidadoso sempre que for retirar ou guardar algo no seu armário. Respeite a organização já existente e dificilmente você terá problemas.

Indicamos uma revisão no seu armário a cada semestre, assim você pode retirar as roupas que não farão falta e livrar espaço para as próximas aquisições.

organizaçao do guarda-roupa guarda roupas arrumar closet (5)

Organizar é sempre uma questão de manutenção da organização. Uma outra matéria bacana que acorda essa ideia é a organização do escritório de casa. Vem ver!

Gostou dessa matéria? Sempre trazemos dicas para te ajudar a organizar e decorar a casa. Afinal, quem organiza também decora :D. Conheça nossa seção sobre o tema organização.

Você tem outro truque para organizar? Conta aqui pra gente nos comentário 🙂

Um beijo e boa sorte!

Deixe seu comentário

Sobre Mirna Alves

Metódica, daquelas que monta planilha pro café da manhã (sabe?), adora fazer gráficos, apresentações. É bem inteligente, mas também bem desastrada e inimiga nº 1 das tarefas de casa. Gosta de carros, design e decoração e se diverte programando.

Veja também

Como reformar os móveis da cozinha de forma fácil

Quem não pensa em mudar aqueles móveis já mais velhos da cozinha? Pensando nisso, hoje trouxemos uma super ideia para você fazer isso de forma simples e fácil. Vem ver!