Home / Arquitetura - Design / Proibição das lâmpadas incandescentes: Entenda por quê é uma boa!

Proibição das lâmpadas incandescentes: Entenda por quê é uma boa!

Pode ser que você tenha lido por aí sobre a proibição das lâmpadas incandescentes a partir do dia 30 de junho de 2016, mas por que isto está ocorrendo e qual a vantagem para você em não usar essas lâmpadas? Descubra agora!

Proibição das lâmpadas incandescentes: Entenda por quê é uma boa!

Vamos começar assim, há algum tempo ouve a proibição das lâmpadas incandescentes, as mais tradicionais que conhecemos e, você, que está acostumada a comprar sempre ela não sabe por que deveria deixar de usá-la, certo?

Tipos de Lâmpadas

Existem basicamente 3 tipos de lâmpadas (da esquerda para a direita):

  • Incandescente
  • Fluorescente
  • LED

proibição das lâmpadas incandescentes (4)

Vantagens da lâmpada fluorescente

Apesar de mais cara, as lâmpadas fluorescentes têm vantagens a longo prazo que lhe fazem economizar em casa.

Elas gastam menos energia por que são mais eficientes, em outras palavras, ela transforma mais energia elétrica em luz ao invés de gastar transformando em calor. Por isso que essas lâmpadas esquentam menos 🙂

Eu expliquei mais sobre eficiência na matéria sobre a escolha do melhor eletrodoméstico para sua casa!

proibição das lâmpadas incandescentes (6)

Além disso, essa lâmpada dura mais.

Por exemplo, em média, uma lâmpada incandescente dura cerca de 800 horas acesa, enquanto a fluorescente dura 8.000 horas. Isso mesmo, você precisa trocar a lâmpada incandescente 10X mais do que a fluorescente!

Diferenças da Lâmpada Fluorescente e Incandescente

Tá, mas você estava acostumada a comprar lâmpadas incandescentes, como faz agora?

Existem 3 características para você olhar quando escolhe uma lâmpada. A cor dela, a tensão e a potência:

  1. A tensão é a mesma, afinal sua casa não mudou. Se sua casa é 110V, escolha lâmpadas 110V, se for 220V, escolha lâmpadas 220V.
  2. No que refere as cores, há mudanças para melhor! Com as lâmpadas fluorescentes você tem uma opção maior de cores e isso ajuda muito na decoração. Já até fizemos uma matéria bem bacana explicando isso na revista Ocapop, dá uma olhada!
  3. A potência também mudou para melhor! Isso por que a lâmpada é mais eficiente (lembra?), então, se hoje você compra uma lâmpada incandescente de 60W, não vai precisar comprar uma fluorescente de 60W, mas de 15W! Olha essa tabela comparativa e saiba qual a potência que você deseja com base na que comprava antes da mudança:

proibição das lâmpadas incandescentes (1)

Além de tudo isso que já falamos, ainda existe um ótimo motivo para essa proibição: Com a diminuição do consumo de energia elétrica, o Brasil consegue se manter usando mais fontes de energia renováveis (como as hidrelétricas, por exemplo) e reduzimos o consumo de energia de combustíveis fósseis, como as termoelétricas. Com tudo isso, você ajuda a causarmos menos danos à natureza. Legal né?

proibição das lâmpadas incandescentes (2)

Viu como é fácil e você só tem muitas vantagens em seguir a nova regra? Ainda melhor do que as lâmpadas fluorescentes é o uso de lâmpadas LED, mas isso é assunto para outro bate papo.

Até agora, a única pena que vi é não conseguir substituir (bem) as lâmpadas que usamos no estilo industrial.

Bom, é isso aí pessoal. Espero que você tenha gostado da matéria e que tenha entendido que algumas mudanças, especialmente na tecnologia, vêm para melhorar.

Deixe seu comentário aqui em baixo para eu saber o que você achou e nos siga em nossas redes sociais. O Facebook tá cheinho de dicas e inspirações.

Um beijinho e até já!

Imagens: Divulgação

Deixe seu comentário

Sobre Mirna Alves

Metódica, daquelas que monta planilha pro café da manhã (sabe?), adora fazer gráficos, apresentações. É bem inteligente, mas também bem desastrada e inimiga nº 1 das tarefas de casa. Gosta de carros, design e decoração e se diverte programando.

Veja também

Como fazer um criado mudo box e estante modular

Hoje nós vamos te ensinar a fazer um criado mudo box que também é uma mesa lateral e uma estante modular. Vem ver como é fácil!