segunda-feira , 20 novembro 2017
Home / Decoração / Como escolher a mesa de jantar certa para sua sala
como escolher a mesa de jantar certa para casa

Como escolher a mesa de jantar certa para sua sala

Olá meus queridos! Hoje nós vamos falar sobre como escolher a mesa de jantar, uma peça que é protagonista na decoração da sala de jantar, não podia passar batido não é? Então, hoje, vamos trazer algumas dicas para te ajudar a escolher a mesa certa para sua sala. É isso mesmo, cada casa pede um tipo de mesa, então quero te ajudar a escolher a mesa de jantar que melhor se adequa a sua casa. Vamos lá?

Como escolher a mesa de jantar certa para sua sala

Uma mesa bem escolhida fica no local certo, e tem o tamanho e o formato certos para o seu espaço. Por exemplo, a mesa certa permite que todas as pessoas tenham um espaço confortável e não atrapalha a circulação no espaço. Então, vamos pensar no que você precisa saber para escolher a mesa certa?

E, se a sua sala de jantar é pequena, que tal ler essa matéria com dicas para decorar a sala de jantar pequena?

Local da mesa de jantar

Para escolher o melhor lugar para sua mesa de jantar, considere a circulação das pessoas e os acessos as cadeiras ou bancos. O ideal é que haja uma distância de 1 metro entra a mesa e a parede ou, ao outro móvel. A mesa também não deve interromper a passagem para outros cômodos ou ser colocada em corredores. O ideal é que as pessoas possam sentar-se e levantar-se sem restrições.

como escolher a mesa de jantar certa para casa
Fotos: Julia Ribeiro

Tamanho da mesa de jantar

O tamanho da mesa deve permitir que você consiga circular no seu espaço sem grandes problemas, mas também deve permitir que as pessoas possam comer confortavelmente. Para isso, considere que uma pessoa ocupe entre 60 e 75 cm quando sentada a mesa. Mas atenção, a quantidade de lugares que sua mesa vai ter, vai depender do espaço que a sua sala permite para esta mesa. Prefira escolher a mesa de jantar com menos lugares e que acomode bem as pessoas do que ter mais pessoas que vão ficar espremidas.

como escolher a mesa de jantar certa para casa
Foto: Casa2arquitetos

Formato da mesa de jantar

O formato da mesa de jantar também é muito importante na hora da escolha. Alguns formatos tornam possível você ter mais ou menos pessoas em um mesmo espaço. Além disso, o formato da mesa vai te permitir colocar mais ou menos travessas de comida na mesa.

A mesa retangular é a mais comum e mais usada e, o melhor formato quando se precisa acomodar mais do que 4 pessoas. Esta é a mesa de jantar que funciona melhor se o seu espaço tem este formato.

como escolher a mesa de jantar certa para casa
Foto: Evelyn Muller e Edu Castello

Mesas retangulares também são ótimas para fazer um canto alemão, que economizam bastante espaço para salas pequenas.

Veja essas 19 inspirações de canto alemão que separamos para você.

A mesa redonda funciona bem em ambientes pequenos e espaços “quadrados” e é uma ótima ideia para acomodar, no máximo 6 pessoas.  Escolher a mesa de jantar redonda muito grande deixa as pessoas muito longes e torna difícil de servir.

A mesa quadrada, que é lindíssima, acomoda bem 8 pessoas, mas só funciona em espaços grandes. Para 4 lugares, o melhor são as outras opções 😉

A gente já até ensinou como fazer uma mesa de jantar gastando pouco por aqui.

DIY Como fazer uma mesa de jantar barata Studio1202

E aí, que tal as dicas? Aproveita e conta aqui pra gente de quantos lugares é a sua mesa e o que você mais gosta nela <3

Um beijinho e até já!

Deixe seu comentário

Sobre Mirna Alves

Metódica, daquelas que monta planilha pro café da manhã (sabe?), adora fazer gráficos, apresentações. É bem inteligente, mas também bem desastrada e inimiga nº 1 das tarefas de casa. Gosta de carros, design e decoração e se diverte programando.

Veja também

criado mudo suspenso

Como fazer um criado mudo suspenso para decorar o quarto

Vamos fazer um criado mudo suspenso e laqueado lindo para decorar o quarto? Vem com a gente!