sexta-feira , 22 setembro 2017
Home / Arquitetura - Design / Comprei um imóvel! E agora? Saiba o que fazer antes de pegar as chaves

Comprei um imóvel! E agora? Saiba o que fazer antes de pegar as chaves

O momento mais esperado depois da compra do seu cantinho é pegar as chaves para poder logo se mudar, certo? Mas vá com calma! Separei algumas dicas do que você deve se atentar antes de pegar as chaves para não ter problemas no futuro.

Saiba o que fazer antes de pegar as chaves

O ideal é fazer uma vistoria antes de pegar as chaves para não ter nenhuma surpresa lá pela frente.

Quando um apartamento é entregue pela construtora, normalmente essa vistoria faz parte do ritual de entrega. Se for um imóvel de segunda mão, também é importante fazer uma vistoria para que você fique ciente das condições da seu futuro lar

O que levar no dia da vistoria

Você vai precisar de: adesivos, balde ou mangueira, luminária e lâmpada, papel e caneta. Não são todas as construtoras que disponibilizam esses materiais, então é bom tê-los junto com você. É bom também levar uma máquina fotográfica (ou um celular com câmera e memória, rs) para registrar tudo o que você ver para não passar nada em branco antes de pegar as chaves.

É muito útil levar uma cópia do memorial descritivo e/ou manual do proprietário que descreve os itens que serão entregues. Porém, algumas construtoras só entregam o mesmo após a entrega oficial das chaves, então fique atento à esses detalhes.

Disponibilizamos abaixo um check list*,  para te auxiliar  o que ver na hora. Se alguma coisa não estiver funcionando, cole uma etiqueta e anote na sua lista. Os reparos devem ser feitos antes da entrega das chaves.

Para salvar o checklist, clique na imagem abaixo.

Imagem-checklist-entrega das chaves

Teste a eletricidade

Não tenha medo de testar. Normalmente um engenheiro ou arquiteto lhe acompanhará na hora da vistoria, mas não se intimide. É preciso testar todos os pontos de tomada e todos os pontos de luz.

Algumas construtoras/incorporadoras fornecem lâmpadas para testes, inclusive deixando uma ligação para teste de tomadas com as próprias lâmpadas.

Após o recebimento do apartamento a luz será desligada, mas para o teste é imprescindível que esteja ok para que você pegue as chaves.

pegar as chaves 6

Checar os pontos hidráulicos

Teste todos pontos de hidráulicos, como torneiras, ralos e vasos sanitários. Além de testar escoamento da água em todos os pontos (tanques, descargas, ralos), inclusive na varanda.

A água não poderá ficar empoçada em nenhum lugar e não pode haver vazamento em sifão. Deixar aberta durante no mínimo minuto para garantir que não há vazamento.

A descarga do vaso é ideal testar mais de uma vez para entender se o fluxo de água é suficiente.

pegar as chaves 5

Observe cada detalhe

Observar é a dica essencial para a vistoria. Mas existem alguns pontos que devemos nos atentar, como:

  • A pintura das paredes e portas que não devem apresentar bolhas, ondulações ou manchas.
  • Revestimentos: veja se há alguma peça trincada, quebrada, manchada ou ainda que seja de lote diferente e por isso apresente cor diferente das demais peças.
  • Assentamento dos revestimentos: sem desnível para fora ou para dentro (às vezes passando a mão fica mais fácil detectar).
  • O rejunte dos revestimentos não devem estar manchado.
  • O piso não pode apresentar barulhos de “oco” ou deformações. Deve ser plano, se estiver errado o revestimento pode vir a soltar. Não devem estar tortos, inclusive ao redor de janelas.
  • O mesmo serve para as peças entregues como: esquadrias, cubas, vasos, portas e soleiras.

Apenas assine o termo de vistoria se estiver tudo em ordem! Se houver algum problema, peça para que cada um deles (que você foi marcando na sua lista) seja anotado no termo e remarque a vistoria para que sejam feitos esses reparos.

pegas as chaves

Saiba a hora certa de reformar  ou redecorar sua casa!

Se você gostou dessa matéria, compartilhe em suas redes sociais. Ficou com alguma dúvida, quer dar uma sugestão? Deixe um comentário aqui embaixo para a gente.

Mil beijos e até o próximo post!

Capa: Foto de Jack Hollingsworth
Imagens: Divulgação/Pinterest.
*Check list pelas designers de interiores Camila Casagrande e Karine Nobre.

Sobre Camila Casagrande

Designer de Interiores formada pela Belas Artes de São Paulo e especializada em Gestão de Projetos. Atualmente focada em projetos residenciais. Entusiasta do faça você mesmo, amante dos porquinhos e de fuscas.

Veja também

banheiro-escandinavo-capa

Como montar um banheiro escandinavo | Lançamentos

Vem conhecer as novidades da expo revestir e veja como montar um banheiro escandinavo lindo lindo para sua casa. Tem cada coisa linda!